quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PT, 30 anos de história a serviço do povo brasileiro

Partido dos Trabalhadores comemora hoje, 10 de fevereiro, o seu 30º aniversário de fundação, motivo de festa para milhões de brasileiros, entre filiados, militantes, simpatizantes e eleitores, que acreditam, apoiam e constroem um partido que se destaca no cenário político brasileiros na defesa das lutas sociais e populares mais importantes da nossa história recente.

O PT na origem era um pequeno partido, com uma imensa vontade de crescer. O PT de hoje governa o Brasil, cinco Estados e mais de 500 prefeituras. Homenageamos todos os que tiveram a coragem de tomar essa decisão. Especialmente os que pagaram com a vida a determinação de lutar.

Fundado com um viés socialista democrático, o PT priorizou nos oito anos de governo políticas voltadas para o social. As principais lideranças petistas sustentam, porém, que o partido também conseguiu promover avanços na área econômica --depois de enfrentar em 2009 a crise nos mercados internacionais.

"Criamos o modo petista de governar com participação popular, inversão de prioridades, governando para todos, mas sempre mais atentos às necessidades reais dos que mais precisam", afirmou o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).

O foco no "social" se encontra na origem do partido, como afirmam suas principais lideranças. "São 30 anos na história desse partido de luta, que teve a contribuição do que há de melhor na luta dos trabalhadores: da esquerda, da resistência, dos movimentos de liberdade, de expressão sexual, do direito das minorias do país", avalia a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto.

No Rio de Janeiro, o PT com a Benedita da Silva já governou o estado por 9 meses e não teve muito tempo para mostrar o que pode-se fazer para mudar o nosso Estado. Hoje governamos 10 cidades no RJ com destaque para o Prefeito Lindberg Farias que governa Nova Iguaçu há 6 anos.

Em Cabo Frio, vários companheiros lutaram e até deram a vida para construção de um partido que realmente represente a classe trabalhadora. Em 1982, concorremos a prefeitura cabofriente com a saudosa Amena Mayal e em 1988 lançamos o Prof Aluisio para prefeitura e também não tivemos êxito.

Já em 1992, numa coligação com PDT que elegeu o José Bonifácio para prefeito, o PT chega pela primeira vez a Câmara Municipal de Vereadores com o então ex-presidente do SEPE, o Prof Alfredo Barreto. O mandato de vereador do atual Secretário de Governo do Prefeito Marquinho Mendes foi marcado por lutas sociais no campo e na cidade, chegando a implantar o "Gabinete de Rua" onde o ex-vereador Alfredo Barreto montava uma tenda nos bairros para ouvir as reclamações do povo.

Hoje, o PT em Cabo Frio está no Governo Municipal com filiados ocupando várias secretarias que além do Alfedo Barreto que ocupa a Secretaria de Governo, temos a Profª Laura Barreto na Secretaria de Educação, a companheira Olívia Sá ocupando a Secretaria de Ação Social e o Presidente eleito do PT cabofriense o ex-bancário Alcebíades Terra ocupando a Coordenadoria de Meio Ambiente.

Nesses 30 anos de PT em Cabo Frio faço uma homenagem especial ao saudoso Carlos Alberto Gomes de Carvalho, o Prof Carlinhos do PT que simbolizava bem o espírito petista da cidade. Carlinhos, vamos continuar sempre lutando através do PT para melhoria da vida do povo da nossa cidade.

Parabéns a todos os filiados, simpatizantes e eleitores pelos 30 anos de PT !!!

2 comentários:

  1. Pena que grandes companheiros, como Deusimar Pacheco, D.Maria José foram rapidamente esquecidos!!!

    ResponderExcluir
  2. Pena que grandes companheiros, como Deusimar Pacheco, D.Maria José foram rapidamente esquecidos!!!

    ResponderExcluir