segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cuidados com enfeites natalinos.

Os enfeites de Natal podem trazer tristes consequências se não forem observadas algumas condições de segurança. Tanto no que diz respeito à instalação quanto à procedência do produto. Ao comprar os enfeites luminosos (pisca-pisca) para a sua árvore de Natal, lembre-se que se trata de um produto que deve estar certificado pelo INMETRO, ou seja, na embalagem você deve encontrar o símbolo que indica a qualidade e a segurança do produto. Evite escolher o mais barato, pois isso pode sair muito caro para você e sua família.

Em dezembro de 2008, um incêndio no apartamento da apresentadora de TV Xuxa Meneguel, chamou a atenção da imprensa sobre esse assunto. As chamas, provocadas por um curtocircuito nas luzes pisca-pisca da árvore de Natal, tomaram conta da sala principal enquanto Xuxa e sua filha assistiam televisão no andar de baixo e o ator Luciano Szafir descansava no andar de cima. Por haver demorado a perceber o incêndio, o ator inalou muita fumaça tóxica e precisou ser internado por três dias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Mesmo depois da alta, Luciano faz fisioterapia para fortalecer os pulmões e ainda tem tido alguma dificuldade para respirar normalmente, segundo seu irmão Salomão Szafir. Para escapar das labaredas, conta Salomão, o ator precisou escorregar de barriga pelas escadas para conseguir deixar o apartamento. "Tudo aconteceu muito rápido. São segundos e tudo se acaba. A perícia já constatou que o incêndio partiu das luzes da árvore de Natal", afirmou Xuxa. "Acho que o mais importante nessa história toda, agora, é dizer para as pessoas que tomem cuidado. Fico pensando que se tudo isso aconteceu comigo, uma pessoa pública, foi para alertar sobre o perigo que são estas luzes."

Fonte: www.enderecodaprevencao.blogspot.com

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Luciano Silveira anuncia pré-candidatura para 2012


"Engenheiro petista está de olho na prefeitura cabofriense.

O diretório municipal cabofriense do Partido dos Trabalhadores já começou a discutir a sucessão municipal de 2012. Em reunião realizada esta semana (04/12/2010), os filiados iniciaram a discussão para Câmara Municipal e o lançamento de um nome próprio para a Prefeitura de Cabo Frio. O único nome lançado até o momento foi do engenheiro Luciano Silveira.

Segundo Luciano, o partido está aberto para lançamento de novos nomes, inclusive também a possíveis alianças com outros partidos e candidatos já lançados na cidade, mas no momento a discussão está sendo travada internamente.

- Após o falecimento de Alfredo (ex-secretário de governo Alfredo Barreto), que seria o candidato natural do partido, essa discussão ficou em aberto. Lancei meu nome, mas outro podem aparecer - explicou.

O engenheiro diz não temer retaliações dos atuais integrantes do governo municipal, do qual participam alguns membros do partido, após o lançamento da pré-candidatura.

- O PT não participa oficialmente do governo Marquinho Mendes, pois na última eleição, estávamos rachados. Com essas discussões estamos buscando novamente a unidade, para evitar o fiasco de 2008, quando não fizemos nenhum vereador - queixou-se.

A avaliação das últimas eleições, quando o PT regional fez do aldeense Cláudio Chumbinho o terceiro suplente do partido na Assembleia Legislativa e fez de Lindberg Farias o senador mais votado nas cidades da região, será feita hoje (11/12/2010), em uma reunião na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia.

- Vamos avaliar a participação do PT na última campanha para o governo do Estado, a participação da região no governo Sérgio Cabral e o novo governo federal, comandado por nossa presidente Dilma Rousseff - explicou.

O diretório municipal do PT vai se reunir novamente no dia 8 de janeiro, na sede do partido, junto ao Sindicato dos Arrumadores, no centro de Cabo Frio."

Fonte: Jornal Folha dos Lagos (11 e 12 de dezembro de 2010) - reportagem de Renato Silveira

domingo, 12 de dezembro de 2010

Audiência Pública em Cabo Frio sobre lei de parcelamento de solo

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, convida para participação na Audiência Pública a ser realizada no dia 13 de dezembro, às 18 horas, no Auditório da Prefeitura, sito à Praça Tiradentes, s/n, Centro, que terá por objetivo promover a participação popular em discussão aberta na alteração de normas para parcelamento, uso, ocupação e edificação do solo urbano de áreas do 1º Distrito do Município (área das Salinas Ipiranga, parte da Gamboa e do Loteamento Recreio de Cabo Frio), para elaboração de Projeto de Lei a ser submetido ao Legislativo Municipal, nos termos estabelecidos no Plano Diretor da Cidade de Cabo Frio, bem como no Estatuto da Cidade.

Cumpre ressaltar que as inscrições para participação na referida Audiência Pública, bem como o envio de contribuições, estarão abertas a todos os interessados até às 18 horas do dia 13 de dezembro, mediante encaminhamento por escrito ou em meio digital (disquete ou CD) para o setor de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Somente estarão garantidas as apresentações na referida Audiência Pública das propostas previamente inscritas.

A ASAERLA em datas anteriores, já emitiu posição a respeito.

Para ver o que já foi publicado click no link abaixo.

http://www.wservices.srv.br/desktop/noticias/mostra_noticia.php?cd_noticia=2492

http://www.wservices.srv.br/public/projetos/asaerla/UserFiles/files/Asaerla_21versao_site_corrigido%20ED%2021.pdf

sábado, 11 de dezembro de 2010

11 de Dezembro: Dia do Engenheiro e do Arquiteto

Em 11 de dezembro de 1933, regulamentou-se no Brasil a profissão de engenheiro, e em virtude desse fato, instituiu-se a celebração do dia desses profissionais, os nossos arquitetos e engenheiros.

Os engenheiros realizam, constroem e dão vida aos sonhos idealizados pelos arquitetos.

Sonhar, idealizar, calcular, discutir, orçar, planejar, construir, reformar, restaurar e pavimentar, esses os verbos que estão no dia-a-dia dos engenheiros e arquitetos.

Parabéns a todos os meus colegas engenheiros e arquitetos por esse 11 de dezembro!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PT em debate na Região dos Lagos.

O Partido dos Trabalhadores reunirá, em São Pedro da Aldeia, os filiados de várias cidades da Região dos Lagos para continuação do debate sobre a atuação regional integrada do partido.

O evento será neste sábado, 11/12, a partir das 9h, no auditório da Câmara Municipal Aldeense, no centro da cidade.

Participam representantes dos diretórios municipais de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Saquarema, Silva Jardim e São Pedro da Aldeia. Representantes estaduais do PT também estão convidados a participar do debate.

Nova NR 12 traz proteção específica para diferentes áreas na proteção de máquinas

A nova NR 12 promete revolucionar a proteção dos trabalhadores em relação às máquinas. Uma primeira olhada sobre o conteúdo já chama atenção pelo tamanho. Enquanto a versão anterior contava com um ­texto base de seis itens principais e mais dois anexos, um para mo­tosserras e ou­tro para cilindros de massa, a nova tem texto base com 19 itens principais, três apêndices, sete anexos e um ­glossário. São 14.500 caracteres, um total de cin­co pá­ginas, contra mais de 230 mil letras, o que proporcional­mente dará cerca de 80 páginas para a nova norma. Dessa forma, traz explicações bem mais detalhadas sobre ins­tala­ções e dispositivos de segurança.

"Agora é outro mundo, com explicação muito mais clara sobre o que é necessário. Uma evolução drástica do texto em si e com a criação de um grupo de trabalho permanente que vai discutir melhorias. A situação que tínhamos antes era de uma norma valendo de 1978 até 2010. A tecnologia avançou, e a norma trazia algo de 32 anos atrás. Se atualizou o texto e se coloca a ­oportunidade de uma atualização contínua", avalia o engenheiro de segurança João Baptista Beck Pinto, que coordena um GT de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), no Rio Grande do Sul.

Criada pela Portaria 3214, de 08 de junho de 1978, a NR 12 sofreu uma primeira alteração em 1983. Em 1994, a norma ganhou o anexo de motosserras e, em 1996, o de cilindros de massas. Mais duas pe­quenas mudanças ocorreram em 1997 e em 2000. Já a publicação da nova NR 12 prevista para ocorrer ainda em 2010 traz uma transformação total, alcançada de forma tripartite. O nome da norma também mudou. Agora chama-se NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. "O mais importante da nova versão são as informações mínimas para que a máquina seja concebida de forma se­gura. Queremos a médio prazo uma no­va geração de máquinas", afirma a coorde­nadora do GTT da NR 12, a auditora ­fiscal da SRTE/RS, Aida Becker.

Já para os trabalhadores, há avanços em to­da a concepção da norma. "Modernizada, buscou contemplar a maioria dos dife­rentes modelos de máquinas e equipamentos inseridos nos distintos processos de trabalho. Ela se ateve aos rumos da glo­balização, com visão atual alinhada às nor­mas - nacionais e internacionais - mais re­centes; e vislumbrou proteger, de fato, os envolvidos no processo de fabricação, en­­volveu compradores e usuários, e vis­lum­brou a segurança no ambiente ao redor da máquina. Em sua nova roupagem, vejo como um dos melhores trabalhos ge­rados pelo processo tripartite e dará uma no­va dimensão à Segurança do Trabalho a grande parte dos setores produtivos", analisa o técnico de segurança do Sindicato dos Meta­lúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Adonai Ribeiro.

Fonte: Revista Proteção / www.mte.gov.br

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ABNT publica Norma de Sistema de Gestão de SST

A real prevenção de acidentes depende de uma gestão eficaz. Uma empresa que não realiza um planejamento das políticas e programas de SST, é o mesmo que uma companhia sem um departamento administrativo. A fim de auxiliar no gerenciamento pela redução destes acidentes e doenças ocupacionais, a ABNT/CEE-109 (Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional da Associação Brasileira de Normas Técnicas) aprovou em 1º de dezembro a Norma NBR 18801 de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional - Requisitos.

A Comissão de Estudo foi lançada em 2002, reativada em 2008 e contou com o empenho de mais de 90 especialistas na confecção do documento. O Inmetro participou das discussões do grupo, o que sugere que a NBR poderá tornar-se, na sequência, certificável. De acordo com o coordenador dos debates da Comissão, o engenheiro Leonídio Ribeiro Filho, existe a possibilidade de a NBR de gestão tornar-se inclusive um item da Norma Regulamentadora 1 (Disposições Gerais) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Alguns dos referenciais da norma são a normativa internacional OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series) e as Diretrizes sobre Sistemas de Gestão de SST da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Entretanto, a primeira NBR vai além e busca levar em conta peculiaridades da realidade brasileira e das micro e pequenas empresas. A norma engloba o gerenciamento dos processos em questões de SST, estimulando a melhoria contínua das condições de trabalho e contribuindo para a redução de custos, riscos, acidentes e doenças ocupacionais. "Será uma ferramenta básica para análise da cultura empresarial e terá impactos na questão do FAP, podendo aumentar ou diminuir o seguro acidente do trabalho", afirmou o assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Domingos Lino.

Fonte: Revista Proteção

Jogo das Estrelas traz atletas famosos para partida beneficente em Cabo Frio

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, através da Secretaria de Esporte e Lazer, está apoiando a realização do Jogo das Estrelas, partida de futsal beneficente que trará para a cidade diversos atletas profissionais. Produzido pela empresa GPF Transportes e Eventos, o evento acontecerá às 19h de sexta-feira, dia 17, no Ginásio Municipal Poliesportivo Aracy Machado, tendo como entrada 1 kg de alimento não-perecível. Entre as atrações já confirmadas estão Ibson (ex-Flamengo), André (ex-Santos), Fernando Bob (Fluminense) e Vander Carioca (Petrópolis Futsal).

Os ingressos poderão ser obtidos no próprio ginásio, a partir das 14h do dia do jogo, mediante a troca por 1 kg de alimento não perecível. A quantia arrecadada será doada a diversas entidades filantrópicas como APAE, Lar da Cidinha e Lar Esperança.

Segundo Eliseu Pombo, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, a Prefeitura de Cabo Frio apóia a realização do evento por acreditar no caráter social da partida:

– É uma atitude que demonstra que o esporte pode ser utilizado dentro de campanhas sociais. Tanto o Conselho Municipal de Esporte e Lazer quanto a Prefeitura de Cabo Frio entendem que quando a participação e realização de campeonatos municipais e estaduais são incentivadas, é necessário que um legado social fique pra cidade.

De acordo com os representantes da empresa GPF Transportes e Eventos, realizadora do Jogo das Estrelas, ainda há outros jogadores profissionais que poderão fechar sua participação:

– Temos um jogador, por exemplo, que está disputando o título brasileiro agora. Outros, que jogam no exterior, têm vôo de volta para no Brasil marcado para véspera. Os imprevistos são normais mas o mais importante é que a reunião de craques em prol de um bem comum aconteça – explicou Rodrigo Barreto

Fonte: PMCF

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Classe D já é o dobro da A nas universidades

Em 2002, havia 180 mil alunos da classe D no ensino superior. Sete anos depois, em 2009, eles eram quase cinco vezes mais e somavam 887,4 mil.

A classe D já passou a classe A no número total de estudantes nas universidades brasileiras públicas e privadas. Em 2002, havia 180 mil alunos da classe D no ensino superior. Sete anos depois, em 2009, eles eram quase cinco vezes mais e somavam 887,4 mil. Em contrapartida, o total de estudantes do estrato mais rico caiu pela metade no período, de 885,6 mil para 423, 4 mil. Os dados fazem parte de um estudo do instituto Data Popular.

"Cerca de 100 mil estudantes da classe D ingressaram a cada ano nas faculdades brasileiras entre 2002 e 2009, e hoje temos a primeira geração de universitários desse estrato social", observa Renato Meirelles, sócio diretor do instituto e responsável pelo estudo. Essa mudança de perfil deve, segundo ele, ter impactos no mercado de consumo a médio prazo. Com maior nível de escolaridade, essa população, que é a grande massa consumidora do País, deve se tornar mais exigente na hora de ir às compras.

O estudo, feito a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela também que as classes C e D respondem atualmente por 72,4% dos estudantes universitários. Em 2002, a participação dos estudantes desses dois estratos sociais somavam 45,3%. São considerados estudantes de classe D aqueles com renda mensal familiar entre um e três salários mínimos (de R$ 510 a R$ 1.530). Os estudantes da classe C têm rendimento familiar entre três e dez salários mínimos. Já na classe A, a renda está acima de 20 salários mínimos (R$ 10.200). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Em 10 anos, população de Cabo Frio cresce 46,83%

Brasil tem hoje 190.732.694 pessoas. Esse é o resultado do Censo 2010 divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dez anos, o aumento da população foi de 12,3%, em números absolutos isso significa 20.933.524 pessoas. O crescimento foi inferior ao observado na década anterior. Entre 1991 e 2000, a população brasileira aumentou 15,6%.

Em 2000, a população de Cabo Frio era de 126.488 pessoas e, de acordo com o Censo 2010, houve um crescimento de 46,83% atingindo 186.222 pessoas. Desse total, 75,4% vivem na zona urbana e 24,6% vivem na zona rural da cidade. A população está distribuída em 57.504 unidades residenciais.

Cabo Frio tem mais mulheres que homens. Do número total de habitantes cabofrienses levantados, existem 90.806 homens (48,8%) e 95.416 mulheres (51,2%).

Prêmio Rosa Negra 2010 - Hoje na UVA / Cabo Frio


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Carros incendiados em Cabo Frio

Informações da reporte Renata Cristiane, da Rádio Litoral Fm, dão conta que bandidos atearam fogos em carros na cidade de Cabo Frio. Uma pessoa já tinha sido presa com uma garrafa pet com gasolina.

No começo desta tarde de quarta-feira, um ataque a dois carros na Rua Gê, esquina com Av. Litorânea, no bairro do Algodoal em Cabo Frio. Segundo testemunhas, são dois os suspeitos. Eles estavam de moto e atearam fogo em em um Palio branco, e um Celta preto; utilizando querosene. Os dois fugiram, antes que as chamas tomassem conta dos veículos. Além dos dois que atearam fogo, haviam mais duas pessoas de moto, dando cobertura aos agressores.

Um dos carros era de uma comerciante, dona de um estúdio fotográfico em Cabo Frio.

Um segundo ataque ocorreu na Rua Capri, no bairro do Jardim Excelcior. A polícia e os bombeiros chegaram rapidamente ao local, mas os suspeitos já haviam fugido. Nesse momento, a polícia está movimentando toda a sua estrutura para deter os agressores.

O coordendor de Comunicação da Polícia Militar da cidade, Lima Castro, confirmou no final da tarde à equipe do in360_rj que os ataques que ocorreram na tarde desta quarta-feira (24) possuem relação com os ataques que estão sendo feitos na cidade do Rio de Janeiro.

Fontes: Jornal de Sábado / In360_RJ

Lâmpadas Fluorescente: Eficiência Energética x Perigo no Descarte.

As lâmpadas fluorescentes apesar de serem mais econômicas, oferecem alguns riscos. Saiba quais são esses riscos e como proceder.

As lâmpadas fluorescentes são extremamente tóxicas, podem contaminar o lençol freático com o mercúrio e contaminar também os humanos, pois o mercúrio tem efeito acumulativo e a exposição prolongada causa danos pulmonares, renais e neurológicos causando doenças como o mal de minamata.

Quando a lâmpada quebra, libera o gás tóxico. O interior do tubo das lâmpadas fluorescentes é revestido com uma poeira fosforosa contendo diferentes metais, entre os quais: vapor de mercúrio.

Saiba o que fazer quando uma lâmpada fluorescente quebra:

> Nunca tire os pinos de contato elétrico das lâmpadas fluorescentes, pois o vapor de mercúrio pode ser liberado;

> Não use equipamento de aspiração para a limpeza;

> Abra todas as portas e janelas do ambiente, aumentando a ventilação e ausente-se do local por no mínimo 15 minutos;

> Após 15 minutos, colete os cacos de vidro e coloque-os em saco plástico. Evite o contato do material recolhido com a pele;

> Com a ajuda de um papel umedecido, colete os pequenos resíduos que ainda restarem;

> Coloque todo o material dentro de um segundo saco plástico evitando a continua evaporação do mercúrio liberado;

> Logo após o procedimento, lave as mãos com água corrente e sabão.

O que Fazer com as Lâmpadas?

O revendedor e o fabricante tem responsabilidade socioambiental e legal de receber de volta as lâmpadas queimadas e providenciar sua descontaminação. Portanto, quando comprar sua lâmpada nova, faça a devolução da que se encontra queimada nos próprios locais de revenda.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Eleições ASAERLA - Biênio 2011 / 2012 - Edital de Convocação


ASSOCIAÇÃO DE ARQUITETOS E ENGENHEIROS DA REGIÃO DOS LAGOS - ASAERLA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - ELEIÇÕES

O presidente da Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos – ASAERLA, no uso de suas atribuições de acordo com o artigo 29º do estatuto, convoca a todos os associados para a Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada dia 11 de dezembro de 2010, às 11h em primeira convocação e às 11h30 em segunda convocação, na Colônia de Férias da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais – AFFEMG, situada à Av. Dos Robalos, s/n° – Ogiva – Cabo Frio – RJ, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

• Eleição de nova diretoria para o biênio 2011/2012;

• Eleição do conselho diretor e comissão fiscal para o biênio 2011/2012.

Comunicamos que a apresentação das chapas deverá ser realizada até às 17h do dia 3 de dezembro de 2010 na Inspetoria do CREA-RJ situada à Rua Nilo Peçanha, 73 / lj. 05 – Centro – Cabo Frio – RJ.

Cabo Frio, 03 de novembro de 2010.

Engº Civil Humberto Sanchez Quintanilha - Presidente ASAERLA

SEBRAE – RJ promove VIII Seminário Estadual de Maricultura, em Arraial do Cabo

O SEBRAE-RJ realizará nos dias 25 e 26 de novembro, em Arraial do Cabo, o VIII Seminário Estadual de Maricultura. O objetivo é ampliar a difusão de novas tecnologias, promover intercâmbio entre maricultores, instituições de ensino e pesquisa e empresas de fomento. Além disso, proporcionar amplo debate de assuntos de interesse regional e estadual, visando firmar o fortalecimento da atividade nos municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro.

Os seminários estaduais, que acontecem anualmente, alternando-se entre a Costa Verde e Região dos Lagos, fazem parte das ações desenvolvidas pelo SEBRAE-RJ para melhorar e profissionalizar este setor. Dentre os resultados esperados com os eventos, estão: a formação de massa crítica necessária ao desenvolvimento e competitividade da maricultura nos diversos segmentos da cadeia produtiva; ter no Estado um corpo técnico com informações tecnológicas atualizadas e introduzir uma visão empreendedora e empresarial na área.

A maricultura, criação de vieiras, ostras e mexilhões em fazendas marinhas, está mudando - para melhor - a vida dos pescadores do Rio de Janeiro, que sofriam com a decadência da pesca artesanal. Com a atividade, eles conseguiram uma forma de sustento para suas famílias, baseada em uma atividade economicamente viável e ecologicamente responsável.

Com 635 km de costa, o Rio de Janeiro tem grande potencial para o desenvolvimento da maricultura. A previsão é que, nos próximos dois anos, a produção e os negócios cresçam cerca de 15% no estado. Para aumentar ainda mais este índice, os maricultores do Estado do Rio de Janeiro estão exigindo cada vez mais uma gestão eficiente para o setor e uma atenção especial dos governos estadual e federal, principalmente, para ajudar os pequenos produtores a crescerem neste segmento mercadológico.

Além dos benefícios sociais, a maricultura também trouxe importantes ganhos ambientais. Isso porque as fazendas marinhas só progridem se as águas onde elas se encontram estiverem livres de poluição. Um ponto, também, importante do evento será a entrega do Licenciamento Ambiental, que será feita pelo INEA, para algumas áreas de maricultores da Costa Verde. O Licenciamento Ambiental foi, durante muito tempo, um dos principais "gargalos" da atividade mas, hoje, um Decreto do Governo Estadual simplificou o processo de licenciamento, possibilitando que os maricultores legalizem seus empreendimentos.

VIII Seminário de Maricultura do Estado do Rio de Janeiro

Data: 25 e 26 de novembro de 2010

Local: Hotel Ressurgência - Arraial do Cabo

Rua Luiz Joaquim, 350 – Praia dos Anjos

Informações e inscrições:

0800570 - 0800 / www2.redetec.org.br/eventos/viiiseminariomaricultura/ficha.

Fonte: SECOM Cabo Frio

Palestra e Lançamento de Livro sobre Intentona Comunista na UVA / Cabo Frio


No dia 25 de novembro, quinta feira, as 19:00h no auditório azul da Universidade Veiga de Almeida, Campus Perynas, Cabo Frio, acontecerá a palestra do historiador norte-americano Robert Rose. Brasilianista e profundo estudioso sobre a Era Vargas, Rose tem vários livros publicados no Brasil sobre a política e o controle social no período 1930-1945.

A palestra do historiador Robert Rose será de lançamento de seu novo livro sobre a Intentona Comunista (1935).

Esse é um evento importante do Curso de História da UVA Cabo Frio.

Fonte: Guilherme Guaral - Coordenador de História - UVA Cabo Frio

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Abertas inscrições para Conselho de Cultura de Cabo Frio

As inscrições para o Conselho Municipal de Cultura estão abertas e faltam apenas oito dias para o encerramento das mesmas, que estão sendo realizadas em três pólos:

- Subprefeitura de Tamoios: Av. Amaral Peixoto, km 135, 2º Distrito, das 14h às 17h;

- Pólo de Cultura do Jardim Esperança e adjacências, situado no Centro Cultural Anderson Giga Byte, na subprefeitura do Jardim, que está localizado à Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, s/nº, das 14h às 17h.

- Charitas: Avenida Nossa Senhora da Assunção, 855, Centro, de terça a sexta-feira, das 15h às 18h.

O secretário de Cultura, José Correia, continua convocando os cidadãos cabofrienses para participarem do processo de eleição dos membros do Conselho para a gestão 2010 a 2012.

O Conselho será formado por 16 conselheiros, sendo que oito serão indicados pelo poder público e oito da sociedade civil. Os representantes da sociedade civil serão eleitos em três assembleias e uma assembleia geral:

- 1ª assembleia: 9/12 (quinta-feira), 18h às 22h, na Escola Municipal Maria Daria Saldanha, que fica na Av. Caminho de Búzios, s/nº, Peró;

- 2ª assembleia: 10/12 (sexta-feira), das 18h às 22h, na Escola Municipal Marli Capp, que fica na Rua E, nº 20, Unamar – 2º Distrito;

- 3ª assembleia: 11/12 (sábado), das 9h às 12h, na Escola Municipal Edilson Duarte, situada à Rua Professor Edilson Duarte, s/nº, Jardim Esperança.

- Assembleia geral: 11/12 (sábado), das 14h às 17h, também na Escola Municipal Edilson Duarte.

A representação da sociedade civil, titular e suplente, deverá obedecer às seguintes categorias:

- Um membro representativo das Artes Cênicas e do Teatro;

- Um membro representativo das Artes Plásticas e Visuais;

- Um membro representativo da Literatura;

- Um membro representativo da Música;

- Um membro representativo das Escolas de Samba e dos Blocos Carnavalescos;

- Um membro representativo do Artesanato e do Folclore;

- Um membro representativo da Dança;

- Um membro representativo dos movimentos negros do município.

Os documentos apresentados para qualificação serão analisados pela Comissão de Organização do Conselho Municipal de Cultura, instituída pela Portaria SEMUC nº 1/2010, que terá prazo até o dia 1º de dezembro de 2010 para divulgar a relação dos candidatos aptos a concorrerem à vaga de conselheiro e dos que estarão aptos a votar.

Serão considerados eleitos, na condição de titulares, os candidatos mais votados em cada categoria de representação e, na de suplentes, aqueles cuja votação mais se aproximar dos eleitos, que tomarão posse após nomeação através de decreto, junto com os representantes do governo municipal.

Edital e mais informações no Portal da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br).

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PALESTRA NA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - Campus Cabo Frio

No dia 25 de novembro, quinta feira, as 19:00h no auditório azul da Universidade Veiga de Almeida, Campus Perynas, Cabo Frio, acontecerá a palestra do historiador norte-americano Robert Rose. Brasilianista e profundo estudioso sobre a Era Vargas, Rose tem vários livros publicados no Brasil sobre a política e o controle social no período 1930-1945.

A palestra do historiador Robert Rose será de lançamento de seu novo livro sobre a Intentona Comunista (1935).

Esse é um evento importante do Curso de História da UVA Cabo Frio

Fonte: Guilherme Guaral - Coordenador de História - UVA Cabo Frio

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Orla da Praia Grande, Arraial do Cabo.

Vejam como vai ficar a Orla da Praia Grande em Arraial do Cabo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dilma, a primeira mulher Presidente do Brasil

No último dia 31 de outubro, o povo brasileiro escreveu mais capítulo de sua brilhante história e elegeu Dilma Vana Rousseff, a primeira mulher a ocupar o posto de primeiro mandatário da nação.

Os desafios de Dilma são imensos como, por exemplo, preparar o país para os grandes eventos esportivos que virão em 2014 e 2016. Mas, podemos ter a certeza que o país está entregue em boas mãos.

No Estado do RJ, a vitória foi esmagadora graças ao desempenho da Dilma nas grandes cidades onde, por exemplo, em São Gonçalo com mais de 1 milhão de eleitores, ela teve mais de 70% dos votos.

Na Região dos Lagos, Serra venceu praticamente em todas as cidades e só perdeu em Saquarema. A explicação desse desempenho do Serra se deve em muito pela despolitização da grande parte da sociedade das várias cidades da região.

Parabéns ao Brasil,em especial obrigado a Região Norte-Nordeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro pela grande vitória de Dilma.

O Povo decidiu e o Brasil vai seguir mudando !

Foto: www.pt.org.br

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Joemir Beting, ao vivo na Band, diz porque devemos votar em Dilma


Até o conservador Beting diz que o Brasil melhorou economicamente com Lula/PT e a Dilma é a melhor para o país.

As palavras de Joelmir:

"No segundo turno de 2002, nós estávamos no fundo do poço. Agora, no melhor dos mundos em 40 anos.

Em 2002, INFLAÇÃO de 12,5. Agora de 5,1.

O DÓLAR de 3,94 para 1,70.

O PIB de 2,7 para agora acima de 7.

DESEMPREGO de 12,7 para 6,2.

E o chamado RISCO-PAÍS da dívida externa acima de 2400 pontos em 2002 para 174 pontos apenas hoje. O menor da história.”

Veja vc mesmo:

http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=24917&CNL=1

domingo, 24 de outubro de 2010

Dia da Construção Civil: 25 de Outubro

No dia 25 de outubro comemora-se o Dia da Construção Civil.

A Construção Civil é um segmento representativo na economia brasileira. O setor tem crescido e contribuindo com a geração de empregos e aquecendo o setor imobiliário. O setor esteve estagnado de 1990 até 2002 com muitos profissionais largando a profissão e migrando para outros setores.

Desde 2003, o Brasil tem batido recordes na geração de empregos e a construção civil tem contribuído muito para elevar esses recordes.

A segurança do trabalho tem que acompanhar o ritmo acelerado do crescimento do setor da construção civil, pois tem aumentado o número de acidentes de trabalhos.

Parabéns a todos os trabalhadores da construção civil pelo seu dia.

Nesta segunda-feira estarei participando de uma mesa redonda na Rádio Estação 104 FM, no programa da Iva Maria, a partir das 9:40 hs sobre o dia da construção civil. www.estacao104.com.br .

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dilma recebe apoio de artistas, escritores e intelectuais em grande evento

O Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, não escapou de seu destino. Fundado em 1966, foi palco da resistência à ditadura militar protagonizada pela classe artística e intelectual brasileira. No 18 de outubro de 2010, os personagens voltaram ao palco para mais um ato: resistir ao retrocesso dos tucanos. Com Dilma Rousseff, mestres da literatura e da música, artistas e filósofos defenderam a dignidade reconquistada, a reconstrução do Estado e a soberania nacional.

“É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana”, diz o manifesto de artistas e intelectuais pela eleição de Dilma.

Estava lá o arquiteto Oscar Niemeyer, com a sabedoria de quem tem um século de vida. Num canto do palco, Ziraldo. Ao seu lado, Hugo Carvana. Chico Buarque dominou a timidez para declarar seu apoio a Dilma, “mulher de fibra, com senso de justiça social”. Para o músico, o governo Lula não corteja os poderosos de sempre.

“Fala de igual para igual com todos. Nem fino com Washington, nem grosso com a Bolívia. Por isso, é respeitado no mundo inteiro como nunca antes na história desse país”, afirmou o criador de “A banda”, arrancando risos da plateia.

Deixa a Dilma me levar

Alcione, Margareth Menezes e Lecy Brandão foram as primeiras a chegar. Zeca Pagodinho não foi, mas mandou dizer que está com Dilma. Beth Carvalho empolgou e cantou: “Deixa a Dilma me levar, Dilma leva eu.”

O ex-ministro Marcio Thomaz Bastos levou um manifesto dos advogados. Ganhou um beijo de Dilma. As ausências da economista Maria da Conceição Tavares, do filósofo Frei Betto e da psicanalista Maria Rita Kehl foram sentidas, mas suas assinaturas estavam no manifesto.

Duro, o escritor Fernando Morais bateu nas privatizações feitas pelo PSDB. “Estou com a Dilma porque sou brasileiro e quero o Brasil nas mãos dos brasileiros. Eu sou contra a privatização canibal que esses tucanos fizeram e sei o mal que o José Serra pode fazer para o Brasil.”

Vencer a mentira

Mais suave, mas não menos contundente, o filósofo Leonardo Boff disse que o PSDB faz políticas ricas para os ricos e políticas pobres para os pobres. “A esperança venceu o medo. Agora, a verdade vai vencer a mentira.”

Eram tantos com Dilma, que o sociólogo Emir Sader comentou: “Uma pena o Maracanã estar em reforma.” Ele tem uma avaliação muito a respeito do que está em jogo no segundo turno. “A alternativa a Dilma é obscurantismo, a repressão, o caminho do fascismo”, disse, se referindo aos tucanos do PSDB de José Serra.

A candidata à presidência reconheceu nos artistas e intelectuais presentes no ato político as músicas e os livros que marcaram sua vida. No discurso, falou do orgulho que sente das derrotas que sofreu. Ganhou, por outro lado, a capacidade de resistir.

“Quem perde, ganha uma grande capacidade de lutar e resistir. Disso, uma geração não pode abrir mão. Eu tenho muito orgulho das minhas derrotas, que fizeram parte da luta correta”, afirmou Dilma.

Seguir mudando

Hoje, Dilma se orgulha da transformação vivida pelo Brasil nos últimos oito anos. Pelo menos um tabu foi quebrado: era impossível crescer e distribuir renda. “Mudamos a trajetória deste país. Não foram mudanças pontuais.”

Uma delas, segundo a candidata, refere-se ao gasto social. “Hoje, o Estado dá subsídio direto para a população. Faz isso na casa própria e na luz elétrica”, ressaltou Dilma.

Para ela, as mudanças nos gastos sociais combinadas com a geração de emprego permitiram que 28 milhões de pessoas saíssem da pobreza. Mas Dilma quer mais: “O meu compromisso é erradicar a pobreza no Brasil. Ninguém respeita quem deixa uma parte de seu povo na miséria”.

Outro compromisso é dar a riqueza do pré-sal aos brasileiros e não entregá-la “de mão beijada” para as empresas estrangeiras. “Nós temos de ter memória. Também está em questão nesta eleição o que eles farão com o pré-sal”, alertou Dilma. Ela prometeu não errar. E decretou: “Mulher sabe, sim, governar.”

A plateia aplaudiu de pé o discurso de Dilma. Na saída, um jovem artista amador definiu: “Mais uma noite histórica no Casa Grande.”

Eng Raymundo de Oliveira, ex-presidente do Clube de Engenharia: O Governo Lula é o melhor governo de que me lembro, incluindo os anos JK.

Meus amigos,

Estou me dirigindo a quem conheço e que, creio, gostaria de ouvir minha opinião sobre o quadro político atual. Se não este for o caso, peço, antecipadamente, minhas desculpas.

Estou me aproximando dos 70 anos e acompanho a vida política nacional há mais de 50 anos. Isso não quer dizer que seja dono da verdade, mas me oferece alguma convicção de que meus amigos gostariam de conhecer minha visão.

Sou professor da UFRJ há 45 anos, estou me aposentando por idade, fui Presidente do Clube de Engenharia por dois mandatos de três anos, de 1994 a 1997 e de 2003 a 2006, além de ter exercido alguns cargos públicos nessas décadas.

Vivi os Governos JK, Jango, o Golpe Militar, a luta pela redemocratização, o fim da ditadura, Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula. Vi o orgulho brasileiro crescer com JK, o medo e as tristezas da ditadura, e esperança da redemocratização, o desânimo da falta de resultados dos governos democráticos. Vi os engenheiros abandonarem sua profissão e fazerem concurso para fiscal de rendas por falta de oportunidade. Visitei a Verolme, como Presidente do Clube de Engenharia, no meu primeiro mandato, e encontrei enorme ociosidade, vendo um deserto onde deveria haver trabalhadores.

Nunca fui do PT. Mas não sou cego!!! O Governo Lula é o melhor governo de que me lembro, incluindo os anos JK. O Brasil voltou a crescer, faltam engenheiros diante da atual retomada do desenvolvimento. É inegável que o povão está comendo mais e melhor. Esta havendo uma indiscutível distribuição de renda.

Falando do que conheço mais de perto, as universidades federais receberam recursos como há muitos anos não viam. E ainda falta investir muito em saúde e educação.

Cresce no mundo o respeito pelo nosso país. Estive, neste último ano, na China, em Genebra, em Paris e em Portugal. Quando me dizia brasileiro, não falavam de futebol, carnaval ou Pelé. Todos se referiam ao Presidente Lula, com admiração e respeito.
Não vamos andar para trás.

Vou dar dois exemplos emblemáticos.

1- Nossa Petrobras voltou a se fortalecer, após anos em que não fazia mais nem os concursos anuais. Ela garantiu nossa autosuficiência em petróleo, descobriu o pré-sal e vai se tornando uma das maiores empresas do mundo, com domínio tecnológico e sendo instrumento de nossa independência e soberania. A atitude do Presidente Lula, retirando as áreas do Pré-sal do processo de licitações foi das posturas mais importantes que um presidente brasileiro já teve. Não tivesse tido a coragem de retirar essas áreas e hoje estaríamos discutindo se iríamos romper ou não esses contratos, pois o petróleo do Pré-sal já seria das mutlinacionais do setor.

2- Quando condenamos os processos de privatização dos governos FHC, vem o exemplo de que se não tivéssemos privatizado as telefonias, hoje estaríamos usando telefones fixos e não os celulares que se espalharam. Os celulares seriam vitória das privatizações FHC. Parece mentira, mas afirmam isso sem rir!!! Os celulares são resultado dos avanços da microeletrônica, que nos trouxe os microcomputadores, as agendas eletrônicas, a Internet e os celulares entre tantas outras coisas. Há celular no mundo todo: Zâmbia, Bolívia, El salvador, Moçambique, Índia, Nigéria, África do Sul, China, Alemanha, México, etc... Não foram as privatizações que viabilizaram os celulares, foi a Revolução Tecnológica que atingiu o mundo todo.

Meus amigos, a mentira precisa ser respondida com fatos. Nunca fui do PT, mas não sou cego. Este é o melhor governo de que me lembro. Quero que ele avance mais e não que retroceda.

Por isso e muito mais, voto em DILMA.

Um grande abraço,

Raymundo de Oliveira

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MPT prepara força–tarefa para indústria da construção civil

O setor da construção civil foi um dos que registraram os maiores índices de acidentes de trabalho nos últimos anos em todo o país, segundo dados do Ministério da Previdência. Em 2007, ano em que foi realizado o levantamento, o total de empregados registrados no setor da construção civil foi de quase 1,5 milhão. O estudo indica ainda que, neste período, mais de um terço dos trabalhadores do setor se acidentaram durante a atividade laboral, aproximadamente 653 mil.

Os números dão suporte à iniciativa do Ministério Público do Trabalho, que realiza durante o mês de outubro fiscalizações em todos os estados brasileiros. Dentro do cronograma de atividades da segunda fase do Programa Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Indústria da Construção Civil, iniciado em novembro de 2009, o MPT vai verificar se há irregularidades com relação às condições de Segurança e Saúde do trabalhador, lesões quanto ao meio ambiente de trabalho e precarização das relações trabalhistas em obras coordenadas por empresas do ramo da construção civil.

No âmbito da Procuradoria Regional do Trabalho - 13ª Região, já foram iniciadas reuniões com entidades parceiras, a exemplo do Ministério do Trabalho e Emprego, que se prontificou, mais uma vez, a colaborar com o MPT da Paraíba e participar ativamente da nova força-tarefa, que será realizada em breve, mas sem data definida.

Segundo a titular da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio-Ambiente do Trabalho (Codemat)do MPT na Paraíba, procuradora do Trabalho Myllena Alencar, a exemplo das atividades realizadas no ano passado, serão feitas inspeções nos canteiros de obras, a fim de verificar a observância das normas trabalhistas, especialmente as que dizem respeito ao meio ambiente do trabalho. "O foco de investigação da força-tarefa é a atuação preventiva quanto a acidentes graves ou fatais, que acontecem com bastante frequência em casos de quedas em altura, soterramentos e choques elétricos. Serão ainda observadas questões relativas à precarização das relações de trabalho nesse ramo, sendo os problemas mais comuns a falta de registro dos empregados e terceirizados e existência de empregados menores de 18 anos nos canteiros de obras", disse a procuradora.

Durante outras investigações conduzidas por Procuradorias Regionais do Trabalho nos estados, foram constatadas irregularidades em grandes construtoras que se utilizam de empreiteiros e subempreiteiros sem firmar contratos com os operários e não cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho, que contribui para o aumento de acidentes de trabalho no setor.

Como resultado do mês de fiscalizações que o MPT realizará em todo o país, obras da construção civil em que se encontrem irregularidades poderão ser embargadas, total ou parcialmente, por meio de ações judiciais ou extrajudiciais promovidas pelos Procuradores do Trabalho.

Mais de 40 obras embargadas

A força-tarefa realizada em novembro do ano passado, que reuniu Ministério Público do Trabalho e auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, embargou 44 obras de construção civil na Paraíba, sendo que 16 delas foram totalmente paralisadas. No Brasil, foram mais de 200 embargos.

Os embargos totais foram realizados em razão principalmente do descumprimento de normas de segurança do trabalhador. Em muitos casos as irregularidades apresentavam grave e iminente risco de acidentes para os operários. A força-tarefa foi resultado do Programa Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Indústria da Construção Civil, lançada pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT). O município de Patos foi o que apresentou o maior número de irregularidades.

Na operação, foram realizados embargos totais de obras e, também, interdições de equipamentos e serviços. Os embargos parciais são feitos quando os problemas detectados são pontuais, não comprometendo a segurança de todos os trabalhadores da obra, mas apenas de determinados serviços ou lajes.

Foram mobilizadas três equipes em João Pessoa, uma em Patos e outra em Campina Grande. Cada equipe era composta por um procurador do Trabalho e dois ou mais auditores fiscais. Em João Pessoa atuaram os procuradores do Trabalho Myllena Alencar, Cláudio Gadelha e Helena Camelo. Em Campina Grande, o procurador Carlos Eduardo de Azevedo Lima; e em Patos, o procurador Marcos Antonio, ao lado dos auditores do trabalho Roberto Miranda e Carlos Alberto Pontes.

Principais irregularidades

As principais irregularidades encontradas na maioria das obras foram: elevadores e andaimes irregulares, pontas de vergalhões desprotegidas, áreas periféricas abertas e desprotegidas, inexistência de guarda-corpo e de equipamentos de proteção coletiva e individual; fios de eletricidade expostos e falta de higiene.

A falta de registro de empregados e de terceirizados, e a contratação de trabalhadores menores de 18 anos são outras infrações cometidas por empresas da construção civil. O MPT conduz investigações em todos os estados brasileiros para averiguar irregularidades no setor e promover ações judiciais e extrajudiciais que protejam os direitos do trabalhador. Essas operações visam verificar se o meio ambiente de trabalho no setor da construção civil exibe inadequações com possibilidade de gerar riscos graves e iminentes aos trabalhadores, como soterramento, quedas de altura e choques elétricos. No que diz respeito às relações de trabalho, os procuradores averiguam, por exemplo, se há registro (CTPS), se há terceirização de atividade fim, fraude nas relações de emprego ou cooperativa fraudulenta.

Fonte: Revista Proteção

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MENSAGEM DA DILMA


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

INTELECTUAIS E JURISTAS SE UNEM EM FAVOR DA DILMA

MAIS UM MANIFESTO, AGORA DE JURISTAS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, DECLARA APOIO A DILMA

"Por um Brasil cada vez mais justo e igualitário; pelo meio ambiente equilibrado; pela defesa da liberdade religiosa e da livre manifestação de pensamento; pela defesa de nossa Constituição Social e Democrática de 1988; pela defesa dos movimentos sociais; pelo fim da miséria e redução da desigualdade social; por um Estado Republicano e presente na ordem social e econômica; por uma América Latina unida; por uma economia mais solidária; pela não privatização da Petrobrás, do Banco do Brasil, das Universidades Federais e demais entidades estratégicas; pela manutenção da independência do Ministério Público, das CPIs e da Polícia Federal na investigação de todo e qualquer rastro de corrupção; pelo ensino público e não mercantilizado; pela manutenção e ampliação das conquistas econômicas e sociais do Governo Lula; e por uma eleição sem boatos e calúnias; nós, juristas e professores universitários, abaixo-assinados, declaramos voto à candidatura de Dilma 13, neste segundo turno das eleições de 2010, para que ela seja a nossa primeira Presidenta do Brasil !"

Para assinar o manifesto basta enviar um e-mail com expressa adesão ao documento e mini-currículo para: tarsocv@uol.com.br

Veja quem já aderiu:

  • Celso Antônio Bandeira de Mello (Professor Emérito de Direito Administrativo da PUCSP)
  • Dalmo de Abreu Dallari (Professor Emérito de Direito Constitucional da USP)
  • Luiz Edson Fachin (Advogado e Professor da Faculdade de Direito da UFPR)
  • Carlos Frederico Marés de Souza Filho (Direito Ambiental da PUCPR)
  • Weida Zancaner (Direito Administrativo PUCSP)
  • David Sánchez Rubio (Titular de Filosofía del Derecho. Universidad de Sevilla)
  • Edésio Passos (Advogado PR, Conselho Nacional do Trabalho)
  • Clovis Beznos (Direito Administrativo da PUCSP)
  • João Bonifácio Cabral Júnior (Advogado PR)
  • Aton Fon Filho (Advogado, Diretor da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos)
  • Gilberto Bercovici (Titular da Faculdade de Direito da USP)
  • Ricardo Marcelo Fonseca (História do Direito da UFPR)
  • Celso Ludwig (Filosofia do Direito da UFPR)
  • Wilson Ramos Filho (Direito do Trabalho da UFPR e UniBrasil)
  • Vera Karam de Chueiri (Direito Constitucional da UFPR)
  • Marcos Alves da Silva (Direito Civil da Universidade Positivo e UniBrasil)
  • Tatyana Scheila Friedrich (Direito Internacional da UFPR)
  • André Passos (Advogado PR)
  • Emerson Gabardo (Direito Administrativo da UFPR e PUCPR)
  • Eneida Desiree Salgado (Direito Constitucional da UFPR)
  • Tarso Cabral Violin (Direito Administrativo da Universidade Positivo PR)
  • Túlio Vianna (Direito Penal da UFMG)
  • Pedro Estevam Serrano (Direito Constitucional da PUCSP)
  • Guilherme de Salles Goncalves (Direito Eleitoral e Público do UniCuritiba UEL e Instituto Bacellar PR)
  • Sandro Lunard Nicoladeli (Advogado e Professor Universitário PR)
  • Marco Marrafon (Direito e Pensamento Político da UERJ)
  • Anderson Marcos dos Santos (Direito, educação e cidadania da UFPR)
  • Maurício Zockun (Direito Administrativo da PUCSP)
  • Francisco do Rêgo Monteiro Rocha Jr (Coordenador da Pós em Processo Penal da ABDConst PR)
  • Carol Proner (Direito Internacional da UniBrasil PR)
  • Theo Marés (Direito Administrativo da FAMEC PR)
  • Carla Karpstein (UniCuritiba e Escola da Magistratura PR)
  • Rogério Bueno da Silva (Advogado PR)
  • Cristiano Dionísio (Direito Civil da Faculdade Dom Bosco PR)
  • Rafael Garcia Rodrigues (Direito Civil da Universidade Cândido Mendes RJ)
  • João Luiz Costa Lopes (Advogado PR)
  • Sérgio Staut (Teoria do Direito da UFPR)
  • Luis Fernando Lopes Pereira (História do Direito da UFPR)
  • Daniel Wunder Hachem (Direito Administrativo da UNIBRASIL PR)
  • Lincoln Schroeder Sobrinho (Direito Constitucional da FAE PR)
  • Eduardo Faria Silva (UFPR, Advogado PR)
  • Flávia Eliza Holleben Piana (Advogada PR)
  • Gustavo Fontana Pedrollo (Procurador Federal)
  • Luiz Henrique Urquhart Cademartori (Direito Administrativo da UFSC)
  • Marcos Leite Garcia (Direito Constitucional e Direitos Humanos da UNIVALI SC)
  • Adriano De Bortoli (Direito Administrativo da UNIVALI)
  • Marcelo Cattoni (Associado da Faculdade de Direito da UFMG)
  • Fabricio Tomio (Teoria do Estado e Ciência Política da UFPR)
  • Larissa Ramina (Coord. Geral Relações Internacionais e Coord. Adjunta Direito da UniBrasil PR)
  • Ozias Paese Neves (História do Direito da UniBrasil PR)
  • Vladimir Feijó (Advogado MG)
  • Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia (Direito da FDSM, Inst Metodista I. Hendrix e FAMIG MG)
  • Paulo Ricardo Opuszka (Teoria Política e Direito Social da UFRGS)
  • Eder Dion de Paula Costa (Direito do Trabalho da UFRGS)
  • Francisco Quintanilha Veras Neto (História do Direito da UFRGS)
  • Juliana Neuenschwander Magalhães (Sociologia do Direito da UFRJ)
  • Evandro Limongi Marques de Abreu (Processo Penal da Faculdade Dom Bosco PR)
  • Alexandre Trevizzano (Advogado SP)
  • Luiz Tarcisio Teixeira Ferreira (Direito Constitucional da PUCSP e Direito Administrativo da FADI)
  • Jose Ribas Vieira (Direito na PUC-Rio)
  • Martonio Mont’Alverne Barreto Lima (Titular da Universidade de Fortaleza CE)
  • Virgílio de Mattos (Escola Superior Dom Helder Câmara MG)
  • Cynthia Semíramis Machado Vianna (Escola Superior Dom Helder Câmara MG)
  • José Carlos Moreira da Silva Filho (Ciências Criminais da PUCRS)
  • Ricardo Marcondes Martins (Direito Administrativo da PUCSP)
  • Fábio Balestro Floriano (UFRGS RS)
  • Joelcio Flaviano Niels (Direito do Trabalho da UniBrasil PR)
  • Rafael Valim (Direito da PUCSP)
  • Alexandre Garrido da Silva (Direito da UFU MG)
  • Joana El-Jaick Andrade (Direito da Fac. Católica de Uberlândia e Sociologia do Inst. Fed. Triângulo Mineiro)
  • Paulo Antonio de Menezes Albuquerque (Direito da UFC CE)
  • Newton de Menezes Albuquerque (Direito da UFC e UNIFOR CE)
  • Augusto Jobim do Amaral (Direito da ULBRA RS)
  • Daniel Cerqueira (UCB - DF)
  • Fernanda dos Anjos (Direito da UNB DF)
  • Leonardo Grison (Unisinos, Advogado RS)
  • Andre Michelato Ghizelini (Ciências Sociais da UFES)
  • Marilson Santana (Direito da UFRJ)
  • Renato Perissinotto (Ciência Política da UFPR)
  • Claudia Regina Baukat Silveira Moreira (Universidade Positivo PR)
  • Leandro Franklin (Direito Civil da Universidade Positivo PR)
  • Gabriel Araújo Lima (Advogado PR)
  • Alexandre Mazza (Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes e Advogado SP)
  • Rafael de Sampaio Cavichioli (Advogado PR)
  • Fábio de Souza Santos (Advogado PI)
  • Solon Eduardo Annes Viola (UNISINOS RS)
  • Aline Curvêlo (Advogada PE)
  • Moacir José Sales Medrado (Pesquisador Embrapa PR)
  • André Orsini Parra (Advogado SP)
  • Antonio Maciel Botelho Machado (Pesquisador Embrapa PR)
  • Ana Paula Tredesini Barbieri (Universidade Anhembi Morumbi SP)
  • Thales Henrique R. Silva (UFU MG)
  • Angela Fonseca (Filosofia do Direito da Universidade Positivo PR)
  • Juliano Zaiden Benvindo (Direito Público da UNB DF)
  • Murilo Duarte Costa Corrêa (Filosofia do Direito da Fac. de Direito de Curitiba PR)
  • Adriana Inomata (Teoria do Estado e Direito Constitucional da Universidade Positivo)
  • Juliano Zaiden Benvindo (Direito Público da UNB DF)
  • Fernando Rogério Pinheiro da Costa (Analista Judiciário TST DF)
  • Alexsandra Marilac Belnoski (Direito Empresarial da Universidade Positivo)
  • José Luiz Quadros de Magalhães (Direito da UFMG, PUCMG e Fac de Direito de Pouso Alegre MG)
  • Jessie Jane Vieira de Souza (História Social da UFRJ)
  • Flavio Bortolozzi Junior (Sociologia Jurídica da Universidade Positivo e Sociologia Jurídica e criminologia da UniBrasil)
  • Rubens Takashi de Melo Tsubone (Direito Constitucional e Processo Civil da Univ. Candido Mendes)
  • Duvaldo Eurides (Universidade Federal de Uberlândia MG)
  • Angela L. Miranda (Filosofia e Ética da Universidade Positivo)
  • Daise A. Rossi (Universidade Federal de Uberlândia)
  • Nelton Miguel Friedrich (Advogado PR)
  • Felipe Carvalho Olegário de Souza (Instituto Federal de Alagoas)
  • Wilson Picler (Fundador do Grupo Educacional Uninter)
  • Jorge Alberto Escobar Rodrigues (Advogado RS)
  • Bruno Lazzarotti Diniz Costa (Administração Pública da Fundação João Pinheiro MG)
  • José Carlos Bianchi (Advogado PR)
  • Eponina Maria de Oliveira Lemme (Clinica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • Telma Maria Gonçalves Menicucci (Ciência Política da UFMG)
  • Tatiana Tannus Grama (Advogada, Consultora do PNUD no Ministério da Justiça)
  • Djamiro Acipreste (Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Câmara Cascudo RN)
  • Fabrizio Guinzani (Direito e Economia da UNESC)
  • Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp (Direito Constitucional da PUCMG e Legislação e Ética em Publicidade e Propaganda do UNI-BH)
  • Fabio Dib (Advogado RJ, ex de Prática Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • Fernando Rizzolo (Direito da Universidade Paulista, membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP)
  • Fernando Antonio de Carvalho Dantas (Centro de Estudos Sociais América Latina CES AL)
  • Ricardo W. M. de Melo (Advogado, Comissão da Criança e do Adolescente – OAB/PA)
  • Deisy Ventura (Relações Internacionais da USP e IHEID/Genebra)
  • Larissa Teixeira (Direito Societário da FGV SP e Direito Empresarial da FAAP SP)
  • Leonardo Barbosa e Silva (Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia)
  • Menelick de Carvalho Netto (Direito Constitucional e Teoria do Direito da UnB)
  • Gabriela Zancaner (Direito Constitucional e Fundamentos de Direito Público da PUCSP)
  • Gabriele Gottlieb (Negociação Coletiva da UFRGS e Gestão Municipal da UAB RS)
  • Dolores (Lola) Aronovich Aguero (Literatura em Língua Inglesa da Universidade Federal do Ceará)
  • João Emilio de Assis Reis (Direito Civil do UNILAVRAS MG)
  • Maria José do Amaral (Direito Civil e Processo Civil da Faculdade Joaquim Nabuco PE)
  • Silvia Burmeister (Advogada RS)
  • Jorge Gomes de Souza Chaloub (PUC Rio)
  • Sebastião Elias Kuri (Ex-Reitor da Universidade Federal de São Carlos)
  • Maria Cristina Leite Gomes (Ética da Faculdade Dom Bosco e Faculdade Padre João Bagozzi PR)
  • Nilcio Costa (Advogado SP)
  • Eduardo Rabenhorst (Direito da UFPB)
  • Andrea Kelly Ahumada Bento (Advogada SP)
  • Jeferson Andre dos Santos (Advogado, História e Ciências Sociais da USP)
  • Adriana Espindola Corrêa (Direito Civil da UniBrasil)
  • Luciano Alvarenga Cardoso (Advogado RJ)
  • Sandra Pereira Tosta (PUC Minas)
  • André Casotti Louzada (Advogado ES)
  • Sueli Aparecida Bellato (Advogada DF)
  • Davi Tangerino (Direito da UFRJ)
  • Rodolfo Giugliano (Titular de Medicina da Universidade Católica de Brasília)
  • Cláudio Henrique Macedo de Souza Fransozo (Advogado MG)
  • Nádia Teixeira Pires da Silva (Mestranda em Direito pela UFRJ)
  • Pedro Henrique Torquato Viana Antunes (Advogado MG)
  • Patricia Regina Cenci Queiroz (Faculdade Anglo-Americano PR)
  • Rafael Damasceno Ferreira e Silva (Direito da Faculdade Cenecista de Osório RS)
  • Cristiane Gonçalves de Oliveira (Advogada RJ)
  • Cláudia Santos (Advogada e Professora Universitária CE)
  • Francisco da Cunha e Silva Neto (Advogado e Professor PR)
  • João Vitor Passuello Smaniotto (Direito da ICPG e UniBrasil)
  • André Proner (Advogado PR)
  • Gabriela Moura (Direito Constitucional e Hermenêutica Jurídica da FAMINAS BH e Teoria Geral do Direito e Antropologia Jurídica da UNIPEL)
  • Ayrton de Andréa (Titular de Medicina da PUCSP e Faculdade de Medicina de Sorocaba)
  • José Renato Gaziero Cella (Filosofia Jurídica da PUCPR)
  • Cláudia Regina Benedetti (Antropóloga e Professora Universitária)
  • Leonardo Carneiro Assumpção Vieira (Direito Administrativo da UNIBH e UNA MG)
  • Humberto Ribeiro Júnior (doutorando UFF)
  • Elora R. Fernandes Teixeira (Advogada RN)
  • Karyn Cavalheiro (FAMEC PR)
  • M. Fernanda M. Seibel (Advogada RS)
  • Wladimir Rodrigues Dias (Direito da UniBH, PUCMinas, Escola do Legislativo e Ceajufe)
  • Patrick Mariano Gomes (Advogado DF)
  • Gabriel Ciríaco Lira (Professor Universitário AL, Conselheiro da Escola Nacional da OAB)
  • Juliana Leite Ferreira Cabral (Advogada e Professora Universitária PR)
  • Eduardo Gomes (Direito Internacional da UniBrasil)
  • Alexandra Xavier Figueiredo (Advogada membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG)
  • Luciano Silveira Pereira (Eng. Civil e Segurança do Trabalho, Mestrando Engenhararia Civil - UFF e Professor Universitário dos Cursos de Engenharia Ambiental e de Produção da UVA/Cabo Frio - RJ)

Prefeitos se unem pela Região dos Lagos em prol da Dilma

Reunidos na quarta-feira, 13/10, em São Pedro da Aldeia, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vários políticos de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande, Saquarema e São Pedro da Aldeia criaram um comitê suprapartidário para atuar na campanha de Dilma Roussef e lutar pela continuidade do governo Lula

Após análise do 1º turno da eleição, os prefeitos de Búzios, Mirinho Braga e de Araruama, André Mônica, revelaram a preocupação com a interrupção dos grandes investimentos do governo federal, já programados em seus municípios, e apontaram como fundamental uma campanha que esclareça o eleitor da Região dos Lagos.

“Temos que informar nossos cidadãos sobre a importância da continuidade do governo Lula. O contrário representará a falência da nossa região e do nosso Estado”, alertou André Mônica, prefeito de Araruama, que aguarda receber mais de R$ 30 milhões em obras do governo federal.

Em seu depoimento, Mirinho Braga, mostrou sua preocupação com os mais de 31 milhões de investimentos federais destinados ao município e comentou sua experiência, como prefeito de Búzios, nos dois governos: PSDB (FHC e Serra) e PT (Lula). “O tratamento dos prefeitos no governo do PT deu de dez a zero no do PSDB. A população tem que se unir para defender o Rio de Janeiro e eleger Dilma neste 2º turno. O contrário será um desastre para as famílias da nossa região”, garantiu Mirinho.

O ex-prefeito de Iguaba Grande, Hugo Canellas, também comentou sua experiência com os dois governos federais (PSDB e PT) e reiterou as palavras do prefeito de Búzios. “O presidente FHC e os ministros do PSDB não recebiam os prefeitos do Rio de Janeiro. Os investimentos federais só vieram para a nossa região com o governo Lula. E não podemos esquecer que o golpe que tirou nossos royalties começou com um projeto do candidato Serra. A população precisa refletir e garantir a eleição da Dilma, evitando a falência do nosso estado”, conclamou Canellas.

Da mesma forma, o vice-prefeito de Arraial do Cabo, Reginaldo Leite e o vice-prefeito de São Pedro da Aldeia, Marquinhos da Trecu’s apontaram a preocupação dos prefeitos Andinho e Carlindo Filho com a interrupção dos investimentos federais em seus municípios, caso o candidato do PSDB seja eleito. Reginaldo lembrou a todos a preferência de FHC e de Serra pelos paulistas, em detrimento dos cidadãos fluminenses.

O candidato a deputado, Cláudio Chumbinho (PT), ressaltou a necessidade de esclarecer as lideranças religiosas sobre as afirmações mentirosas contra a candidata do PT, disseminadas pela internet até as igrejas. “É muito importante que as comunidades, católica e evangélica, possam fazer sua opção consciente neste 2º turno. Só assim evitaremos uma catástrofe em nossa região e que, certamente, também atingirá em cheio as famílias que professam sua fé no Senhor Jesus”, acredita Chumbinho.

Os candidatos a deputado Janio Mendes, Xico Pintado e Carlos Victor, afirmaram que Dilma é "sem sombra de dúvida" a melhor presidente para nossas cidades e que todos devem ganhar as ruas imediatamente. “Não podemos perder um só momento ou oportunidade para esclarecer os eleitores do que está em jogo na Região dos Lagos”, alertou Carlos Victor.

A coordenação operacional do comitê suprapartidário propôs uma agenda de atividades por município, que será divulgada tão logo seja confirmada a participação dos políticos convidados para os eventos. Várias reuniões, comícios, bandeiraços e caminhadas devem acontecer nas duas semanas que faltam para a eleição do dia 31 de outubro.

Ascom Chumbinho PT Ricardo (22) 9215-3635 e 9979-8193

Jornal do Totonho não pode parar !!!!


Adivinha quem tá com Serra ?

O Deputado Ibsen Pinheiro - PMDB - RS, aquele autor da Lei que Retira os "ROYALTIES" DO RIO DE JANEIRO E DO ESPIRITO SANTO, está de braços dados com SERRA. É mais uma do Serra para prejudicar o Rio, lembrando que na constituinte de 88, foi dele o capitulo da taxação do ICMS do petroleo no destino em São Paulo e não na origem que é o Rio de Janeiro.

Com esta união, imagine o acontecerá com Rio se o Serra for eleito?

Com Serra perderemos os nossos Royaties atuais e dos pré-sal.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Região dos Lagos perde um grande BLOG

Com tristeza recebo a notícia de que o professor Totonho encerrou as atividades do seu blog político por motivo de saúde.

Agradeço ao Professor Totonho pelas inúmeras matérias engraçadas e de alto nível crítico que foram postadas que tive o prazer de ler.

Parabéns professor pela aula de irreverência e ousadia que nos ministrou por meses.

Segue a nota:


O JORNAL DO TOTONHO ENCERRA SUAS ATIVIDADES

Gostaria de agradecer o carinho que tenho recebido de todos os leitores com os quais estabelecemos relações de respeito e amizade durante todo esse tempo que o blog esteve no ar. Lamentavelmente, não tenho mais condições de mante-lo. Questões de saúde me impedem, não de usar o computador, mas de ocupar o tempo que o Jornal do Totonho exige. Vou tentar preencher a falta do blog com outras tarefas, que exijam menos esforços de atenção e leitura.
Quero que saibam, colaboradores e leitores, que não é uma decisão fácil, mas é a que se mostra possível e coerente com tudo aquilo que sempre me propus fazer.

Um grande e afetuoso abraço.

Luiz Antônio Nogueira da Guia (Totonho)

Dilma e a fé cristã

Frei Betto (*)

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte. Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.

Anos depois, Dilma e eu nos encontramos no Presídio Tiradentes, em São Paulo. Ela na ala feminina, eu na masculina, com a vantagem de, como frade, obter permissão para, aos domingos, monitorar celebração litúrgica na Torre, como era conhecido o espaço que abrigava as presas políticas.

Aluna de colégio religioso na juventude, dirigido pelas freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava ativamente de orações e comentários do Evangelho. Nada tinha de “marxista ateia”. Aliás, raros os presos políticos que professavam convictamente o ateísmo. Nossos torturadores, sim, o faziam escancaradamente ao profanarem, com toda violência, os templos vivos de Deus: suas vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.

Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula.

De nossa amizade posso assegurar que não passa de campanha difamatória – diria mesmo, terrorista – acusar Dilma Rousseff de “abortista” ou contrária aos princípios evangélicos. Se um ou outro bispo critica Dilma, há que lembrar que, por ser bispo, nenhum homem é santo.

Poucos bispos na América Latina apoiaram ditaduras militares, absolveram torturadores, celebraram missa na capela de Pinochet… Bispos também mentem e, por isso, devem, como todo cristão, orar diariamente “perdoai as nossas ofensas…”

Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica. Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que “a árvore se conhece pelos frutos”, como acentua o Evangelho. É na coerência de suas ações, na ética de seus procedimentos políticos, na dedicação ao povo brasileiro, que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.

Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: que, se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria sítios e fazendas produtivos; implantaria o socialismo por decreto…

Passados quase oito anos, o que vemos? Vemos um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.

Aas breves semanas que nos separam hoje do segundo turno, forças de oposição ao governo Lula haverão de fazer eco a todo tipo de boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em toda a trajetória de Dilma, em tudo que ela realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.

Certa vez, relata o evangelista Mateus, indagaram de Jesus quem haveria de se salvar. Para surpresa dos que o interrogaram, ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem disse que seriam aqueles que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem disse que seriam aqueles que se julgam donos da doutrina cristã e se arvoram em juízes de seus semelhantes.

A resposta de Jesus surpreendeu-os: “Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; nu e me vestistes; oprimido, e me libertastes…” (Mateus 25, 31-46)

Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos uma vida digna e feliz.

Isso o governo Lula tem feito, segundo opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

(*) Frei Betto é escritor, autor de “Um homem chamado Jesus” (Rocco), entre outros livros – www.freibetto.org twitter:@freibetto