quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Stress Ocupacional

O stress ocupacional é algo que tem se propagado atualmente, o fato pode estar relacionado com o cumprimento de prazos limitados, o acompanhamento das mudanças tecnológicas, o enfrentamento das avaliações de produtividade, além da preocupação em manter-se empregado, bem como manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Grande parte dos brasileiros economicamente ativos sofre com a sobrecarga profissional. Para esses, toda a pressão que envolve o dia-a-dia pode ser transformada em doença grave, uma vez que o stress é um mecanismo que prepara o organismo para situações de perigo, o sistema cerebral interpreta as contrariedades como tal situação. O stress pode ser benéfico, porém se a situação é de tensão constante o organismo sente o excesso, o que poderá ocasionar doenças.

O stress não exerce influência somente sobre o indivíduo, repercute também nos aspectos culturais, sociais e econômicos. Muitas vezes, a falta ao trabalho, a baixa produtividade e acidentes podem ser decorrentes do stress.

Atualmente existe uma exigência profissional muito grande, a de manter-se bem informado em todos os assuntos, e não somente em uma área específica. Isso pode resultar em mais um problema para a pessoa lidar, o que ocorre é que esse excesso pode causar dificuldade de concentração em trabalhos de longa duração, fazendo com que ela não consiga terminar o trabalho iniciado. Diante da sobrecarga, o indivíduo apresenta um déficit de atenção, proveniente da dificuldade que o cérebro encontra para realizar sinapses (conexões entre neurônios).

Uma forma que o indivíduo poderá encontrar para lidar com tantos estímulos, é o reconhecimento de que por mais esforço que ele demande, não conseguirá abranger tudo o que se pretende ver, ler e aprender.

Fonte: Patrícia Lopes - Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário