quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dicas para Diminuir o consumo de água

Nosso consumo água no Brasil está muito acima do desejável. Estima-se que em 2050, 45% da população mundial não terá acesso à quantidade mínima de água necessária para as funções do dia-a-dia. Diminuir o consumo é essencial para preservar o líquido mais precioso da humanidade.

Veja algumas dicas que podemos seguir para reduzir o consumo de água.

Dica 1: Banho – Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Os especialistas afirmam que oito minutos são suficientes, o que reduzirá pela metade o consumo de água.

Dica 2: Torneira – Lavar as mãos, fazer a barba e escovar os dentes com a torneira aberta pode provocar um desperdício de até 60 litros de água. Por isso, feche sempre a torneira.

Dica 3: Descarga – A válvula de descarga é uma grande vilã no consumo de água. Sozinha, a água utilizada no vaso sanitário pode representar 50% de toda a água gasta em uma residência. Por isso nunca jogue cigarros, papéis, absorventes e quaisquer outros resíduos no vaso, pois, dessa forma, você estará evitando um maior consumo de água.

Dica 4: Lavando o Carro – Ao lavar o seu carro com a torneira aberta, você precisa de no mínimo 360 litros de água. Utilizando um balde com água e um pano úmido o consumo cai para menos de 30 litros, ou seja, uma economia de aproximadamente 90%.

Dica 5: Lavando louça – Ao lavar a louça com a torneira aberta, serão gastos em torno de 110 litros de água. Se você fechar a cuba da pia, enchê-la com água, ensaboar toda a louça e enxaguá-la com água limpa, você precisará de menos de 10 litros de água para lavar a sua louça.

Dica 6: Lavando sua roupa – Procure sempre utilizar a capacidade máxima de sua máquina de lavar roupas. Não lave suas roupas todos os dias: espere acumular, assim você economiza água e energia. Após lavar suas roupas. Não deixe que a água vá embora sem antes reutilizá-la: esta água pode servir para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Serve também para molhar plantas, lavar carros e calçadas.

Dica 7: Vazamentos – Observe se em sua casa existem vazamentos, se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas nas paredes e também se as torneiras estão vedadas adequadamente. Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, ou seja, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.

3 comentários:

  1. essas dicas são muito interessante,pois nos da dicas para evitar o desperdicio de água.

    ResponderExcluir
  2. queria encontrar idéias criativas porque dicas as pessoas mal lembram infelismnete ; /

    ResponderExcluir