quinta-feira, 15 de abril de 2010

Norma de projeto e execução de fundações está em consulta nacional

Texto fixa as condições básicas a serem observadas no projeto e execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas.

Todos os tipos de fundação são especificados na normaEstá em consulta nacional, até o dia 7 de maio, o projeto para a nova NBR-6122 - Projeto e Execução de Fundações. Datada de 1996, a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) fixa as condições básicas a serem observadas no projeto e execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas.

Elaborada pela CE-02:152.08 - Comissão de Estudo de Obras Geotécnicas e de Fundações, a nova NBR-6122 aborda itens como definições, investigações de fundações, segurança das fundações, projetos para fundações rasas e projeto para fundações profundas. Além disso, o documento possui vários anexos normativos para cada tipo de solução.

Com relação à norma antiga, o novo texto ainda modificou o conceito do projeto, que hoje tem características e valores diferentes, acrescentou o item desempenho de fundação, que tornam obrigatórios as provas de cargas e o monitoramento de edifícios muito altos ou especiais, e adicionou novos tipos de fundações.

A consulta nacional é realizada inteiramente pela internet, no site www.abntonline.com.br/consultanacional, onde é possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma.

NBR 12118 também em consulta

Além da norma para projeto e execução de fundações, a NBR-12118, sobre os métodos de ensaio de blocos vazados de concreto simples para alvenaria, também entrou em consulta nacional. A revisão do texto foi supervisionada pelo CB-18 (Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados) da ABNT.

Os interessados deverão enviar suas sugestões e/ou correções até o dia 14 de maio pelo mesmo site www.abnt.org.br/consultanacional.

Fonte: piniweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário