quinta-feira, 5 de março de 2009

Risco da Atividade de Pavimentação Asfáltica

É possível ter idéia da pujança econômica de uma nação pelo conhecimento do nível de atividade na indústria da construção civil. Motor e termômetro da economia, este setor é terreno fértil para o estudo das engenharias.

Em um campo reconhecidamente concentrador de mão-de-obra, é equivocada a abordagem estritamente tecnicista, com foco na Engenharia Civil, em detrimento de aspectos importantes de gestão.

Cabe a Engenharia de Segurança promover sua inserção como um dos principais atores na discussão da indústria da construção civil, trazendo, à luz da relevância, a preocupação com os riscos inerentes, potenciais causadores de perdas humanas, ambientais e materiais.

Este artigo defende o efetivo gerenciamento da segurança e saúde do trabalhador na indústria da construção civil pesada voltada para a manutenção de rodovias, mais especificamente na atividade de pavimentação asfáltica.

Ao observar uma obra de manutenção de rodovia com uma área pavimentada em torno de 20.000 m2, a obra foi dividida em 04 (quatro) serviços, cada uma representando uma etapa da obra: imprimação mecanizada da área a ser pavimentada executada pelo espargidor; transporte do concreto asfáltico executado por caminhões; distribuição e espalhamento do concreto asfáltico executado pela acabadora; e compactação do concreto asfáltico executado pelos rolos de pneumáticos e vibratórios.

De posse de informação visual fornecida por uma matriz de risco, a maior concentração de riscos é de intolerável e moderado. Isso reflete nitidamente a precariedade em que se encontra atividade como um todo no tocante à avaliação e controle dos riscos inerentes.

Analisando qualitativamente o sistema da análise preliminar de risco por serviço e considerando os critérios adotados para estabelecer um ranking dos graus de riscos, verificou-se que a compactação do concreto asfáltico executado pelos rolos de pneumáticos e vibratórios apresenta maior potencial de risco para atividade de pavimentação asfáltica.

Objetivamente, os principais riscos encontrados na obra analisada foram os de acidentes, como os atropelamentos e quedas de pessoas dos equipamentos, e os químicos devido à intoxicação com vapores e poeiras provenientes do asfalto. Especificamente, este último, é digno de nota, uma vez que concorre para patogenicidade do ambiente não só o vapor asfáltico, como também, poeiras químicas e insolação, constituindo dessa forma, um autêntico risco combinado.

Um comentário:

  1. Prezado Luciano...boa tarde!
    Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Preciso de uma ajuda, tenho um grupo que temos um projeto de conclusão de curso que descreve os riscos químicos da pavimentação asfáltica. Você me descreveria alguma obra que possui assunto sobre o tema?
    Grato,

    João

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