quarta-feira, 3 de junho de 2009

Lula é cotado para a presidência do Banco Mundial

Representantes do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sondaram pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para saber como ele reagiria a um convite para ser o novo presidente do Banco Mundial, segundo informações da última edição da revista "Exame".

De acordo com a revista, a resposta para o questionamento é que Lula se sentiria, no mínimo, honrado com o convite.

Desde a sua criação, há 65 anos, o Banco Mundial é comandado por um americano, em um acordo tácito com os europeus, que em contrapartida indicam sempre o presidente do FMI (Fundo Monetário Internacional). O atual presidente do Banco Mundial é Robert Zoellick, que deixa o cargo em 2011.

Segundo a "Exame", Obama pretende mudar o perfil do Banco Mundial, apoiando mais o desenvolvimento social. Lula --a quem o presidente americano já chamou de "O cara" e de "o político mais popular do planeta"-- se encaixaria nesse perfil devido à sua trajetória de vida e por seu governo ter diversos programas sociais, sendo o Bolsa Família o mais conhecido.

Ontem, o britânico "The Guardian" e o espanhol "El País" fizeram reportagens repercutindo a informação. Questionado pelo diário espanhol sobre a veracidade da informação, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, disse que não comentaria rumores.

Há duas semanas, a revista americana especializada em relações exteriores "Foreign Policy" informou que Obama tinha em mente para o cargo o presidente brasileiro ou o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

Porém, Singh foi reconduzido ao cargo de primeiro-ministro após as eleições parlamentares do seu país na semana retrasada, o que inviabilizaria a sua ida para o Banco Mundial.

Fonte: Folha Online

Luis Inácio Lula da Silva, brasileiro que saiu do Nordeste em cima de um "pau-de-arara" rumo a uma vida melhor em São Paulo, além de se eleger e reeleger Presidente da República, pode tornar-se Presidente do Banco Mundial. Caso isso aconteça, o Presidente Barack Obama mostrará ao mundo que Lula realmente é o cara!

Tenho orgulho de ser brasileiro!

2 comentários:

  1. Diante deste fatores eu tenho vergonha de ser brasileira, pois os valores estão distorcidos. Eu tenho orgulho do cidadão brasileiro que se levanta as 5horas da manhã para trabalhar e mesmo depois de um dia intenso de esforço ainda encontra disposição para estudar para tentar melhorar de vida. E, se não fosse o suficiente no final do mês este mesmo cidadão paga um imposto elevadissimo além de ter seus direitos constantemente lesado. E, sim que é o cidadão que contribui para a bolsa família, e os demais programas do governo.
    Como fico triste sabendo que uma pessoa sem instrução suficiente, não porque não teve oportunidade e sim porque não se esforçou esta sendo cotado como um provável presidente do Banco Mundial. Realmente isso é lamentável. Prefiro acreditar que isso deve ser lobby ou o mundo esta incorporando o famoso "jeitinho brasileiro" para eleger uma pessoa sem capacitada para tal cargo.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um paìs que me da orgulho de ser filho dele, temos um retirante nordestino como presidente da república, um trabalhador comum, que com muito esforço e trabalho chegou ao poder, para representar nossa "cara" para além de nossas fronteiras. Agora numa demostração de inteira visão política o presidente dos Estados Unidos da América nos mostra que não precisa ser PHD, Doutor nem mestre em ecônomia, ciências política e nem em coisa alguma, tem somente de ter vontade política para que fassamos com que as pessoas que são "governadas" por nós tenham vidas melhores. Esse retirante foi quem deu norte a vida política desse paìs, enquanto um Doutor deixou o país em verdadeira penúria, numa dívida e com a credibilidade em baixa, hoje somos um País reconhecido mundialmente, não como país de terceiro "mundinho", mais como uma nação forte e com um governo que pensa em seu povo. Parabéns Luis Ignáci Lula da Silva e parabéns ao Brasil por ter um governo como esse, não podemos esquecer que tivemos de eleger um socialista para administrar com destreza esse regime capitalista falido... Fica a pergunta: E quando nos tornarmos socialista, como vai então ficar esse país?

    ResponderExcluir