quarta-feira, 25 de março de 2009

Pintura de madeira com verniz (*)

A principal função do verniz é proteger forros, portas, esquadrias e móveis de madeira da exposição do sol e da chuva, além de deixar a madeira mais bonita. O material também conserva e aumenta a durabilidade da madeira. Com o verniz, a vida útil da peça aumenta em até quatro vezes. Já uma peça sem acabamento está mais frágil e, por isso, poderá apodrecer facilmente.

A escolha do verniz mais adequado depende da exposição da peça. Uma madeira que ficará na área interna, como um forro de telhado, por exemplo, pode ser pintada com um verniz marítimo, que tem menos filtro solar. Para esse fim, serão necessárias duas demãos. Já uma peça externa, como um portão de madeira, requer três demãos e um verniz com duplo filtro solar, para proteger melhor o produto.

A pintura de uma peça de madeira com verniz é simples. É preciso uma trincha de 2" e uma lixa para preparar a madeira antes de receber o produto. Não esqueça, se a madeira estiver com camadas de verniz envelhecidas, será necessário usar um removedor antes de lixar e aplicar o produto.

Também é importante fazer a manutenção após um ano e meio, com uma nova aplicação de verniz, mesmo que a peça não esteja danificada. Com isso, a madeira vai durar muito mais e não será necessário trocar por uma peça nova.

Veja como é fácil aplicar o verniz.


Você vai precisar de lixa, trincha ou pincel, pano e espátula. Não se esqueça dos equipamentos de segurança, como luva, óculos e máscara de proteção.



Lixe a madeira antes de aplicar o verniz para remover farpas.






Misture com uma simples espátula o verniz na própria lata, até deixá-lo homogêneo.


Aplique com uma trincha de 2" a primeira demão, no sentido dos veios da madeira. Não deixe de aplicar o produto também nas arestas da peça.



Depois de aplicar a primeira demão, espere o verniz secar por 12 horas para iniciar a segunda e até a terceira demão.




Fonte: (*) Revista Equipe de Obra - www.equipedeobra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário