segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bairros Jacaré e Gamboa (Cabo Frio) em alerta por causa da meningite


Equipes da secretaria de Saúde de Cabo Frio estão em alerta. Desde o mês passado foram registrados três casos de morte por suspeita de meningocóccemia, a mesma bactéria que pode provocar a meningite, dois desses casos, só nesta semana.

A vítima mais recente foi um adolescente de 14 anos, que morreu na última sexta-feira (09) e, deve ser enterrado na tarde deste sábado (10). Quem teve contato com a vítima já recebeu medicação, para evitar complicações em caso de infecção. Todos os casos envolveram moradores do bairro Jacaré e por isso, o alerta.

A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), informou que exames detalhados foram feitos para identificar outras possibilidades de doença, como dengue e leptospirose, já que um sintoma apontado pelos dois pacientes que morreram esta semana chamou a atenção dos médicos: a dor na panturrilha.

Além de exames variados, equipes também irão tentar identificar algum fator que possa estar gerando contaminação e mortes no bairro Jacaré, com visitas à comunidade. Uma pessoa com suspeita da doença continua internada e, segundo a saúde coletiva do município, o paciente está evoluindo bem.

O Prefeito Marcos Mendes (PSDB) informou em programa de rádio local que todos os alunos da E.E. Aspino Rocha serão vacinados.

Segundo informações da jornalista Renata Cristiane, a população do bairro Jacaré será vacinada. Essa decisão saiu agora, ao final da reunião em que estiveram presentes Dr. Pillar, secretário de saúde; Dr.Alexandre Chieppe, superintendente de vigilância epidemiológica do Estado; Dra Lucy Pires, superintendente de de saúde municipal e Dra. Cenir Amorim, diretora da UPA.

A vacina será aplicada, segundo Dr.Pillar, já nessa quinta-feira (15/12), no posto de Saúde do bairro. As doses já foram solicitadas ao Ministério da Saúde, e devem chegar à cidade na quarta-feira. A decisão foi amparada pelos casos de suspeita meningite, que aconteceram nos ultimos dias na localidade.

Hoje, moradores, pais e responsáveis pediram vacina e desinfecção da escola AspinoRocha, local em que estudava um adolescente de 14 anos que faleceu em decorrência de complicações na meninge.

É hora de todas as autoridades se unirem para conter esse surto na cidade, pois não podemos mais perder vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário