segunda-feira, 9 de março de 2009

Transporte Gratuito para Escolas Técnicas Federais

O Governo Federal, no ano que completa centenário da Rede Federal de Educação Profissional, inaugura inúmeras unidades pelo país afora, só na última semana foram inauguradas 03 unidades no Estado do Rio de Janeiro, o IFF em Cabo Frio, a Escola Técnica Federal de Volta Redonda e a de Duque de Caxias.

Os jovens de hoje em dia têm a oportunidade de estudar em Escolas Técnicas Federais mais próximas de suas residências. Pode até ser fácil começar a estudar, porém o difícil é se manterem nos cursos. Uma das principais dificuldades dos alunos é o transporte, principalmente, porque muitos jovens não têm condição de pagar passagens muito caras.

Hoje (09/03), no programa do radialista Ademilton Ferreira, da Rádio Litoral FM, o grupo de jovens que moram em cidades da Região dos Lagos e estudam no IFF em Macaé, foram reclamar do alto preço das passagens e da dificuldade de se deslocarem até a escola. Muitos gastam até R$ 9,50 por dia com passagens.

Os alunos das escolas técnicas federais, até 2005, podiam usufruir do benefício da gratuidade do transporte público, porém a ex-governadora Rosinha sancionou uma lei que excluía esses jovens desse benefício.

Jovens vão à luta, entrem contato com demais estudantes de outras unidades, se organizem e façam pressão sobre os deputados da Alerj para mudarem a lei. Esse é o melhor momento, afinal, no ano que vem tem eleição para deputados e para governador.

Essa luta não é apenas dos jovens da Região dos Lagos, e sim, de todos os alunos de todas as Escolas Federais implantadas no RJ.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante a matéria. Os jovens tem mesmo que se manifestarem quanto ao descaso dos nossos governantes.

    ResponderExcluir