terça-feira, 23 de novembro de 2010

SEBRAE – RJ promove VIII Seminário Estadual de Maricultura, em Arraial do Cabo

O SEBRAE-RJ realizará nos dias 25 e 26 de novembro, em Arraial do Cabo, o VIII Seminário Estadual de Maricultura. O objetivo é ampliar a difusão de novas tecnologias, promover intercâmbio entre maricultores, instituições de ensino e pesquisa e empresas de fomento. Além disso, proporcionar amplo debate de assuntos de interesse regional e estadual, visando firmar o fortalecimento da atividade nos municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro.

Os seminários estaduais, que acontecem anualmente, alternando-se entre a Costa Verde e Região dos Lagos, fazem parte das ações desenvolvidas pelo SEBRAE-RJ para melhorar e profissionalizar este setor. Dentre os resultados esperados com os eventos, estão: a formação de massa crítica necessária ao desenvolvimento e competitividade da maricultura nos diversos segmentos da cadeia produtiva; ter no Estado um corpo técnico com informações tecnológicas atualizadas e introduzir uma visão empreendedora e empresarial na área.

A maricultura, criação de vieiras, ostras e mexilhões em fazendas marinhas, está mudando - para melhor - a vida dos pescadores do Rio de Janeiro, que sofriam com a decadência da pesca artesanal. Com a atividade, eles conseguiram uma forma de sustento para suas famílias, baseada em uma atividade economicamente viável e ecologicamente responsável.

Com 635 km de costa, o Rio de Janeiro tem grande potencial para o desenvolvimento da maricultura. A previsão é que, nos próximos dois anos, a produção e os negócios cresçam cerca de 15% no estado. Para aumentar ainda mais este índice, os maricultores do Estado do Rio de Janeiro estão exigindo cada vez mais uma gestão eficiente para o setor e uma atenção especial dos governos estadual e federal, principalmente, para ajudar os pequenos produtores a crescerem neste segmento mercadológico.

Além dos benefícios sociais, a maricultura também trouxe importantes ganhos ambientais. Isso porque as fazendas marinhas só progridem se as águas onde elas se encontram estiverem livres de poluição. Um ponto, também, importante do evento será a entrega do Licenciamento Ambiental, que será feita pelo INEA, para algumas áreas de maricultores da Costa Verde. O Licenciamento Ambiental foi, durante muito tempo, um dos principais "gargalos" da atividade mas, hoje, um Decreto do Governo Estadual simplificou o processo de licenciamento, possibilitando que os maricultores legalizem seus empreendimentos.

VIII Seminário de Maricultura do Estado do Rio de Janeiro

Data: 25 e 26 de novembro de 2010

Local: Hotel Ressurgência - Arraial do Cabo

Rua Luiz Joaquim, 350 – Praia dos Anjos

Informações e inscrições:

0800570 - 0800 / www2.redetec.org.br/eventos/viiiseminariomaricultura/ficha.

Fonte: SECOM Cabo Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário