quarta-feira, 3 de abril de 2013

Rede Separativa de Esgoto: Urgente e Necessária.


Artigo publicado no Jornal Folha dos Lagos em 28/03/2013

Cabo Frio, ao longo dos últimos anos, vem recebendo um volume altíssimo de recursos oriundos dos royalties do petróleo e muita coisa foi realizada, mas uma ficou pendente e já começa a surtir efeitos, é a falta de investimento em saneamento básico.
Devido ao controverso sistema de captação e tratamento de esgoto adotado em nossa cidade (tratamento a tempo seco), a ASAERLA vem ao longo dos anos tentando, sem êxito, sensibilizar a administração municipal para que ao planejar obras de pavimentação e drenagem inclua em seu escopo, para o caso da via ainda não possuir, a rede separativa de esgoto.
Em 2012 PMCF foi alertada para a inclusão da rede de esgoto nas obras de revitalização do Centro, mas somente o alerta da ASAERLA foi atendido após a intervenção do Ministério Público.
A Prefeitura deve construir a rede separativa de esgoto nas vias que receberão futuras intervenções, incluindo reformas, mesmo sem ser da responsabilidade do município. O município pode adiantar as metas da Prolagos e, depois, negociar com a concessionária a reversão deste investimento em descontos para os munícipes nas tarifas de água e esgoto.
Os royalties do petróleo deviam, sobretudo, servir para investimento em infraestrutura e, principalmente, para tratamento do saneamento da cidade. Não podemos mais aturar o mau cheio que exala dos ralos, principalmente, no centro da cidade.


Luciano Silveira
Engº Civil e Segurança do Trabalho
Conselheiro Regional do CREA-RJ
Ex-presidente ASAERLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário