quarta-feira, 17 de março de 2010

Dilma sobe e encosta em Serra. E agora Carlos Augusto Montenegro ?

Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, disse que a Ministra Dilma não passaria dos 25%, e agora o que ele vai falar ?

A pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira, traz o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), cinco pontos percentuais à frente da ministra Dilma Rousseff (PT) nas intenções de voto para as eleições presidenciais deste ano. Porém, a pesquisa mostra o movimento capturado por outros institutos: redução da diferença entre os dois principais pré-candidatos.

O cenário principal da pesquisa, Dilma tem 30% e Serra, 35%. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) registra 11%; e a senadora Marina Silva (PV-AC), 6%. Brancos e nulos somam 10% e indecisos, 8%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em dezembro, na última pesquisa Ibope, Serra tinha 38% e Dilma, 17%. Ciro Gomes exibia 13% e a senadora Marina Silva (PV-AC) tinha 6%.

Na simulação eleitoral, sem Serra como candidato do PSDB, Dilma ultrapassa Ciro e assume a liderança na pesquisa. Sem Serra, a Dilma tinha 20% na pesquisa de dezembro e passou a 35%, Ciro tinha 26% e recuou para 21%. Já Aécio oscilou de 14% para 13% e Marina foi de 9% para 8%.

Segundo turno - a pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira, mostra que Serra ganha em todas as simulações feitas para 2º turno. Na mais provável, o tucano teria 44% das intenções de votos e Dilma, 39%.

Rejeição - o índice de rejeição a Serra e Dilma diminuiu, na comparação com a última pesquisa Ibope. Serra tem 25% de rejeição, contra 29% em dezembro. Dilma apresenta 27%, contra 41%.

Conhecimento das candidaturas - entre os entrevistados, 65% dizem conhecer bem ou mais ou menos o pré-candidato José Serra. Já com relação a Dilma, 44% afirmam conhecer bem ou mais ou menos.

Apoio de Lula - a pesquisa também mostrou que 53% dos brasileiros preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente Lula; 10% afirmam que votariam em um candidato de oposição; e 33% dizem que o voto é indiferente da posição do presidente.

A pesquisa apontou ainda que, ao serem questionados se eles sabem quem é o candidato apoiado por Lula, 58% afirmam que é a ministra Dilma Rousseff e 39% não sabem.

A pesquisa foi feita de 6 a 10 de março em todos os Estados brasileiros. Foram realizadas 2002 entrevistas e 140 municípios.

Fonte: ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário