quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cabo Frio sedia Fórum Nacional de Tecnologia para Construção Sustentável

Nunca se ouviu falar tanto em sustentabilidade quanto atualmente. Mas quem pensa que a palavra é apenas um modismo, se engana. Nos dias de hoje, quando vivemos uma crise ambiental no mundo inteiro, com escassez de recursos hídricos, destruição da biodiversidade, crescimento desordenado, aquecimento global, produção de lixo, entre tantos outros prejuízos ao meio ambiente, o conceito representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma consciente, para não comprometer o futuro do planeta. Pode até parecer uma idéia difícil de ser colocada em prática e, em muitos casos, economicamente inviável. Mas não é bem assim. Mesmo nas atividades mais impactantes ao meio ambiente, como a construção civil, práticas sustentáveis têm se revelado viáveis em diversos aspectos.

Falar de uma construção sustentável envolve, além da preservação do meio ambiente e uso racional da matéria-prima, uma mudança comportamental do ser humano. O assunto será tema do 1º Fórum Nacional de Tecnologia para Construção Sustentável – TCS – que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Clube Costa Azul, em Cabo Frio.

Inédito no Estado do Rio de Janeiro – pelo nível de seus palestrantes – o Fórum pretende orientar, ensinar e estimular os profissionais e empresários ligados ao setor da construção civil, para práticas que atendam aos parâmetros da sustentabilidade. As palestras serão direcionadas a todas as áreas ligadas ao setor, desde arquitetos, engenheiros e designers a administradores públicos e fornecedores do ramo.

- Pretendemos divulgar conhecimento técnico para os profissionais da área, tendo como foco principal a conscientização em torno de uma nova prática de construção sustentável. O conhecimento e a discussão de produtos, tecnologias, conceitos e fatos do setor, podem beneficiar toda uma sociedade, explica Milton Lima, da Flecon Engenharia, Diretor Social da ASAERLA e idealizador do evento.

Numa promoção da ASAERLA - Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos e do CREA-RJ, com o patrocínio da Apolo Móveis Planejados e numa realização da Tropic Produções e Eventos e da FLECON Engenharia, o Fórum é destinado a engenheiros, arquitetos, designer, estudantes, ambientalistas, administradores públicos e a todos aqueles que tenham interesse em construção sustentável. As inscrições estão abertas e o número de vagas é limitado. As inscrições devem ser feitas através do site http://www.forumtcs.com.br/.

Conheça os temas das palestras do evento e seus respectivos palestrantes:

Certificação de Edifícios Verdes: Drª. Arqª. Viviane Cunha (Viviane Cunha Associados Arquitetura e Sustentabilidade e certificadora BREEAM)

Design de Interiores Consciente: Designers Andrea Bastos Garcia e Érika Navarro (AEDesign)

Bio Arquitetura: Peter Van Legen (TÍBÁ – Tecnologia Intuitiva e Bio-arquitetura)

Arquitetura e Tecnologia para Construção Sustentável: Arq°. Antônio Macedo Filho (Ecobuilding)

Materiais de Construção Sustentável: Drª. Arqª. Viviane Cunha (Viviane Cunha Associados Arquitetura e Sustentabilidade)

Serviços Ambientais – A Sustentabilidade Ambiental dos Ambientes Construídos: Profª. Drª. Emília Wanda Rutkowski (UNICAMP)

Alexandra de OLiveira - Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário