terça-feira, 11 de maio de 2021

A quem interessa inviabilizar a UFRJ ? A quem interessa prejudicar a Universidade Pública ?



O jornal O Globo publicou nesta quinta-feira, 6/5, o artigo Universidade Fica Inviável, escrito pela reitora e pelo vice-reitor da UFRJ, Denise Pires de Carvalho e Carlos Frederico Leão Rocha.

No texto, disponibilizado nas versões impressa e online do jornal, os professores denunciam a situação orçamentária dramática das instituições federais de ensino superior e, em particular, da UFRJ, a maior do país e a primeira criada pelo governo federal. Com os cortes sucessivos e apenas metade do orçamento disponibilizado em 2021, diversos serviços da Universidade poderão ser afetados, inclusive as pesquisas de duas vacinas nacionais contra a COVID-19 que ocorrem em laboratórios da UFRJ e se encontram em testes pré-clínicos.


 A UFRJ fechar significa fechar 9 hospitais universitários e unidades de saúde, 13 museus, mais de 1.450 laboratórios, 45 bibliotecas, um Parque Tecnológico com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional...

ALÉM DE PARALISAR A PESQUISA DE DUAS VACINAS NACIONAIS

Por que querem fechar a UFRJ?

"A pandemia revelou a importância da ciência no enfrentamento de questões de risco para a sociedade. Está provado que conhecimento científico é imprescindível no combate ao vírus."


A quem interessa que o vírus siga matando?

"As universidades públicas estão na linha de frente dos desafios postos ao país e têm sido protagonistas em diversas ações para combater a pandemia. A UFRJ já realizava testes moleculares padrão ouro por RT-PCR, enquanto a rede privada nem dispunha desses diagnósticos."

"O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o maior do Estado do Rio em volume de consultas, instalou um novo CTI e mais de 100 leitos de enfermaria para tratamento da Covid-19. A assistência aos pacientes esteve associada à geração de conhecimento científico."

"Realizamos estudos pioneiros de vigilância genômica, identificando novas variantes dos vírus; desenvolvemos testes sorológicos, e vacinas com tecnologia nacional estão na fase de testes pré-clínicos."

"A UFRJ fechará suas portas por incapacidade de pagamento de contas de segurança, limpeza, eletricidade e água. O governo optou pelos cortes e não pela preservação dessas instituições. A universidade está sendo inviabilizada."

"Em dez anos, nos restará perguntar onde estará a capacidade de resposta na próxima emergência sanitária e qual será a opção terapêutica milagrosa que colocarão à venda."

NÃO PODEMOS DEIXAR QUE O OBSCURANTISMO NOS VENÇA.

VIVA A UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!  


Fonte: https://ufrjoficial.medium.com/em-artigo-no-globo-reitora-e-vice-reitor-denunciam-que-governo-inviabilizar%C3%A1-a-universidade-10477bb47bd7

Nenhum comentário:

Postar um comentário