segunda-feira, 27 de abril de 2009

Foco no Problema ou na Solução

Um paciente vai num consultório psicológico e diz pro doutor:

- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!

- Deixe-me tratar de você durante dois anos. - diz o psicólogo.

- Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.

- E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente.

- 120 reais por sessão - responde o psicólogo.

- Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito.

Passados seis meses, eles se encontram na rua.

- Por que você não me procurou mais? - pergunta o psicólogo.

- A 120 reais a consulta, três vezes por semana, dois anos, ia ficar caro demais, ai um sujeito num bar me curou por 10 reais.

- Ah é? Como? - pergunta o psicólogo.

O sujeito responde:

- Por 10 reais ele cortou os pés da cama…

Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples!

HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO!

Quer obter sucesso?

Foque uma solução ao invés de ficar pensando no problema.

Um comentário:

  1. É companheiro... Nós temos sempre o péssimo hábito de começar da forma errada, sempre começando pelo problema. O problema nós já temos, o que precisamos é a solução! Murphy sempre viu o lado ruim das coisas(não deveria ser umas das personalidadas mais otimistas), enquanto Freud estudava um modo de entender como elas aconteciam.
    Nós como humanos temos a tendência de pensar como Murphy, quando algo dá errado a primeira coisa que nos vêm à cabeça é: "Danou-se!". Mas não é assim que deveria ser. Nós ficamos sempre 100% focados no problema, e não na solução. Percebemos que temos um problema para resolver, e só ficamos imaginando como ele pode ter ocorrido, ou procurando alguém para colocar a culpa.
    Ficando focados no problema, acabamos por nos extressar imaginando o que pode ocorrer caso não consigamos resolver o mesmo e no final das contas não fazemos nenhum tipo de progresso.
    No lugar de ficar imaginando o que de ruim pode ter causdo o problema, devemos buscar soluções para o mesmo, sem perder tempo precioso nos extressando com as causas.
    Podemos perceber que o problema se resolve de uma forma mais simples do que esperado, e no final nos poupamos de todo o stress de ficar imaginando tudo de ruim que poderia ter acontecido.
    Parabéns pela Postagem! E visite o meu Blog também, te aguardo postando por lá.
    Saudações Petista!

    ResponderExcluir