quinta-feira, 21 de maio de 2009

Norma de fôrmas e escoramentos vigora desde 15 de maio

A NBR 15696, destinada a Fôrmas e Escoramentos para Estruturas de Concreto - Projeto, Dimensionamento e Procedimentos Executivos, entra em vigor no dia 15 de maio, sexta-feira. Em 27 páginas, a normalização fixa as condições a serem obedecidas na aplicação dos sistemas para a execução de estruturas de concreto moldadas na obra.

A norma trata dos procedimentos de todos os tipos de fôrmas, como as de madeira, aço e alumínio. "Como nunca houve uma norma específica sobre esse assunto, as fôrmas e escoramento para estruturas de concreto sempre foram tratadas com pouca técnica", observa Fernando Rodrigues, coordenador da Comissão de Estudos de Fôrmas e Escoramentos do CB-02 (Comitê Brasileiro de Construção Civil) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Segundo ele, um dos méritos da norma está na padronização de critérios de cálculo de ensaio e de equipamentos. "Antes se aproveitava um pouco de cada norma brasileira ou as empresas se baseavam em normas estrangeiras para fazer os ensaios. Havia casos em que até não faziam ensaio nenhum", conta Rodrigues.

A NBR 15696 já pode ser adquirida no site da ABNT por meio do endereço www.abntnet.com.br.

Fonte: www.piniweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário