quinta-feira, 11 de abril de 2013

Casas para Temporadas, um risco para Cabo Frio !


Artigo publicado no Jornal Folha dos Lagos em 11/04/2013

No mês de janeiro/2013, o país se solidarizou com a cidade de Santa Maria-RS por causa da tragédia da Boate Kiss que vitimou 241 jovens após um incêndio de grandes proporções. Com essa tragédia temos que aprender e prevenir para que outras não aconteçam.

A ASAERLA – Associação dos Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos vem alertando as autoridades públicas municipais a respeito do problema das casas alugadas para ônibus de excursão em Cabo Frio, principalmente no bairro Vila Nova. Esse alerta, já foi tema de capa do informativo da entidade na edição 22 no ano de 2010 e nessa matéria o comandante do Corpo de Bombeiros da época alertava para a falta de prevenção e lamentava que nada podia fazer.

Esses imóveis, que ASAERLA chama de “casas pousadas”, são edificações residenciais unifamiliares que chegam a receber pessoas de 2 a 3 ônibus, simultaneamente. Essas residências não possuem infraestrutura de hotel, as estações de tratamento de esgoto são subdimensionadas e não possuem vazão necessária a imensa carga de esgoto gerada pelo expressivo número de hóspedes. As instalações elétricas não são preparadas para o grande consumo e existe, ainda, grande possibilidade de curto-circuito. Outro problema é que esses imóveis não apresentam o planejamento de sistemas de proteção contra incêndio e pânico, fato que expõe um risco enorme aos hóspedes, que, provavelmente, não se dão conta da gravidade da situação.

No dia 12 de março de 2013, a ASAERLA encaminhou um ofício ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro solicitando providências para essa situação com objetivo de se evitar tragédias como a de Santa Maria no Rio Grande do Sul.


Luciano Silveira
Engº Civil e Segurança do Trabalho
Conselheiro Regional CREA-RJ
Ex-Presidente ASAERLA

4 comentários:

  1. O revoltante é que precisa acontecer uma tragédia para que as devidas providências sejam tomadas, ou pelo menos vistas que há algo de errado. "Antes nunca na história dessa cidade" se preocuparam com isso. Moralistas

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo Anônimo, o alerta vem sendo feito desde 2010 pela ASAERLA e as autoridades até agora nada fizeram, por isso a ação no MPE.

    ResponderExcluir
  3. Nossa cidade está nessa lama turística devido a falta de incentivo à construções de novos empreendimentos turísticos, estes quando tentam chegar até nossa cidade ou tem que vir de "malas cheias" ou encontrarão um caminhão de burocracia, o que afasta o investidor.
    A legislação urbana é pífia no que tange a novas instalações hoteleiras, que qualquer arquiteto ou engenheiro ao fazer um estudo de viabilidade chega a conclusão que fazer um empreendimento hoteleiro em tal terreno seria um tiro na bota pois geraria uma demora significativa na recuperação do capital investido na compra do lote e na construção da edificação propriamente dita.
    Uma grande pena que em um país como o Brasil ( não jogo a culpa somente na nossa cidade), quem quer ser formalizado só se dá mal. O Estado de uma forma geral é paternalista e cria dificuldades para os investidores e fecha os olhos pras anomalias da microeconomia individual. Montar uma loja é impossível quando se tem pouco capital, mas pegar uma barraca e vender o que quiser na orla é mole e a fiscalização é conivente, pois, afinal, são coitados!.
    Minha crítica está longe de ser elitista, ela apenas abre os olhos da sociedade classe média, a qual grande somatório dos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura se inserem, que acaba sempre pagando o pato. Este tipo de Pousada Pirata é como uma célula cancerígena em metástase, e atinge todos os órgãos da sociedade, a segurança,social, turismo,fiscalizatório e urbano. Abala a população como um todo, menos os informais, acariciados sempre pelas benesses advindas do Estado que de lambuja entope as praias de shows e eventos gratuitos. Passamos a alvo fácil do turismo barato, é comum escutar que em Cabo Frio, no verão, tal trecho da praia é de uma facção ou outra. Essa é a nossa turminha que vive num universo paralelo onde ninguém é de ninguém!

    Não assino pois em tempos de ditadura qualquer comentário pode ser levado como ofensa ao ditador e esten ão é o caso, o problema não é somente dele, mas é dele também!

    ResponderExcluir
  4. Sempre alertei sobre os riscos de incêndio e pânico em locais de grande concetração de pessoals da falta de fiscalização, meu trabalho de conclusão da pos em Segurança no Trabalho estuda o caso de um centro cultural e teatro em uma cidade da região litoranea, vou omitir o nome por questões éticas, nas minhas aulas sempre alerto aos alunos sobre os riscos neste espaços, inclusive comparando que infinamente mais seguro o trabalho em plataformas que por sua naturza é perigoso do que espaços comerciais mau projetados. Varios alunos após a tragédia de Santa Maria tem me agradecido pelas informações e enfase nas questões de segurança.
    Sidney Siqueira - Engenheiro Civil e Segurança no Trabalho.

    ResponderExcluir