quinta-feira, 7 de julho de 2011

ARTIGO - PRIVATIZARAM

Duca Monteiro (*)

PRIVATIZARAM

O estacionamento da cidade de Cabo Frio foi privatizado. Infelizmente é isso mesmo. Apesar da denúncia, dos apelos, emails disparados, conseguiram privatizar o estacionamento nas ruas da cidade.

Devo dizer que tudo foi muito bem orquestrado. A mensagem do prefeito foi à câmara durante o recesso parlamentar. Os vereadores foram convocados para uma sessão extraordinária. Votaram a matéria em regime de urgência, sem nenhum vereador defender ou utilizar a tribuna para expor o porquê de tal medida.

Agora vem o pior. Ninguém em Cabo Frio soube de tal licitação. O jornal oficial não publicou o edital (pelo menos não circulou na cidade), A imprensa em geral não tinha conhecimento, quem gostaria de participar não foi informado, ninguém sabe os termos, as ruas, os valores e nem quando foi tal licitação. Tudo foi feito nas sombras.

Isso tudo é uma vergonha. É uma vergonha para o Prefeito que organizou tal ato, seus secretários mais próximos que avalizaram, os vereadores que aprovaram a medida à surdina, os membros da comissão de licitação da prefeitura que orquestraram tal licitação “sigilosa” ( e usam a desculpa que são apenas funcionários). Todos são culpados.

Menos culpados, mas com participação pela omissão, ficam os políticos municipais, candidatos ou não, que defendem tão arduamente a transparência, mas quando é necessário tomar a frente em defesa da comunidade, se permitem a questionar apenas no meio político.

As vítimas somos nós, eu, você, o vizinho, toda a população que irá pagar a uma empresa privada algo que no passado era usado para aumentar a arrecadação de instituições como a APAE. Tudo isso graças aos nossos vereadores, os principais culpados, pois se eles realmente representassem a população, não votariam e aprovariam tal matéria danosa ao munícipe.

Talvez o Ministério Público cobre a transparência que não houve. Talvez a OAB queira informações detalhadas. Talvez a ACIA bote a mão na questão, já que isso irá respingar nos comerciantes. Talvez um político entre na justiça. Talvez eu arrume um advogado. Talvez alguém arrume um advogado. Talvez a população deixe de ser passiva-permissiva. Tudo isso está agora no TALVEZ.

Dizem que o nome da firma é Central Park Estacionamentos. Também dizem placa de Cabo Frio irá pagar após 10 minutos e que será R$ 2,00 e na praia R$ 5,00, e que essa firma está em parceria com alguns vereadores. A guarda municipal ao invés de assegurar o direito do cidadão, orientar, auxiliar, irá reprimir qualquer tipo de ação contra esse interesse não republicano. A verdade irá aparecer e em breve saberemos (mesmo que não oficialmente), quem está por trás disso. Essa “renda” que esses políticos arrumaram está proporcionalmente ligada à decência de seus atos.

Algo tem que ser feito, pois chega de empurrarem essas “sacanagens” goela abaixo da população e ninguém fazer nada.

(*) Empresário.

Um comentário:

  1. Eu espero e desejo muito que a LEI seja REALMENTE CUMPRIDA... Eu quero verificar se as duas únicas vagas para deficientes, na Praça das Águas, e as outras existentes no Município, estarão sendo ocupadas por carros devidamente identificados e autorizados não com só o símbolo de acessibilidade como também com o cartão de VAGA ESPECIAL que tem valor federal. FAÇO SABER QUE O CARRO QUE ESTIVER COM O CARTÃO DE AUTORIZAÇÃO VISÍVEL E NA VALIDADE, TEM O DIREITO A GRATUIDADE. QUEEEEEEERO VER. ESPERO QUE O CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FISCALIZE E FAÇA VALER NOSSO DIREITO! UMA ABRAÇÃO..
    BETH MARGE

    ResponderExcluir