quarta-feira, 4 de março de 2009

Ponte Rio-Niterói completa 35 anos.

Foto: www.transporte.gov.br
Uma das maiores obras da engenharia brasileira, a Ponte Rio-Niterói, menos conhecida como Ponte Presidente Costa e Silva, completa 35 anos de sua inauguração.

No dia 4 de março de 1974, a bordo do Rolls Royce presidencial, o presidente Emilio Garrastazu Médici, o seu ajudante de ordens e futuro presidente João Figueiredo e o ministro dos Transportes, Mario Andreazza, faziam a travessia inaugural da ponte, tornando realidade um sonho secular dos habitantes da região.

A idéia de construir um acesso que liga a cidade do Rio de Janeiro à cidade de Niterói remota ao ano de 1875. Na época havia sido concebida a construção de uma ponte e, posteriormente, de um túnel.

A construção começou em 1968 e foi entregue no dia 04 de março de 1974 e, no seu auge, empregou mais de dez mil operários liderados por cerca de 150 engenheiros. Marco da capacitação técnica brasileira, tantos foram os desafios vencidos, ainda hoje a Ponte Rio – Niterói é uma obra superlativa: a maior ponte do Brasil e do hemisfério sul, a maior estrutura protendida das Américas, o maior vão em viga reta construído pelo homem.

Hoje, ela é a sétima do mundo em extensão, mas, garantem engenheiros que participaram da construção, a Ponte Rio – Niterói ainda é a maior do mundo em volume espacial (área construída), por conta dos pilares gigantescos e das fundações muito profundas, com tubulões a até 60 metros abaixo da lâmina d’água cravados na rocha do fundo da baía.

Com a construção da Ponte Rio-Niterói, as viagens para Região dos Lagos ficaram mais rápidas e, com isso, Cabo Frio se desenvolveu rapidamente.

Parabéns Engenharia Brasileira!

4 comentários:

  1. Muito legal o blog, hein Luciano... parabéns cara!! Esse negócio dá trabalho mas é gostoso de fazer... sorte!!
    Tomás Baggio

    ResponderExcluir
  2. OI...
    GOSTEI MUITO...
    ESSE BLOG ME AJUDOU BASTANTE

    ResponderExcluir
  3. vom tudu se fude e mete tutano

    ResponderExcluir