quarta-feira, 17 de junho de 2009

Custos Unitários Básicos de Construção (CUB) - Maio/2009

Estes Custos Unitários foram calculados conforme disposto ABNT NBR 12721:2006,em cumprimento à Lei nº4.591/64, com base em novos projetos, novos memoriais descritivos e novos critérios de orçamentação e, portanto, constituem nova série histórica de Custos Unitários, não comparáveis com a anterior, com a designação de CUB/2006. Eles correspondem aos valores do metro quadrado da construção para os diversos padrões estabelecidos pela Norma, e devem ser utilizados para o preenchimento da documentação do Memorial de Incorporação a ser apresentado ao Cartório de Registro de Imóveis.

Os números 1, 4, 8 e 16 referem-se ao número de pavimentos dos projetos. As letras B, N e A referem-se aos padrões de acabamento da construção: Baixo, Normal ou Alto.

Na formação destes Custos Unitários Básicos não foram considerados os seguintes itens, que devem ser levados em conta na determinação dos preços por metro quadrado de construção, de acordo com o estabelecido no projeto e especificações correspondentes a cada caso particular: a) fundações, submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático; b) elevador(es); c) equipamentos e
instalações, tais como fogões, aquecedores, bombas de recalque, incineração, ar-condicionado, calefação, ventilação, exaustão e outros; d) playground (quando não classificado como área construída); e) obras e serviços complementares, tais como urbanização, recreação (piscinas e campos de esporte), ajardinamento, instalação e regulamentação do condomínio; f) outros serviços; g) impostos, taxas e emolumentos
cartoriais; h) projetos arquitetônicos, projetos estruturais, projetos de instalação e projetos especiais; i) remuneração do construtor; j) remuneração do incorporador.

Desta forma, os valores acima não podem ser considerados como preços e tão somente como valores de referência.

* Percentual modificado em função de revisão de parâmetros.

Fonte: Sinduscon RJ

2 comentários:

  1. Prezado Eng. Luciano

    Estou com a intenção de adquirir um terreno e construir uma casa para residir com minha família em SPA, já morei 6 anos na cidade e agora estou pensando em voltar. Gostaria de saber quanto gastaria, em valores atuais, o projeto, a construção de um imóvel com 120 m quadrados com médio acabamento (sl 2 ambientes, 3 suítes, lavabo, copa/cozinha, dependencias de empreegada, piscina 10000 litros, área de churrasqueira com wc e sala de TV anexa, canil,garagem para 2 carros. O terreno em vista tem 400 metros quadrados e é plano. Obs.A casa deve ser linear e se possível ter sistema de aquecimento solar. Me chamo Nei e sou militar da Marinha.

    ResponderExcluir
  2. Meu email é neinascimento@uol.com.br, telefone 21 81145865

    ResponderExcluir