sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Gênero e Diversidade na Escola

por Maristela Oliveira (*)

Durante muitos anos, a sociedade viveu momentos de extrema insegurança a cerca da problemática que envolveu as questões relacionadas à diversidade no âmbito escolar. Pensar tais questões trariam a tona muitos estigmas que faziam parte da sociedade à séculos e com isso, deixaram de fazer suas inferências.

Com o passar dos anos e com as mudanças que o mundo vinha sofrendo, certamente o ambiente escolar também precisaria mudar. Não devemos pensar apenas nas questões da diversidade como também o gênero, a sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Todos estes âmbitos sofreram e ainda sofrem muito com processos de discriminação que partem muitas vezes da própria família.

Ao falar sobre gênero a primeira coisa que vem a mente é como as transformações influenciaram o comportamento dos seres humanos no século atual. Porém, muitos não pensam nas mudanças ou quando isso parece, pensava-se que tudo não passara de um grande preconceito de época, mas que fazia parte daquela sociedade. Até chegarmos ao modelo que temos hoje, muitos tabus foram postos abaixo e com isso os conceitos foram sendo aos poucos traçados. Não devemos esquecer que a família exerce um papel importante em tudo, pois através dela muitos conceito e padrões são postos a prova, ou seja, muito do que a família ensina para seus filhos ficam para a vida toda, então, podemos dizer que também os preconceitos.

A sexualidade e a orientação sexual também fazem parte dos conceitos ensinados pela família. Percebemos hoje em dia que muitas pessoas possuem um pensamento próprio a cerca do que aparentemente é certo ou errado, do que pode ou não pode, mas vemos também que a família muitas vezes norteia isso. Ao analisar o futuro de seus filhos através do que o pai ou mãe conhece ou diz conhecer sobre o mundo é certamente podá-los e fazer com que estes não tenham sua própria identidade. É fazer com que sejam marionetes e que estejam sempre na contramão das mudanças.

Transformando o pensamento dos adolescentes, certamente estes se tornarão jovens conscientes do papel que exercem na sociedade. Através disso, estes poderão atuar com mais afinco com relação às questões que necessita um maior entendimento destes.

(*) Professora de Língua Portuguesa da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Cabo Frio - RJ.

Um comentário:

  1. Luciano muito bom o texto da prof.Maristela.As familias atualmente andam afastadas das escola e na grande maioria não participam da vida dos seus filhos,causando um confronto de gerações.Ai vem a pergunta de quem é a culpa,do governo?Porque, é o que a maioria das pessoas fazem , sío culpa o governo,sem tentar fazer nada.

    Um grande abraço!
    ZEL
    Em tempo :Meu blog esta com novo link:
    www.zelhumototal.blogspot.com

    ResponderExcluir