quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010 já bate na porta...

O ano de 2010 é logo ali !

Esse ano que se inicia teremos Copa do Mundo e Eleições. É verdade, é um ano cheio de atrações.

Na Copa do Mundo, a primeira realizada no continente africano, a Seleção Brasileira vai tentar o Hexacampeonato mundial e a principal adversária é a seleção espanhola.

E o Mengão vai tentar o Tetra no campeonato carioca, o Bicampeonato na Libertadores e o Hepta no Brasileirão. Haja emoção !!!

Em outubro teremos eleições gerais: Presidente, Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Aliás, é a primeira eleição desde a redemocratização que o Lula não será candidato. Como votei no Cara (Lula) em 2002 e 2006, vou votar na Coroa (Dilma) em 2010.

Para o Governo do Rio, o Sérgio Cabral vai tentar a reeleição e o Garotinho tá querendo voltar, e ainda, tem o Lindberg e Gabeira que querem chegar ao Palácio Guanabara.

Aqui na Região dos Lagos teremos vários candidatos a deputado federal e estadual. Só em Cabo Frio, são mais de 6 candidatos a uma vaga na ALERJ e com consequencia em 2012. Já em São Pedro da Aldeia, o Claúdio Chumbinho vai tentar a vaga também de olho em 2012, igualmente vai fazer o ex-prefeito Paulo Lobo.

Em março, o nosso blog vai fazer uma nova enquete sobre a preferência do eleitorado da Região dos Lagos sobre os candidatos a uma vaga na ALERJ e ao Congresso Nacional.

O ano de 2010 será, também, o ano do nascimento da minha segunda filha, a Sophia. Que venha com bastante saúde e paz.

Enfim, FELIZ 2010 !!!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O sapato do William Bonner

Sidnei Liberal *

William Bonner, do Jornal Nacional, costuma dizer que todas as noites sua equipe tenta colocar um elefante dentro de uma caixa de sapatos. Sempre conseguem. Trata-se da configuração do jornal de maior audiência na TV brasileira. Significa que grande quantidade das notícias produzidas é jogada na lata do lixo e outras tantas somente são divulgadas após lapidar edição que envolve a escolha de enquadramentos, incidências e aparas.

Por ficarem de fora, não serão discutidas pelo público: o “lixo”, outros enquadramentos, outras incidências, outras maneiras de ver e de apresentar os temas.

É o que se denomina agendamento (agenda setting), teoria bastante conhecida em todo o mundo por qualquer estudante de comunicação, desde os anos 70, que revela como os meios de comunicação determinam a pauta (agenda) para a opinião pública. Ou seja, resolvem o que e de que forma – de que ângulo, de que ponto de vista, sob que aspecto ou profundidade – nós, indefesos leitores/ouvintes, devemos discutir a história de cada dia. Pois, para muitos, o que não deu no Jornal Nacional, a caixa de sapatos de Bonner, não aconteceu.

Tem-se no agendamento o instrumento de impor ao leitor/ouvinte uma carga de opiniões político-ideológicas ou culturais que interessam às instâncias de poder vinculadas aos donos do veículo de comunicação. Dito de outra forma, a linha ideológica nasce de modo “espontâneo”, das necessidades dos profissionais da comunicação de manter uma relação de boa convivência e conforto em seus postos de trabalho. Ou seja, a linha ideológica da notícia nasce não só do perfil intelectual e cultural do jornalista, de suas relações e afinidades ou do seu compromisso social, mas também e sobretudo do tipo de (in)dependência profissional com seu veículo empregador.

De qualquer forma, para a unanimidade dos estudiosos não há isenção na produção de qualquer matéria jornalística, mesmo a que não é rotulada como opinativa. E assim, o ouvinte/leitor recebe o “benefício” do agenda setting para não precisar pensar. Já na década de 20, dizia o Estadão: “Um verdadeiro jornal constitui para o público uma verdadeira bênção. Dispensa-o de formar opiniões e formular ideias. Dá-lhes já feitas e polidas, todos os dias, sem disfarces e sem enfeites, lisas, claras e puras” (Editorial do O Estado de São Paulo, de 14/01/1928).

Pode-se inferir então que um mergulho no “lixo” e nas aparas, e um exame por ângulos e critérios ideológicos diversos no noticiário jornalístico, certamente produziriam caixas de sapatos diferentes da de Bonner. Um mergulho e um exame que serão facultados a qualquer ouvinte/leitor quando o veículo de comunicação lhe oferecer os diversos ângulos e a totalidade dos fatos, para que exerça criticamente sua análise e sua escolha. Será, enfim, a oportunidade de poder formar sua opinião, sua versão dos fatos.

Para que isso aconteça, a sociedade precisa se dar conta de que existe um direito que a Constituição lhe garante: o Direito à Informação. Informação em sua integralidade, que permita acesso a uma leitura crítica, personalizada, liberta das amarras opinativas unidirecionais viciadas. Democraticamente aberta a múltiplas interpretações e juízos. Múltiplas caixas de sapatos...

Um novo olhar

Uma amostragem do que “não aconteceu” (o lixo e as aparas do Bonner) pode ser vista no noticiário dos últimos dias:

Na última quinta-feira (24/12), o prestigiado jornal francês Le Monde escolheu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "o homem do ano de 2009. Por seu sucesso à frente de um país tão complexo como o Brasil, por sua preocupação com o desenvolvimento econômico, com a luta contra as desigualdades e com a defesa do meio-ambiente”.

Poucos dias antes, Lula foi escolhido pelo jornal espanhol El País a primeira das cem personalidades mais importantes do mundo ibero-americano em 2009. Com direto a foto de capa inteira e perfil assinado pelo próprio primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero. "Homem que assombra o mundo", "completo e tenaz", “por quem sinto uma profunda admiração", escreveu o premiê espanhol.

Neste dia 29 de dezembro, o jornal britânico Financial Times escolheu o presidente brasileiro como uma das 50 personalidades que moldaram a última década, porque “é o líder mais popular da história do Brasil”. “Charme e habilidade política... baixa inflação... programas eficientes de transferência de rendas...", diz o jornal.

Há nestas notícias da imprensa internacional o reflexo de um novo dia, de um novo tempo de novos sonhos. Um novo olhar do mundo sobre o Brasil. No entanto, para o leitor/ouvinte dos nossos jornalões, simplesmente nada disso aconteceu.

* Médico, membro da Direção do PCdoB – DF

Portal Vermelho

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Fim de Ano é tempo de ...

... de cidade lotada, filas nos mercados, padarias e bancas de jornais, e ainda, caos no trânsito.

A cidade de Cabo Frio viveu no último final de semana um verdadeiro caos urbano. Flanelinhas extorquindo R$ 3,00 ou R$ 5,00 pelo estacionamento na Praia do Forte ou na Praia das Conchas e não paga não para ver o que acontece. São verdadeiros feudos. O comando da Guarda Municipal de Cabo Frio está acefála, sem comando e sem pulso. É um verdadeiro CHOQUE DE DESORDEM. Imagina na virada do ano onde estão esperando quase 900mil pessoas na cidade. Meu amigo Prefeito Marquinho Mendes abre o olho sobre essa questão.

... de renovar as promessas feitas no início do ano: vou emagrecer ou vou entrar na academia ou vou parar de fumar e beber.

O importante mesmo é fazer uma avaliação séria do aconteceu na vida nesse ano de 2009 e aproveitar o que aconteceu de positivo e descartar as coisas ruins que apenas servirão de lição.

... de sonhar de novo, afinal o Ano Novo sempre sonhamos com algo a mais para nossas vidas.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL

Senhor, nesta Noite Santa, depositamos diante de Tua manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidos em nossos corações.

Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.

Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.
Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar.

Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar.

Abençoa, Jesus-Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé.

Fica conosco, Senhor! Assim seja !"

Que essa Oração do Natal abra teus caminhos rumo a um Ano Novo de muita Paz e muita Saúde.


Feliz Natal !!!

Luciano Silveira e família.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

"Reunismo" sem resultado é perda de tempo

Temos acompanhado a Conferência Mundial sobre o clima em Copenhague, Dinamarca e percebemos que os líderes dos diversos países se reunem e discutem, mas não chegam a um acordo para o bem do nosso Planeta.

Quantas vezes nós mesmo nos reunimos nas empresas, nas associações de classe e até em partidos políticos e temos a sensação que não atingimos o resultado? Chegam-se a conclusões e propostas que não serão implementadas.

A minha formação técnica e prática como engenheiro espera-se sempre que qualquer reunião alcance um resultado produtivo e que ações sejam realmente aplicadas. A pior coisa é ver toda uma reunião jogada no lixo pelo simples fato de que não foram implentadas as ações aprovadas.

Portanto, vamos reunir, discutir e debater com resultados práticos. Pois, "Reunismo" sem resultado é perda de tempo !

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PT cresce na preferência da população, aponta pesquisa Vox Populi

O Partido dos Trabalhadores vem crescendo de forma significativa na preferência da população brasileira. De acordo com pesquisa da VoxPopuli, realizada entre 31 de outubro e 5 de novembro em 170 municípios do país, o PT saltou de 19% em março de 2004 para 30% em outubro deste ano na preferência partidária da sociedade. Já a rejeição, caiu de 8% para 7% no mesmo período. Para 36% dos entrevistados, o PT é o partido que mais ganha importância política e possui lideranças fortes.

A simpatia do povo brasileiro também é do PT, com cerca de 60%. O número também vem evoluindo. Em maio de 2008, eram 48% os entrevistados simpatizantes. Apenas 2% acreditam que é um partido com pouca força política.

A atuação do partido nas questões econômicas e sociais também foi avaliada. Para quase 70% da população, o PT tem papel importante e colabora de forma efetiva no crescimento da economia brasileira. 66% dos entrevistados também se mostram confiantes sobre esse assunto e acham que a economia encontra-se em pleno processo de progressão. Para 59% tem expectativas bastante positivas também para os próximos meses.

Os dados foram apresentados pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, que esteve presente na tarde de segunda-feira (14) na última reunião ordinária do ano do Diretório Estadual do PT de São Paulo.

Após a apresentação, Berzoini fez uma análise da conjuntura política e ressaltou, sobretudo, a importância do arco de alianças tanto em nível nacional, quanto estadual a fim de que se consolide o projeto democrático popular colocado em prática pelo Governo Lula, com continuidade e aprofundamento das políticas implantadas.

Apesar dos grandes desafios a serem superados em 2010, Berzoini se mostra confiante e destaca o potencial de crescimento do PT no Brasil, pela sua base e capilaridade conquistadas ao longo dos 30 anos e pela situação econômica e social favorável que se encontra o país, reconhecida internacionalmente.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Chumbinho faz escola

O ex-presidente da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, o ex-vereador Cláudio Chumbinho (PT) está fazendo escola. No tempo que exerceu a presidência do legislativo aldeense ele devolveu aos cofres públicos do executivo dinheiro que sobrou.

Agora o atual presidente da Câmara de Vereadores de Cabo Frio, o vereador Alfredo Gonçalves (PPS) devolveu R$ 700 mil aos cofres públicos cabofriense.

Em tempos de crise e de denúncias de corrupção é sempre bom ouvir essas notícias.

Parabéns aos vereadores !!!

Viver a Vida no Balneário

O blogueiro Rafael Peçanha (http://www.rafaelpecanha.blogspot.com/) postou em seu blog um belo artigo sobre a discriminação que o Manoel Carlos, autor da novela global Viver a Vida, está associando a violência à cidade de Cabo Frio.

Na novela o único que faz papel de pobre é de um criminoso que está sempre alojado em Cabo Frio.

Fala sério Rede Globo!!!

Parabéns Rafael pelo artigo !!!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dia do Engenheiro e Dia do Arquiteto

Ao notar a evolução e o progresso do mundo, vemos a importância de grandes profissionais.

Esses grandes profissionais são os Arquitetos e aos Engenheiros.

Hoje, 11 de dezembro, não posso de deixar de prestar uma homenagem esses colegas que muito fazem por todos.

Parabéns todos os amigos Arquitetos e Engenheiros !!!

Morre Jamil Haddad

O presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-ministro da Saúde Jamil Haddad morreu na madrugada desta sexta-feira (11), em casa, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Haddad estava com 83 anos e faleceu de infarto. O corpo do ex-ministro vai ser velado na capela 2 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. O enterro está marcado para 17h desta sexta-feira (11).

A assessoria do governo do estado do Rio informou que vai ser decretado luto de três dias.

Haddad nasceu no Rio em 2 de abril de 1926. Ele se formou em ortopedia em 1949, na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Haddad ingressou na política em 1962, quando foi eleito deputado estadual então estado da Guanabara.

Em 1983, foi prefeito do Rio entre março e dezembro. Em 1982, como senador, participou da Assembléia Constituinte. Foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1988, do qual recebeu o título de presidente de honra.

No governo de Itamar Franco, ele foi nomeado para o Ministério da Saúde, onde permaneceu até 1993. Durante sua passagem pelo governo federal, foi o autor do decreto dos medicamentos genéricos. Em entrevistas, ressaltava que a regulamentação dos genéricos em 1999 foi apenas a consequência da iniciativa tomada seis anos antes.

Em 2003, foi convidado a assumir a direção geral do INCA, cargo que ocupou durante cinco meses.

Em nota, o PSB ressaltou que "Jamil Haddad dedicou toda sua vida pública às lutas democráticas em favor dos trabalhadores, contra a ditadura militar e combatendo as desigualdades sociais. Como militante, trabalhou pela reconstrução e afirmação do socialismo no Brasil".

Fonte: G1.com

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

VI CMATIC - Belém do Pará.

Terminou ontem (09/12/09) o VI CMATIC - Congresso Brasileiro sobre as Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, o evento foi organizado pela Fundacentro e o Ministério do Trabalho e ocorreu na Estação das Docas, em Belém do Pará.

A abertura foi no dia 06 de dezembro e no dia 08/12 (terça-feira) apresentei o artigo "Análise Qualitativa de Risco em Serviço de Pavimentação Asfáltica: Estudo de Caso". A aprentação durou cerca de 30 minutos e sala estava lotada.


O local do evento, a Estação das Docas, é muito bonito. A revitalização desse espaço criou um espaço de feiras e gastronomia na cidade de Belém. É um bom exemplo a ser seguido pela Estação das Docas no Rio de Janeiro .






terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Imagens do Flamengo HEXACAMPEÃO


Sofrido, um jogo digno de uma grande final para um grande clube que tem uma imensa torcida.


Assim foi o Flamengo e Grêmio do último domingo.

No final, a massa rubro-negra gritou ...

HEXACAMPEÃO !!! HEXACAMPEÃO !!! HEXACAMPEÃO !!!



segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Flamengo HEXACAMPEÃO BRASILEIRO !!!

Ontem, com o Maracanã lotado, o meu Mengão conquistou o Hexacampeonato Brasileiro. Eu junto com mais 85.000 torcedores sofremos do início ao fim, pois o time entrou desatento e parecia que não queria ganhar o título. Mas a força da massa rubro-negra empurrou o time e saímos gritando ... H E X A C A M P E Ã O!!!

Antes do jogo foi um sufoco para entrar no "Maior do Mundo". Foram quase 03 (três) horas na fila para poder entrar. Lá dentro a festa estava erradiante.

Valeu Mengão Hexacampeão (1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009) !!!

Valeu Andrade, o verdadeiro herói desse título!

Amanhã colocarei as fotos da Festa da Massa Rubro-Negra.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Panetones Arruda"

O povo DF não quer Arruda nem atrás da orelha.

De mutreta em mutreta, o Brasil não muda. Agora são os "Panetones Arruda".

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

2ª Revisão Tarifária Quinquenal - PROLAGOS e ÁGUAS DE JUTURNAÍBA

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro - AGENERSA realizará Audiências Públicas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2009, relativa aos Processos da 2ª Revisão Tarifária Quinquenal das Concessionárias PROLAGOS E ÁGUAS DE JUTURNAÍBA, nos termos dos Contratos de Concessão celebrados entre as referidas Concessionárias e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Audiência Pública da Concessionária PROLAGOS

Local da Audiência Pública: Auditório da Universidade Estácio de Sá

Data: 10 de dezembro no horário das 9hs às 18hs

Endereço: Rodovia General Alfredo Bruno Gomes Martins, s/nº - Braga - Cabo Frio

Audiência Pública da Concessionária ÁGUAS DE JUTURNAÍBA

Local da Audiência Pública: Auditório da Universidade Cândido Mendes

Data: 11 de dezembro no horário das 9hs às 18hs

Endereço: Rodovia RJ-124, km 34 - Condomínio Pólo Industrial - Itatiguara - Araruama

Maiores informações:

http://www.agenersa.rj.gov.br/noticia.asp?cod=248

No site da AGENERSA também se encontra o relatório técnico da Fundação Getúlio Vargas – FGV, link:

http://www.agenersa.rj.gov.br/documentos/audi/CAJ_CPR/Relatorio%20Final%20-%20Prolagos.pdf

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A cultura de segurança deve nascer nas altas gerências

Em muitas empresas o processo de segurança e saúde está separado das estratégias dos negócios e dos processos organizacionais, revelando que não há dentro delas uma cultura de segurança implantada e vigente. Nessas organizações, as ações relacionadas à SST (Saúde e Segurança do Trabalho) convivem com o estigma de serem exercidas apenas como uma obrigação legal e são enxergadas pela sua liderança como algo secundário à produção, muitas vezes atrapalhando as atividades e a produtividade pela intervenção em casos de riscos nos locais de trabalho.

A intensa busca das organizações pelas certificações ISO nos últimos anos, por força do mercado e para maior aceitação de seus produtos ou serviços pelos clientes e outros stakeholders, teve um forte efeito sobre o comportamento organizacional diante das questões relativas à Saúde e Segurança do Trabalhador. Essas questões vêm ganhando espaço nas discussões das altas esferas da liderança empresarial, pois estas perceberam que tais itens necessitam ser tratados com o mesmo rigor e cuidado com que desenvolvem a gestão de qualidade de seus produtos. Esse entendimento pressupõe uma empresa que pretende garantir não apenas que seu produto seja competitivo, mas também que seja produzido sem agredir a saúde de quem o produz e o meio ambiente no qual está inserida essa organização.

Esse processo de conscientização da liderança torna-se a matriz da cultura de Segurança e Saúde Ocupacional de uma organização.

Uma política de Segurança e Saúde Ocupacional no trabalho estrategicamente selecionada, acolhida, desdobrada em planos de ação e disseminada pela liderança organizacional no ambiente produtivo certamente é um dos fatores de relevância e benefícios para todas as partes interessadas.

Sabe-se que o modelo taylorista-fordista considerava o pulso forte do supervisor no controle do processo produtivo, a separação da concepção e execução do trabalho, interesse principal pela quantidade produzida e a qualidade final do produto.

As mudanças na organização do trabalho, inovação tecnológica e o esgotamento do mercado consumidor, devido à sua incapacidade de absorver toda a produção de bens e serviços, impuseram um novo modelo produtivo: o da flexibilização. Este requer esquema participativo, trabalhadores polivalentes, competência e autonomia; gerenciamento pela qualidade total incluindo a satisfação das necessidades de clientes internos e externos; educação no trabalho, times de trabalho, kanban e just-in-time, comunicação em rede, entre outros aspectos.

A organização do trabalho na América Latina e, especificamente no Brasil, é heterogênea. Ela ainda apresenta a coexistência dos dois modelos: o taylorista-fordista, na maioria das pequenas e médias empresas, e o da flexibilização, naquelas em que predomina o grande porte e as multinacionais.Muitas empresas, à vista desse cenário, ainda não assimilaram bem a cultura de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho, que prima pela atuação organizacional de forma preventiva e pró-ativa contra riscos e perdas.

Fonte: Revista Proteção - edição 215

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Combate a AIDS

Dia 1° de dezembro é o Dia Mundial de Combate a Aids.

A segurança do trabalho tem um papel fundamental nessa campanha de prevenção a Aids, pois as CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) através das SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) tem a obrigação legal de promover a conscientização dessa doença incurável que assola o mundo.

No Brasil, a Aids está se espalhando entre as comunidades do interior e mais pobres e, ainda, entre as mulheres e adolescentes.

Vamos combate a Aids conhecendo os perigos e conscientizando da população.