sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Implantação de canteiro

Projeto eficiente deve prever logística, regulamentações obrigatórias e proporcionar acessibilidade.

  • Projeto

O planejamento do canteiro começa paralelamente ao projeto de arquitetura, para assegurar que os trechos de periferia possam ser eficientemente utilizados em todas as fases da obra. O plano deve prever um ótimo dimensionamento de produção e flexibilidade para realocações.

  • Layout e proposição

Em cada fase da obra, o espaço físico deve incentivar a produtividade e deixar o material próximo da equipe da área de execução. O layout pode ser útil tanto para balizar a implementação do canteiro quanto para discutir o próprio andamento da construção.

  • Sistemas de transporte

Elevadores e gruas devem ocupar espaço específico que atendam todo o canteiro. O ideal é que estejam próximos de portões de entrada para facilitar o acesso aos demais andares do empreendimento. É importante também analisar a melhor solução para equipamentos de menor expressão, como carrinhos de mão.

  • Cronograma de obra

Como cada fase possui suas particularidades, os engenheiros de obra e de planejamento de canteiro definem com mestres e equipe detalhes como áreas de estoque e meios de transporte para evitar grandes deslocamentos de materiais. É importante calcular as áreas de estocagem, processamento e vivência que serão necessários ao longo da obra.

  • Áreas de vivência

Refeitórios e vestiários geralmente são instalados no recuo do terreno, mas essa posição pode eventualmente ser mudada de acordo com as entregas e fases da obra. O ambiente deve ser limpo e propor integração entre a equipe. Além disso, as áreas de vivência devem obedecer às prescrições da NR-18, a norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho.

  • Acessos e segurança

Durante a fase de projetos e planejamento, deve ser previsto o acesso ao prédio para conferir solicitação de rebaixamento de guia junto à prefeitura. Alguns fatores como a largura da rua devem ser verificados para facilitar o recebimento de material. Quanto mais acessos, maior a chance de se ter uma ocupação mais adequada das áreas disponíveis. No entanto, é preciso ter cuidado para não comprometer a segurança ou criar estoques distantes da produção.

  • Estande de vendas

Definido pelos engenheiros de obra e de planejamento de canteiro, juntamente com a equipe de marketing da imobiliária, o espaço será dimensionado com o intuito de garantir que o acesso do cliente à obra para visitação seja feito de forma rápida e segura e também para que não prejudique a entrada e saída de materiais.

  • Estoque e áreas de produção

Entre as áreas de produção, o projeto deve prever espaço para estoque e locais para armazenagem de materiais de uso imediato. Normalmente os de menor volume e de valor unitário não desprezível devem estar em almoxarifado

Nenhum comentário:

Postar um comentário