quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Desafio sustentável para a construção civil brasileira

Avaliação da Consultoria Obra Limpa mostra que a construção civil brasileira consome hoje mais de 50% de todos os recursos naturais extraídos e é responsável por 60% de todo o resíduo urbano sólido no país. A área é também responsável pelo consumo de imensas quantidades de madeira extraída da mata nativa.

Uma pesquisa realizada pela Datafolha, em 2009, revelou, por sua vez, que somente 20% dos brasileiros sabem o que seja uma certificação FSC, expedida pelo Forest Stewardship Council, presente no Brasil há uma década, e cujo selo garante a origem legal da madeira comercializada. Apenas em 2006, porém, foi concluída a primeira obra pública 100% certificada: uma pequena casa no município de São Leopoldo (RS), que serviria de centro de informações turísticas.

No setor privado, apesar da adesão de algumas construtoras, os únicos empreendimentos já concluídos, totalmente certificados, são os condomínios Genesis, no interior de São Paulo. Segundo Karina Ahoranian, coordenadora do Grupo de Produtos Florestais Certificados, diversos fatores inibem a utilização de madeira certificada: falta de inventivo governamental, resistência em departamentos de compras das empresas e desinteresse do consumidor. As informações são da Agência Envolverde.

Será que existe Construção Totalmente Sustentável ? Está aberto o debate!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho apresentado. Mesmo não sendo da mesma área de atuação, deixo aqui meus sinceros cumprimentos. Vejo em você, além de uma pessoa maravilhosa e um grande amigo, um excelente profissional. Abraços.

    ResponderExcluir