quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nova norma de coordenação modular deve entrar em consulta nacional

Projeto para nova norma já foi aprovado pelo CB-02 e será encaminhado à ABNT na sexta-feira.

O CB-02 (Comitê Brasileiro de Construção Civil) vai encaminhar na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, o projeto aprovado para a nova norma de coordenação modular à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O objetivo é que a normativa entre em consulta nacional em até uma semana após o recebimento do texto.

À pedido do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a Comissão de Estudo de Coordenação Modular para Edificações foi ativada pela ABNT no primeiro semestre de 2009 para a elaboração da norma. A finalidade era transformar todas as normativas de coordenação modular brasileiras, que estão em vigor desde os anos 1970 e 1980, em uma única norma.

Além disso, o novo texto será baseado também em seis normas internacionais. São elas: a ISO 1791:1983, que define os termos necessários para a concepção e construção de edifícios de acordo com a coordenação modular; ISO 1006:1983, que estabelece o valor do módulo básico para ser usado na coordenação modular de edifícios; ISO 2848:1984, princípios e regras da coordenação modular; ISO 6513:1982, séries de medidas multimodulares preferíveis para dimensões modulares; ISO 6514:1982, que determina os valores dos incrementos submodulares; e ISO 1040:1983, que define as medidas dos multimódulos para dimensões coordenadoras horizontais.

Durante a consulta nacional, os interessados poderão acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto da norma à ABNT. As sugestões serão examinadas pela Comissão de Estudo responsável para só então a norma ser publicada oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário