quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SALVE ZUMBI! A LUTA CONTRA A MORTE E O EXTERMÍNIO DE NEGROS CONTINUA!


No Dia Nacional da Consciência Negra, o Rio não tem muito do que se orgulhar. Pesquisas recentes mostram que o número de negros e pardos assassinados no município foi 2,7 vezes maior que o de brancos.
De acordo com os dados do DataSus pesquisados pelo Laeser UFRJ (Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e das Relações Raciais), dos 1.203 homicídios registrados no último ano, 872 foram cometidos contra negros (72,5%) e 331 contra brancos (27,5%). No Estado a diferença é menor, mas não apaga o absurdo. A cada homem branco assassinado, 2,3 negros ou pardos morreram: foram inacreditáveis 3.073 (69,9%) contra 1.322 (30,1%).
O absurdo ganha ainda mais destaque ao dar enfoque aos 19 municípios da Região Metropolitana: somente em Japeri se matou praticamente oito vezes mais negros do que não negros: 31 homicídios contra quatro. Em algumas cidades a quantidade de pretos e pardos assassinados mais que quadruplica em relação aos brancos. Em São João de Meriti, se assassinou 4,8 vezes mais negros; Seropédica, 4,5 vezes e Caxias, 3,7.
Os dados nacionais também assustam: nada menos do que 38.243 negros foram vítimas de homicídio (72,7%) no Brasil — 2,6 vezes mais que assassinatos de pessoas brancas, que ficaram em 14.348 (27,3%) no mesmo ano.
A memória de Zumbi dos Palmares precisa ser lembrada como alguém que lutou pela liberdade e pela dignidade do povo negro. E o dia de hoje é uma oportunidade para construirmos mecanismos efetivos com esse propósitos.
Precisamos de políticas públicas capazes de impedir esses assassinatos, em especial do povo negro.
Vamos juntos! Sem você não dá.

Contribuição Professor Robson Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário