terça-feira, 28 de agosto de 2012

Marcelo Zelão: eleito o melhor prefeito do Brasil


Marcello Xavier Cabreira, o Marcello Zelão (PT), Prefeito de Silva Jardim. Vencedor do prêmio Prefeito Empreendedor estadual e nacional do Sebrae, ele conquistou também o Prêmio ODM/2012 - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, criado pelas Nações Unidas (ONU).


Zelão que fundou o PT em Silva Jardim, em 1986, está preocupado com o desenvolvimento de sua cidade. Além de estar empenhado na sua campanha pela reeleição, tem marcado presença nos municípios vizinhos, conversando sobre a importância da sustentabilidade e do crescimento uniforme das cidades que estão no entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).


Para o chefe do Executivo de Silva Jardim, investir em educação é o caminho para o progresso da sociedade. Geração de renda e emprego também são temas que, segundo o prefeito, devem estar presentes na pauta dos próximos governantes. Como já estamos em campanha eleitoral, daremos espaço para os candidatos do PT falar sobre suas propostas para as eleições municipais de 2012.
As idéias e opiniões expressas na entrevista são de exclusiva responsabilidade do entrevistado, não refletindo, necessariamente, as opiniões da direção do Diretório Estadual do PT. Eis a entrevista.

1 – O senhor ganhou o Prêmio Prefeito Empreendedor estadual e nacional . Conquistou o Prêmio ODM Brasil - Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, concurso promovido pelas Nações Unidas (ONU) onde mais de quatro mil projetos foram avaliados . Qual é a fórmula da boa administração?
Marcelo Zelão: Apenas colocar em prática tudo o que aprendi durante esse período que estou no PT. Adaptei o modo petista de governar em Silva Jardim, seguindo a cartilha do presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. Não tem como dá errado.

2 – Explique a criação do Banco Comunitário de Capivari (BCC) e os benéficos que esse projeto levou a população de Silva Jardim.
Marcelo Zelão: A intenção do Banco Comunitário de Capivari (BCC) foi primeiro resgatar a alto estima da população, aquecendo o comércio local com uma moeda que só circulasse na cidade. A mecânica é a seguinte: o comércio dá desconto para quem usa o capivari, fazendo com que o recurso do município não saia da cidade. Esse projeto aumentou a receita de Silva Jardim em 40%. O BCC também oferece programa de microcrédito aqueles que não têm acesso ao crédito dos bancos comerciais. Somando o microcrédito com a legalização e abertura de pequenos negócios através do MEI – Micro-Empreendedor Individual – projeto do governo federal, o usuário monta o seu negócio e o benefício que recebia com o dinheiro do bolsa família, ele repassa para outra pessoa que tenha mais necessidade.

3- Por que a moeda se chama capivari?
Marcelo Zelão: Capivari era o nome da cidade. Quem aqui nascia era cidadão capivariense. Depois o município foi rebatizado como Silva Jardim. A escolha do nome foi para resgatar a auto estima da população que nunca deixou de se sentir como um capivariense.

4 – Pelo segundo ano consecutivo, Silva Jardim ficou em primeiro lugar na arrecadação do ICMC Verde. Um das ações da prefeitura para preservar o meio ambiente foi o fechamento do lixão, que foi utilizado por dez anos. Fale sobre essa ação, como também as outras medidas que colocaram a cidade como modelo de preservação do meio ambiente.
Marcelo Zelão: Fechamos o lixão e estamos colocando o lixo no Aterro Sanitário Controlado, em São Pedro D'Aldeia (município vizinho). Aumentou o nosso custo, mas resolvemos um problema ambiental muito sério que contaminava diversos rios da cidade. Fizemos uma parceria com a Associação Mico-Leão Dourado, na área de educação ambiental e promovemos o reflorestamento de matas auxiliares (aquelas que ficam nas margens do rio e de nascentes). Além de investirmos em saneamento, criamos um parque municipal e pretendemos em breve, instalar a coleta seletiva de lixo.

5 – Silva Jardim é o 11º município do Estado em extensão. São 900 km de área, divididos em quatro distritos: 1º Distrito – Centro / 2º Aldeia Velha / 3º Gaviões / 4º Correntezas. Não havia transporte municipal e a população se deslocava de carona nos caminhões. O senhor criou a empresa municipal de transporte Expresso Capivari e por R$ 1,00 os moradores podem percorrer toda a cidade. Fale sobre esse processo.
Marcelo Zelão: Há dez anos a população não tinha transporte público regular na cidade. Não era viável economicamente para uma empresa privada fazer o transporte, pois a passagem ficaria muito cara. Daí, resolvemos subsidiar esse valor, criando uma empresa municipal: a Expresso Capivari. O preço da passagem é igual para todos os bairros e distritos de Silva Jardim. O passageiro se andar um quilômetro paga R$ 1,00, se andar 40, desembolsará o mesmo valor. Temos 22 mil habitantes. Três meses após a criação da Expresso Capivari, transportamos 200 mil passageiros, sendo que nas festas de fim de ano, esse volume aumentou em 30% . Essa movimentação aqueceu o comercio local e tivemos um fim de ano muito próspero na cidade.

6 – Nos últimos três anos, o investimento em educação aumentou. Em 2009 a prefeitura aplicou 27%no setor. Em 2010, destinou 29% e ano passado foram 32% investidos em educação. A merenda escolar melhorou e agora os alunos recebem uniforme completo, de tênis a mochila. Fale sobre isso.
Marcelo Zelão: Você só muda o lugar se investir em educação. Não tem outro jeito. Penso que é fundamental o investimento maciço em educação para mudar Silva Jardim. Construímos e reformamos sete escolas num total de 18. Melhoramos a qualidade da merenda. Temos 11 ônibus próprios e 40 kombis alugadas para transportar de graça cerca de 2.300 alunos todos os dias. Isso representa quase 50% da nossa rede escolar. Em nossa gestão, o aluno ganhou uniforme, livros, material escolar, notebook que ele usa na escola e em casa.
Silva Jardim tinha o menor número de computadores por habitantes no estado. Em 2009, criamos o laboratório de informática em todas as escolas para ensinar os alunos como operar o equipamento e os programas. Em 2010, levamos a internet gratuita para as praças e a partir daí é que pedimos autorização ao Conselho Municipal de Educação para comprarmos os notebooks e oferecê-los aos alunos.
Alfabetizamos 900 adultos em parceria com a Petrobrás, Firjan e Banco do Brasil. Através das igrejas e dos movimentos sociais chamamos o público que estava interessado em se alfabetizar. Hoje temos 19 turmas de adultos estudando e saíamos do ranking de se o segundo município do estado em número de analfabetos.

7 – É verdade que o senhor descobriu que muitos funcionários da prefeitura não sabiam assinar o nome?
Marcelo Zelão: É verdade. Quando entrei para a prefeitura tinha funcionário com quase 30 anos de casa que não assinava o ponto. No lugar da assinatura, ele colocavam o dedo e isso me despertou para essa realidade. Então, resolvemos criar uma turma dentro da secretaria de Obras para alfabetizar esses operários.

8 – E Saúde de Silva Jardim como está?
Marcelo Zelão: Estamos construindo uma novo pronto socorro. Trocamos todo o mobiliário e reformamos a Policlínia Aguinaldo Moraes. Construímos três postos de saúde nos distritos. Estamos construindo no centro da cidade um centro referência de Saúde da Mulher. Outra ação importante foi a regularização da distribuição de medicamentos e o serviço de vans adaptadas que a prefeitura oferece gratuitamente para transportar os deficientes.

9- Um hospício foi fechado em Rio Bonito e a prefeitura de Silva Jardim acolheu os doentes de lá. Conte como isso aconteceu?
Marcelo Zelão: É verdade. Criamos o Centro de Apoio Psicossocial (CAP) para absorver os pacientes de Rio Bonito, que estavam internados há mais de 20 anos e tinham origem em Silva Jardim. Como não tinham família, nem para onde ir, construímos uma residência terapêutica, onde eles são assistidos por profissionais de saúde e detêm um tratamento mais humanizado.

10 – Com relação ao funcionalismo público, sua gestão criou o plano de qualificação do servidor, deu aumento além da inflação e os salários estão em dia. Em menos de quatro anos, o jeito petista de administrar, melhorou a vida da população de Silva Jardim?
Marcelo Zelão: Em três anos e três meses, quem recebeu menos, recebeu 40% de aumento. Houve categorias que tiveram acréscimos que ultrapassaram 100%. Havia servidor braçal que não ganhava nem o salário mínimo. Isso hoje não existe mais. O salário dos professores está acima do piso nacional da categoria e a regência dos profissionais de ensino aumentou em quase 200% .

11 – Em 1985, o senhor e o seu secretário de Governo Paulo Eduardo fundaram o PT em Silva Jardim. Faça uma análise de como era o partido há quase 30 anos e como ele está agora.
Marcelo Zelão: Sofremos um preconceito muito grande por sermos do PT. Silva Jardim é uma cidade com grandes proprietários rurais e a sociedade é muito conservadora. Mesmo assim, construímos o partido com diversos outros companheiros e hoje estamos mudando a cara da cidade, graças as políticas implementadas pelo PT. O partido cresceu, passou a ser respeitado e não perdeu a identidade de um partido que luta pelas causas sociais. E a nossa administração comprova que onde o PT governa dá certo.

12 – Como o senhor ver, as alianças que o PT fez na capital e está fazendo pelo interior do Estado?
Marcelo Zelão: O presidente Lula nos mostrou que as alianças são fundamentais para termos governabilidade. Em Silva Jardim temos alianças com oito partidos diferentes. A união dos governos Federal, Estadual e Municipal fez a diferença no estado do Rio e, principalmente, em nossa cidade. A condução das alianças feita pelo Diretório Estadual tem sido muito proveitosa para todos nós. Veja o exemplo do presidente Lugo, no Paraguaia. Ele não tinha o apoio do Congresso e foi cassado. Já o presidente Lula resistiu ao golpe do dito mensalão em 2005, graças a sua base de apoio parlamentar. Sem aliança não há governabilidade.

13- Como vê a ação de aproximação do Diretório Estadual com as microrregiões.
Marcelo Zelão: Nós que estamos no interior sempre gritamos por esse apoio e agora estamos vendo esse anseio virá realidade. Garanto que por causa dessa política de aproximação, teremos um crescimento de prefeitos e vereadores do interior e o partido sairá mais fortalecido dessas eleições municipais.

14– Considerações finais.
Marcelo Zelão: Quero agradecer por se prefeito da minha cidade e de poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Silva Jardim. Queremos continuar os projetos e ainda estamos no meio do caminho. Por isso a reeleição é importante. Não podemos andar pra trás. Temos orgulho de ser um governo do PT, de esquerda e socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário