quinta-feira, 2 de junho de 2011

Entrevista com Luciano Silveira na Folha dos Lagos

Segue abaixo a entrevista na íntegra:

Folha dos Lagos: O PT esteve representado no governo Marquinho Mendes por quase toda a totalidade do mandato e apenas recentemente, após o falecimento do então secretário de Governo, Alfredo Barreto e, por último, do afastamento de Alcebíades Terra, o Bid, da coordenadoria de Meio Ambiente. O partido, hoje, está na oposição ao governo?

Luciano Silveira: O PT oficialmente não participou do 2° mandato do Prefeito Marcos Mendes, visto que nas eleições de 2008 o partido não definiu aliança de candidato a prefeito e liberou os filiados para apoiarem qualquer candidato. Após o último pleito municipal, os companheiros que apoiaram o então candidato Marcos Mendes foram convidados para participar do governo. O PT é independente em relação ao governo elogiando as ações positivas e criticando as ações negativas.

Folha dos Lagos: A tese da candidatura própria, defendida com os lançamentos de sua pré-candidatura e a de Eduardo Kita é mesmo pra valer ou apenas um balão de ensaio visando futuras composições?

Luciano Silveira: Muitos companheiros do PT defendem a tese da candidatura própria a prefeito. Temos ideias e projetos que podem ser implantados para o bem da sociedade cabofriense, como o orçamento participativo com transparência nas contas públicas, o fortalecimento do campo através da agricultura familiar e o desenvolvimento ambiental com sustentabilidade social. A minha pré-candidatura tem apoios de diversos companheiros e não é “balão de ensaio”. No entanto, a decisão final sobre a tática eleitoral cabe ao conjunto dos filiados do partido.

Folha dos Lagos: Um grupo de ex-vereadores, que inclui Eduardo Kita, está em negociações com o partido para uma filiação em massa. Isso ajuda ou atrapalha o partido nas preparações para a eleição do ano que vem?

Luciano Silveira: A filiação em massa é proibida pelo estatuto do partido. O PT de Cabo Frio tem como meta principal, para eleições de 2012, eleger pelo menos um vereador. A conversa e os debates fazem parte do processo político. Se esse grupo de pré-candidatos a vereador estiver disposto a seguirem as regras e as decisões do PT, não vejo o porquê de aceitar a filiação desses futuros companheiros. O PT é um partido que não tem uma única voz e a homologação das filiações cabe ao diretório municipal.

Folha dos Lagos: É certo que a liderança exercida por Alfredo Barreto faz falta ao PT de Cabo Frio. Como essa ausência está sendo suprida, já que novas lideranças ainda não surgiram?

Luciano Silveira: O falecimento do saudoso Alfredo Barreto ainda mexe muito com o nosso partido. Ele foi nosso principal articulador político que conseguia unir 90% todas as forças do partido. Estamos suprindo a sua falta com muito debate e conversas políticas para que o PT tenha êxito vitorioso nas próximas eleições. Novas lideranças surgirão com a união e o fortalecimento do partido.

Folha dos Lagos: Desde a eleição de Alfredo em1992, nunca mais o PT fez um vereador em Cabo Frio, mesmo tendo o partido alcançado projeção nacional elegendo Lula presidente duas vezes e agora, Dilma Roussef. A que você atribui isso?

Luciano Silveira: A eleição de Alfredo Barreto para vereador nas eleições de 1992 foi um marco para o PT e para todos os setores progressistas de Cabo Frio. O mandato de vereador de Alfredo foi marcado pela luta das melhorias das condições do campo e pela luta de uma educação de qualidade. O PT cometeu alguns erros estratégicos nas eleições posteriores e isso explica um pouco a falta de um vereador do PT no legislativo municipal.

Folha dos Lagos: Com Alair filiando-se ao PC do B e Jânio Mendes sendo do PDT, dois aliados históricos do PT, existem chances de composição com esses dois candidatos? Vale lembrar que o PT definiu pela não coligação com o DEM, PSDB e PPS, sendo os dois últimos os partidos aos quais são filiados respectivamente o prefeito Marquinho Mendes e seu candidato Alfredo Gonçalves.

Luciano Silveira: A estratégia eleitoral que o PT vai adotar nas próximas eleições será definida por todos os filiados. Vamos analisar, debater e definir a melhor estratégia na majoritária para o partido, seja com a candidatura própria ou fazendo composições com outras agremiações partidárias. O PDT e PC do B são aliados históricos a nível nacional e tem companheiros no PT que defendem as alianças, no entanto temos analisar o que é melhor para o partido eleger vereador e implantar projetos progressistas para o bem do povo da nossa cidade. Com relação ao DEM, PSDB e PPS, a resolução do Diretório Nacional que define as estratégias de coligação é clara.

Folha dos Lagos: Os episódios envolvendo o enriquecimento súbito do chefe do Gabinete Civil Antônio Palocci e a polêmica sobre a cartilha com erros de português distribuídas pelo MEC iniciaram o fim da lua de mel com o governo da Dilma. Como você avalia esses acontecimentos?

Luciano Silveira: A oposição ao governo federal está desesperada e procura qualquer fato para fazer barulho. No caso do livro didático distribuído pelo MEC, os críticos não leram o livro e não observaram que os exercícios contidos pedem aos alunos que transformem frases escritas na linguagem popular para norma culta. O episódio do Ministro Chefe da Casa Civil Antônio Palocci é mais emblemático, tem que ser apurado e isso a Procuradoria Geral da República está realizando solicitando explicações. Os índices de aprovação do governo da Presidenta Dilma comprovam que o país está no caminho certo.

Folha dos Lagos: Na sua visão, pode-se afirmar que, ao assumir o governo federal, o PT abandonou os ideais de sua fundação em 1980?

Luciano Silveira: O PT na sua fundação defendeu uma sociedade mais justa e igualitária, com povo tendo mais acesso aos mecanismos de desenvolvimento e isso estamos conseguindo com os avanços sociais implantados pelos 8 anos de governo do Presidente Lula e agora pela Presidenta Dilma. Algumas ações que foram implementadas baseadas nos ideais da fundação do PT são diminuição dos índices de pobreza, crescimento econômico com distribuição de renda, constante crescimento nos números de pessoas com carteira assinada e democratização do acesso as universidades e escolas técnicas, exemplo do IFF em Cabo Frio.

Folha dos Lagos: Quais as principais diferenças detectadas, na sua visão, entre o governo Lula e o governo Dilma?

Luciano Silveira: O governo da Presidenta Dilma é continuidade dos oito anos de governo do Presidente Lula com a diferença de que ela herdou um país bem melhor que o Lula tinha herdado dos oito anos governo do PSDB de Fernando Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário