segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cuidados com enfeites natalinos.

Os enfeites de Natal podem trazer tristes consequências se não forem observadas algumas condições de segurança. Tanto no que diz respeito à instalação quanto à procedência do produto. Ao comprar os enfeites luminosos (pisca-pisca) para a sua árvore de Natal, lembre-se que se trata de um produto que deve estar certificado pelo INMETRO, ou seja, na embalagem você deve encontrar o símbolo que indica a qualidade e a segurança do produto. Evite escolher o mais barato, pois isso pode sair muito caro para você e sua família.

Em dezembro de 2008, um incêndio no apartamento da apresentadora de TV Xuxa Meneguel, chamou a atenção da imprensa sobre esse assunto. As chamas, provocadas por um curtocircuito nas luzes pisca-pisca da árvore de Natal, tomaram conta da sala principal enquanto Xuxa e sua filha assistiam televisão no andar de baixo e o ator Luciano Szafir descansava no andar de cima. Por haver demorado a perceber o incêndio, o ator inalou muita fumaça tóxica e precisou ser internado por três dias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Mesmo depois da alta, Luciano faz fisioterapia para fortalecer os pulmões e ainda tem tido alguma dificuldade para respirar normalmente, segundo seu irmão Salomão Szafir. Para escapar das labaredas, conta Salomão, o ator precisou escorregar de barriga pelas escadas para conseguir deixar o apartamento. "Tudo aconteceu muito rápido. São segundos e tudo se acaba. A perícia já constatou que o incêndio partiu das luzes da árvore de Natal", afirmou Xuxa. "Acho que o mais importante nessa história toda, agora, é dizer para as pessoas que tomem cuidado. Fico pensando que se tudo isso aconteceu comigo, uma pessoa pública, foi para alertar sobre o perigo que são estas luzes."

Fonte: www.enderecodaprevencao.blogspot.com

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Luciano Silveira anuncia pré-candidatura para 2012


"Engenheiro petista está de olho na prefeitura cabofriense.

O diretório municipal cabofriense do Partido dos Trabalhadores já começou a discutir a sucessão municipal de 2012. Em reunião realizada esta semana (04/12/2010), os filiados iniciaram a discussão para Câmara Municipal e o lançamento de um nome próprio para a Prefeitura de Cabo Frio. O único nome lançado até o momento foi do engenheiro Luciano Silveira.

Segundo Luciano, o partido está aberto para lançamento de novos nomes, inclusive também a possíveis alianças com outros partidos e candidatos já lançados na cidade, mas no momento a discussão está sendo travada internamente.

- Após o falecimento de Alfredo (ex-secretário de governo Alfredo Barreto), que seria o candidato natural do partido, essa discussão ficou em aberto. Lancei meu nome, mas outro podem aparecer - explicou.

O engenheiro diz não temer retaliações dos atuais integrantes do governo municipal, do qual participam alguns membros do partido, após o lançamento da pré-candidatura.

- O PT não participa oficialmente do governo Marquinho Mendes, pois na última eleição, estávamos rachados. Com essas discussões estamos buscando novamente a unidade, para evitar o fiasco de 2008, quando não fizemos nenhum vereador - queixou-se.

A avaliação das últimas eleições, quando o PT regional fez do aldeense Cláudio Chumbinho o terceiro suplente do partido na Assembleia Legislativa e fez de Lindberg Farias o senador mais votado nas cidades da região, será feita hoje (11/12/2010), em uma reunião na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia.

- Vamos avaliar a participação do PT na última campanha para o governo do Estado, a participação da região no governo Sérgio Cabral e o novo governo federal, comandado por nossa presidente Dilma Rousseff - explicou.

O diretório municipal do PT vai se reunir novamente no dia 8 de janeiro, na sede do partido, junto ao Sindicato dos Arrumadores, no centro de Cabo Frio."

Fonte: Jornal Folha dos Lagos (11 e 12 de dezembro de 2010) - reportagem de Renato Silveira

domingo, 12 de dezembro de 2010

Audiência Pública em Cabo Frio sobre lei de parcelamento de solo

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, convida para participação na Audiência Pública a ser realizada no dia 13 de dezembro, às 18 horas, no Auditório da Prefeitura, sito à Praça Tiradentes, s/n, Centro, que terá por objetivo promover a participação popular em discussão aberta na alteração de normas para parcelamento, uso, ocupação e edificação do solo urbano de áreas do 1º Distrito do Município (área das Salinas Ipiranga, parte da Gamboa e do Loteamento Recreio de Cabo Frio), para elaboração de Projeto de Lei a ser submetido ao Legislativo Municipal, nos termos estabelecidos no Plano Diretor da Cidade de Cabo Frio, bem como no Estatuto da Cidade.

Cumpre ressaltar que as inscrições para participação na referida Audiência Pública, bem como o envio de contribuições, estarão abertas a todos os interessados até às 18 horas do dia 13 de dezembro, mediante encaminhamento por escrito ou em meio digital (disquete ou CD) para o setor de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Somente estarão garantidas as apresentações na referida Audiência Pública das propostas previamente inscritas.

A ASAERLA em datas anteriores, já emitiu posição a respeito.

Para ver o que já foi publicado click no link abaixo.

http://www.wservices.srv.br/desktop/noticias/mostra_noticia.php?cd_noticia=2492

http://www.wservices.srv.br/public/projetos/asaerla/UserFiles/files/Asaerla_21versao_site_corrigido%20ED%2021.pdf

sábado, 11 de dezembro de 2010

11 de Dezembro: Dia do Engenheiro e do Arquiteto

Em 11 de dezembro de 1933, regulamentou-se no Brasil a profissão de engenheiro, e em virtude desse fato, instituiu-se a celebração do dia desses profissionais, os nossos arquitetos e engenheiros.

Os engenheiros realizam, constroem e dão vida aos sonhos idealizados pelos arquitetos.

Sonhar, idealizar, calcular, discutir, orçar, planejar, construir, reformar, restaurar e pavimentar, esses os verbos que estão no dia-a-dia dos engenheiros e arquitetos.

Parabéns a todos os meus colegas engenheiros e arquitetos por esse 11 de dezembro!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PT em debate na Região dos Lagos.

O Partido dos Trabalhadores reunirá, em São Pedro da Aldeia, os filiados de várias cidades da Região dos Lagos para continuação do debate sobre a atuação regional integrada do partido.

O evento será neste sábado, 11/12, a partir das 9h, no auditório da Câmara Municipal Aldeense, no centro da cidade.

Participam representantes dos diretórios municipais de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Saquarema, Silva Jardim e São Pedro da Aldeia. Representantes estaduais do PT também estão convidados a participar do debate.

Nova NR 12 traz proteção específica para diferentes áreas na proteção de máquinas

A nova NR 12 promete revolucionar a proteção dos trabalhadores em relação às máquinas. Uma primeira olhada sobre o conteúdo já chama atenção pelo tamanho. Enquanto a versão anterior contava com um ­texto base de seis itens principais e mais dois anexos, um para mo­tosserras e ou­tro para cilindros de massa, a nova tem texto base com 19 itens principais, três apêndices, sete anexos e um ­glossário. São 14.500 caracteres, um total de cin­co pá­ginas, contra mais de 230 mil letras, o que proporcional­mente dará cerca de 80 páginas para a nova norma. Dessa forma, traz explicações bem mais detalhadas sobre ins­tala­ções e dispositivos de segurança.

"Agora é outro mundo, com explicação muito mais clara sobre o que é necessário. Uma evolução drástica do texto em si e com a criação de um grupo de trabalho permanente que vai discutir melhorias. A situação que tínhamos antes era de uma norma valendo de 1978 até 2010. A tecnologia avançou, e a norma trazia algo de 32 anos atrás. Se atualizou o texto e se coloca a ­oportunidade de uma atualização contínua", avalia o engenheiro de segurança João Baptista Beck Pinto, que coordena um GT de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), no Rio Grande do Sul.

Criada pela Portaria 3214, de 08 de junho de 1978, a NR 12 sofreu uma primeira alteração em 1983. Em 1994, a norma ganhou o anexo de motosserras e, em 1996, o de cilindros de massas. Mais duas pe­quenas mudanças ocorreram em 1997 e em 2000. Já a publicação da nova NR 12 prevista para ocorrer ainda em 2010 traz uma transformação total, alcançada de forma tripartite. O nome da norma também mudou. Agora chama-se NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. "O mais importante da nova versão são as informações mínimas para que a máquina seja concebida de forma se­gura. Queremos a médio prazo uma no­va geração de máquinas", afirma a coorde­nadora do GTT da NR 12, a auditora ­fiscal da SRTE/RS, Aida Becker.

Já para os trabalhadores, há avanços em to­da a concepção da norma. "Modernizada, buscou contemplar a maioria dos dife­rentes modelos de máquinas e equipamentos inseridos nos distintos processos de trabalho. Ela se ateve aos rumos da glo­balização, com visão atual alinhada às nor­mas - nacionais e internacionais - mais re­centes; e vislumbrou proteger, de fato, os envolvidos no processo de fabricação, en­­volveu compradores e usuários, e vis­lum­brou a segurança no ambiente ao redor da máquina. Em sua nova roupagem, vejo como um dos melhores trabalhos ge­rados pelo processo tripartite e dará uma no­va dimensão à Segurança do Trabalho a grande parte dos setores produtivos", analisa o técnico de segurança do Sindicato dos Meta­lúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Adonai Ribeiro.

Fonte: Revista Proteção / www.mte.gov.br

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ABNT publica Norma de Sistema de Gestão de SST

A real prevenção de acidentes depende de uma gestão eficaz. Uma empresa que não realiza um planejamento das políticas e programas de SST, é o mesmo que uma companhia sem um departamento administrativo. A fim de auxiliar no gerenciamento pela redução destes acidentes e doenças ocupacionais, a ABNT/CEE-109 (Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional da Associação Brasileira de Normas Técnicas) aprovou em 1º de dezembro a Norma NBR 18801 de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional - Requisitos.

A Comissão de Estudo foi lançada em 2002, reativada em 2008 e contou com o empenho de mais de 90 especialistas na confecção do documento. O Inmetro participou das discussões do grupo, o que sugere que a NBR poderá tornar-se, na sequência, certificável. De acordo com o coordenador dos debates da Comissão, o engenheiro Leonídio Ribeiro Filho, existe a possibilidade de a NBR de gestão tornar-se inclusive um item da Norma Regulamentadora 1 (Disposições Gerais) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Alguns dos referenciais da norma são a normativa internacional OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series) e as Diretrizes sobre Sistemas de Gestão de SST da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Entretanto, a primeira NBR vai além e busca levar em conta peculiaridades da realidade brasileira e das micro e pequenas empresas. A norma engloba o gerenciamento dos processos em questões de SST, estimulando a melhoria contínua das condições de trabalho e contribuindo para a redução de custos, riscos, acidentes e doenças ocupacionais. "Será uma ferramenta básica para análise da cultura empresarial e terá impactos na questão do FAP, podendo aumentar ou diminuir o seguro acidente do trabalho", afirmou o assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Domingos Lino.

Fonte: Revista Proteção

Jogo das Estrelas traz atletas famosos para partida beneficente em Cabo Frio

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, através da Secretaria de Esporte e Lazer, está apoiando a realização do Jogo das Estrelas, partida de futsal beneficente que trará para a cidade diversos atletas profissionais. Produzido pela empresa GPF Transportes e Eventos, o evento acontecerá às 19h de sexta-feira, dia 17, no Ginásio Municipal Poliesportivo Aracy Machado, tendo como entrada 1 kg de alimento não-perecível. Entre as atrações já confirmadas estão Ibson (ex-Flamengo), André (ex-Santos), Fernando Bob (Fluminense) e Vander Carioca (Petrópolis Futsal).

Os ingressos poderão ser obtidos no próprio ginásio, a partir das 14h do dia do jogo, mediante a troca por 1 kg de alimento não perecível. A quantia arrecadada será doada a diversas entidades filantrópicas como APAE, Lar da Cidinha e Lar Esperança.

Segundo Eliseu Pombo, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, a Prefeitura de Cabo Frio apóia a realização do evento por acreditar no caráter social da partida:

– É uma atitude que demonstra que o esporte pode ser utilizado dentro de campanhas sociais. Tanto o Conselho Municipal de Esporte e Lazer quanto a Prefeitura de Cabo Frio entendem que quando a participação e realização de campeonatos municipais e estaduais são incentivadas, é necessário que um legado social fique pra cidade.

De acordo com os representantes da empresa GPF Transportes e Eventos, realizadora do Jogo das Estrelas, ainda há outros jogadores profissionais que poderão fechar sua participação:

– Temos um jogador, por exemplo, que está disputando o título brasileiro agora. Outros, que jogam no exterior, têm vôo de volta para no Brasil marcado para véspera. Os imprevistos são normais mas o mais importante é que a reunião de craques em prol de um bem comum aconteça – explicou Rodrigo Barreto

Fonte: PMCF