sexta-feira, 29 de maio de 2009

Segurança na Construção - Cuidados com Pedestres.

As pessoas que não trabalham na obra não têm idéia dos riscos que correm.

Se você trabalha na construção civil, entende quão perigosa seu trabalho pode ser. Mas, pessoas estranhas à atividade provavelmente não têm a menor idéia de que também correm perigo quanto estão próximas de seu local de trabalho.

Um escavação descoberta pode se transformar na "tumba" de um pedestre. Materiais içados sobre uma rua podem cair sobre um carro. Fios elétricos cortados ou desemcapados podem dar choque em alguém que inadvertidamente encoste neles.

Riscos potenciais como esses devem estar previstos no planejamento da obra, principalmente no que envolve pedestres. O planejamento de segurança deve integrar a todos, desde o início dos trabalhos, mantendo uma atenção especial quando a situação estiver relacionada ao controle do tráfego temporário.

Duas considerações fundamentais quando um planejamento de segurança de pedestres for elaborado:

  • Movimentações complicadas envolvendo ao mesmo tempo veículos e equipamentos devem ser evitadas tanto dentro das dependências quanto fora.

É preciso providenciar para todas as situações um caminho seguro e apropriado para transitar.

Tente sempre manter distante do trânsito de pedestres os veículos da obra e a movimentação de equipamentos e materiais. Utilize bandeiras coloridas ou outras formas de chamar a atenção para ajudar as pessoas a entenderem como proceder. Ninguém deve, para evitar um equipamento ou trabalhador, ser obrigado a entrar num canteiro de obra ou uma via pública.

Sempre que possível, isole dos pedestres o local da obra. Use cones ou outras formas de delimitação, atentando para que eles sejam inofensivos caso um veículo os atinja, não oferecendo perigo para pedestres ou motoristas. Se você tiver de criar um novo caminho para os pedestres para evitarem a área, instale um pequeno corredor na calçada para proteger contra a queda de caliças ou outros materiais. Além disso, assegure-se de que o local estará iluminado adequadamente para o período noturno.

Da mesma forma, cubra trincheiras ou outras escavações com pesadas placas de metal que não consigam ser movidas a não ser com a utilização de máquinas. Instale coberturas para os painéis elétricos de maneira que o pessoal não-autorizado não consiga ter acesso. E quando precisar movimentar materiais acima da cabeça das pessoas, como vigas ou manilhas, feche o trafego e redirecione os pedestres.

Faça a sua parte para que todas as pessoas que não façam parte da sua equipe não corram riscos com sua obra.

As empresas tem que ter em mente que o dinheiro gasto com a segurança e saúde ocupacional do trabalho, não é custo e sim investimento. Pois o custo dos acidentes relacionado as atividades laboral é em torno de 1,8% PIB no Brasil.

Um comentário:

  1. Muito interessante, as empresas deveriam mudar suas idéias com relação a estes acontecimentos e respaldar melhor os canteiros de obras.

    ResponderExcluir