sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Polêmica da Bandeira no Morro da Guia em Cabo Frio

A retirada bandeira brasileira que tremulava no ponto mais alto da cidade, o Morro da Guia, se tornou um polêmica e está mobilizando moradores e turistas de Cabo Frio. O Instituto do Patrimônio Histórico eArtístico Nacional (Iphan) não deixou recolocar o símbolo nacional que tinha sido arrancada por uma forte ventania.

Em entrevista ao jornal O Globo, o superintendente regional do Iphan, Carlos Fernando Andrade argumenta que o mastro e a bandeira interferem na ambiência do conjunto arquitetônico, formado pela Capela Nossa Senhora da Guia e pelo Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, tombados pelo órgãodesde 1957.

A população da cidade está se mobilizando para que a bandeira volte ao local, um dos pontos mais bonitos e visitados em Cabo Frio.

O Iphan concedeu, em 2003, uma autorização temporária para a instalação do mastro e de uma bandeira da cidade em comemoração aos 500 anos da chegada do navegador Américo Vespúcio a Cabo Frio. Depois de retirada a bandeira comemorativa, foi hasteada a bandeira nacional.

O radialista Amaury Valério que tem um programa matinal na Rádio Ondas FM é um dos organizadores de uma abaixo assinado que pede o retorno do pavilhão nacional ao ponto mais alto da cidade.

- Começamos o abaixo assinado há uma semana e três mil pessoas já assinaram. Será entregue, no Rio, ao superintendente do Iphan. É uma cruzada patriótica. Queremos Queremos o regresso do símbolo nacional ao patrimônio nacional. Por causa da bandeira, a visitação ao morro chegou a aumentar. As pessoas subiam para tirar fotos ao lado da bandeira do Brasil. Além disso, ela guiava pescadores, surfistas e velejadores, que tinham na bandeira uma tábua de orientação em relação ao vento. Em sinal de protesto, as pessoas estão pendurando bandeiras do Brasil em suas janelas - afirma Amaury em entrevista ao O Globo.

Parabéns Amaury Valério e a toda população cabofriense que está se mobilizando para o retorno da Bandeira Nacional ao Morro da Guia.

IPHAN, ouça a voz do povo de Cabo Frio e permita o regresso da bandeira.

Eu, Luciano Silveira, como cabofriense também estou nessa luta.

2 comentários:

  1. A Cidade tá um caos, cheio de "flanelinhas" bêbados, viciados pedindo dinheiro pra inteirar na passagem, camelôs invadindo as passagens, malucos vendendo sabonetes no Canal Itajuru, mijões infestando as ruas de urina, zona na praia...

    ...e o IPHAN resolve mostrar serviço encrencando com a bandeira nacional no Morro da Guia.

    Só Cabo Frio mesmo

    ResponderExcluir
  2. É realmente a bandeira brasileira é uma vergonha para o municipio de Cabo Frio que talvés o IPHAN não saiba, é no Brasil quem sabe se não fosse a bandeira Argentinas eles nem se importariam??

    Devo dar minha mão a palmatória, Amaury! Eles tem problemas exitênciais, não esquente a cabeça, o povo Cabofriense sabe disso e saberá quem luta por eles e com eles. Igualmente eles dão o valor que o presidente Luis Ignácio Lula da Silva merece, o presidente é o melhor dos últimos cinquenta anos, é aquele em que tem os melhores indices e tem a melhor resposta da população, e com isso tem sua resposta...basta vermos pesquisas recentes que apontam a candidata do Lula que era desconhecida até bem pouco tempo, com empate técnico no Rio de Janeiro com o ilustre Serra, no Nordeste ela ja vence ele e no geral ela esta encostada nele.

    Ou seja, isso falo para te dizer Amaury que quem está efetivamente ao lado do povo, o povo reconhece. Continue ao lado do povo e vincule sua boa imagem a ótima do Lula e você terá o maior sucesso de sua carreira política, agora se se colocar contra pode ser que o povo de preferência a quem esteja com quem está com eles.

    Um abração Luciano e Amaury. Aí, dá pra fazer uma dupla sertaneja Amaury e Luciano rsrsrs.

    ResponderExcluir