terça-feira, 16 de junho de 2009

Tela para fachadas

As telas para fachadas são elementos essenciais para segurança de uma obra, pois evitam quedas de elementos da construção.

Aguns cuidados garantem proteção contra rasgos de telas e ruptura de cordas.

Arestas arredondadas

Para evitar rasgos na tela devidos aos movimentos de subida ou descida do balancim, arredondar as arestas da plataforma, revestindo o lado externo para criar uma superfície deslizante.


Sarrafos horizontais

Sarrafos horizontais posicionados nas guias do balancim, fixadas na cobertura do edifício, contribuem para a distribuição uniforme do carregamento das telas na estrutura. Sem os sarrafos, a concentração das cargas nas pontas das guias tende a rasgar o material.


Costura

As telas podem ser emendadas com presilhas ou com costura mecânica. Para realizar a costura, deve-se respeitar uma sobreposição de 5 cm, passando uma corda entre elas.

Corda

O tensionamento e a fixação das telas devem ser feitos com corda de polietileno ou náilon de, no mínimo, 10 mm de diâmetro. Nunca utilizar corda de sisal, cujas fibras podem entrar em atrito com a tela, cortando-a.

Bandejas

As cordas não devem ser amarradas na base ou na estrutura das bandejas, que também podem ser arrancadas do lugar com a força do vento, comprometendo a segurança dos operários. As cordas devem passar no meio da base das bandejas, por furos feitos com serra-copo, protegidas com conduítes do atrito com o plano.

Fixação

Para garantir a fixação das cordas, as pontas devem ser amarradas diretamente no chão, em insertes metálicos chumbados no solo. Nunca amarrar em barris ou blocos de concreto soltos, que podem ser arremessados em consequência de ventos mais fortes.

Fonte: Revista Téchne

Um comentário:

  1. bom dia. somos uma empresa sergipana atuante no ramo de fachada, quero saber o valor da tela de proteção?,
    o tempo em que a mercadoria chega até sergipe e sobre o valor do frete?. quais as condições de pagamento? quantos
    metros quadrados tem um rolo de tela?

    Fontes Revestimento CNPJ: 08.239.461/0001-23
    Telefone de contato: 79 3257-2644, 79 8804-2628 e 79 9968-2601.

    Atenciosamente
    Anselmo Maurício (procurador).
    email: anselmopintor@hotmail.com

    ResponderExcluir