quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Conhecimento sobre os EPIs traz mais segurança para os trabalhadores

Quando se fala em proteção do trabalhador, muitos fatores devem ser levados em conta além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Deve-se primeiro optar por medidas coletivas e de engenharia que diminuam os riscos, depois vem a questão da proteção individual.

Mas para garantir a segurança do trabalhador, deve-se saber escolher o EPI e usá-lo corretamente. Para o uso correto, as instruções devem ser claras e compreendidas pelo usuário. Isso quer dizer que orientação e treinamento são essenciais.

O Manual de Orientações Técnicas traz informações revisadas por especialistas de forma resumida e ilustrada sobre cada grupo de EPI e algumas medidas de proteção importantes. São orientações sobre Proteção auditiva, contra quedas, da cabeça, da pele, das mãos, do corpo, dos pés, ocular, facial, respiratória, de máquinas, Produtos ergonômicos e Instrumentação.

Cada tipo de EPI é detalhado no manual, trazendo informações de uso e as variações do equipamento. Sobre proteção contra quedas, por exemplo, consta a anatomia do EPI, durabilidade e conservação e novidades na legislação. Além de tipos de cinturão, trava-quedas, talabarte, andaimes, linha viva, cabos de aço e cordas.

Fonte: Redação Revista Proteção

Nenhum comentário:

Postar um comentário