quarta-feira, 6 de maio de 2009

Óleo de Cozinha Usado vira Sabão Ecológico

O óleo de cozinha usado que antes era destarcado, se transforma em material de trabalho para os alunos de um curso no Horto Escola Municipal em São Pedro da Aldeia que aprendem a fazer um sabão ecologicamente.

O professor Pedro Paulo, em reportagem ao RJTV 1ª Edição desta quarta-feira (06/05), explica que o sabão ecológico ajuda no orçamento de famílias e contribue para a preservação do meio ambiente. Com quatro litros de óleo usado é possível fazer doze barras de meio quilo de sabão. Cada uma pode ser vendida em média por R$ 2,50. Ou seja, se vender todas as doze barras, a pessoa pode lucrar R$ 30. Um bom lucro para quem gasta RS 10 para fazer tudo isso. O sabão pode ser usado uma semana depois de ser feito.

O curso para fazer o sabão ecológico é oferecido pela Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia no Horto Escola da cidade e as aulas são de graça. Os interessados podem fazer as inscrições no próprio local.

O Horto Escola fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 108, no bairro Balneário de São Pedro da Aldeia. O telefone para contato é o (22) 2627-8537.

Confira o passo-a-passo da receita do sabão ecológico:

Ingredientes:

4 litros de óleo

1 kg de soda cáustica (soda granulada)

1 copo americano (200 ml) de fubá de milho

1 copo de açúcar

3 litros de água, sendo 2 litros para dissolver a soda cáustica e 1 litro para dissolver o fubá com o açúcar separadamente

Modo de fazer:

Esquente o óleo e a água sem levantar fervura. Dissolva a soda cáustica na água. Coloque o óleo quente na soda dissolvida. Dissolva o fubá e o açúcar em outro recipiente e depois misture com a soda e o óleo quente. Misture tudo durante 30/40 minutos até que a mistura fique bem homogênea, neste passo, se quiser, pode acrescentar corante e aromatizante. Coloque a mistura em vasilhas plásticas e desenforme o sabão depois de 24 horas. O sabão pode ser usado uma semana depois de ser feito.

Preservar o Meio Ambiente é responsabilidade de todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário