segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dia do Pescador.

Escultura em bronze dos 3 pescadores na praia da Orla Bardot em Armação dos Búzios

Hoje, 29 de junho, é dia de São Pedro padroeiro dos pescadores. Como a maioria das profissões, esses guerreiros do mar têm sua categoria amparada pela legislação de segurança do trabalho.

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou no último dia 29 de janeiro a portaria SIT número 36 que cria o Anexo I da NR 30 (Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário). Esse anexo tem por objetivo estabelecer as disposições mínimas de segurança e saúde no trabalho a bordo das embarcações de pesca comercial e industrial inscritas em órgãos da autoridade marítima e licenciadas pélo órgão de pesca competente.

No entanto, pode-se perceber que o anexo contempla apenas os trabalhadores da pesca comercial e industrial, já os pescadores artesanais estão a deriva a respeito da segurança e saúde do seu ambiente de trabalho e muitos desses trabalhadores são contratados sem garantia nenhuma.

Na hora que você comer aquele peixe saboroso ou aquele fruto do mar delicioso, pense em que condições esse alimento foi pescado.

Parabéns Pescadores, os verdadeiro Guerreiros do Mar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário