A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.
Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no País pela primeira vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro , a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa.
Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.
Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.
A meta é mobilizar mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo num ato simbólico contra o aquecimento global. Será um protesto silêncioso e às escuras. Durante uma hora do sábado 28, das 20h30 às 21h30, a WWF está convocando para o movimento "A Hora do Planeta 2009".
A campanha já teve adesão de peso, a do secretário-geral das Nações Unidas Ban, Ki-moon,:
- Eu peço a todos que se juntem a nós. Por favor, passem adiante uma mensagem contra as mudanças climáticas. Unidos podemos achar uma solução para esse desafio global urgente.
O movimento já conquistou a adesão de 538 cidades, inclusive o Rio, e se espalhou por 37 diferentes países.
O mesmo vai ocorrer no Rio com o Cristo Redentor, Orla de Copacabana, Parque do Flamengo, Jockey Club Brasileiro e Caminho Aéreo Pão de Açúcar.
Cabo Frio tem que participar também. A Ponte Feliciano Sodré, o Forte São Mateus e outros monumentos da cidade devem ficar às escuras.
Vamos participar desse ato simbólico contra o aquecimento global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário