quarta-feira, 16 de junho de 2010

Orla da Praia do Forte

As obras de contenção da orla da praia do forte, onde estão sendo colocadas pedras para conter a fúria da maré alta estão deixando a praia com aspecto horroso. No entanto, essa é uma medida urgente e necessária nesse momento. A Prefeitura deve apresentar um novo projeto de reurbanização da orla nesta quinta-feira (17/06).

Demorou-se muito para tomar uma atitude em relação a orla, pois desde abril que estamos com maré alta e o mar em ressaca. O grande problema é que espera-se acontecer o pior para tomar alguma atitude.

Vamos antecipar aos problemas, minha gente!!!

Um comentário:

  1. Prezado Luciano,
    Este é um problema que qualquer engenheiro calculista tenta evitar. Idealizar o projeto, realizar os cálculos, assinar embaixo, acompanhar a construção e, de longe, aguardar a chegada de uma ressaca que irá testar a obra não é agradável. Para início de conversa há que se decidir qual será o fator de segurança. 2, 3? Numa praia, como é o caso em Cabo Frio, qual a profundidade da fundação se a velocidade da onda é de 15 Km/hora ao atingir a parede de contenção? Mas, se por acaso atingir 25 Km/hora a força será 2,5 vezes maior. Neste caso, o que fazer? É um pesadelo. Se for possível evitar, evite-se, particularmente num caso tão evidente como o de Cabo Frio. As dunas foram aterradas e o limite imposto pela Natureza foi alterado. Imaginar que a construção de outra parede será a solução corresponde a garantir que o fenômeno natural não ocorrerá, o que é um erro crasso no contexto de um projeto como o proposto. Não só ocorrerá como poderá ser duas, três vezes mais violento. Uma abraço
    Ernesto Lindgren

    ResponderExcluir