terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro das Águas em Cabo Frio

Foto: Antônio Ângelo Trindade Marques /jornalconves@hotmail.com / www.flickr.com/photos/parcelnovo

Essa foto acima não foi tirada em rio da amazônia que econtra o oceano atlântico na Região Norte do Brasil. Essa diferença de coloração das águas é o encontro do Canal do Itajuru com a Praia do Forte na Boca da Barra próximo ao Forte São Matheus em Cabo Frio.

O engenheiro José Deguchi Junior por e-mail relatou que "já há alguns anos a ASAERLA vem discutindo sobre as possíveis interferências da Lagoa de Araruama sobre a Praia do Forte. Deguchi Jr lembra de uma reunião, em 2006, em que comentávamos sobre uma frequência maior de algas (alguns falam maresia) na praia durante o ano. Pode-se confirmar isso atualmente, pois quase mensalmente elas estão aparecendo na Praia do Forte. Alguém se lembra se há 15 anos era assim? Fica difícil afirmar se a Lagoa está interferindo sozinha sobre a praia, pois sabemos que estamos sofrendo várias alterações climáticas (http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/noticias/286832_noticias.shtml)."

Em 2009 a ASAERLA alertou o problema ao MP enviando o documento abaixo colado (publicado na ed. 15 do informativo e novamente postado na ed. 23).
As versões digitais do Informe ASAERLA podem ser baixadas no link: http://www.asaerla.com/mostra_pagina.php?cd_pagina=2135


O Inea, nos últimos levantamento sobre baneabilidade das praias na região, não recomenda banho de mar após 24 horas de chuva em Cabo Frio. Por que será?

A técnica de coleta de esgoto à tempo na rede de águas pluviais vem contribuindo para essa degradação ambiental que está ocorrendo lentamente em Cabo Frio.

Afirmo que o esgoto da Lagoa de Araruama está indo para a Praia do Forte prejudicando a baneabilidade da praia mais famosa de Cabo Frio.

Se matarem a "galinha dos ovos de ouro" que é a Praia Forte, Cabo Frio se tornará uma cidade sem nenhum interesse turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário