sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Secretariado do Futuro Governo de Cabo Frio

O Prefeito eleito Marquinho Mendes, no último 02 de outubro, anunciou hoje pela manhã no Hotel Mandaii em Cabo Frio o seu secretariado.



Além dos nomes dos 15 secretários, Marquinho também anunciou alguns nomes de Coordenadores e Superintendentes para compor segundo escalão do governo a partir de janeiro de 2017.

Secretários (as):

Educação: Profª Laura Barreto
Procuradoria Geral: Carlos Magno
Administração: Deodoro Azevedo
Saúde: Dr Roberto Pilar
Governo: Dr Hélcio Azevedo
Chefe de Gabinete: José Ricardo
Desenvolvimento: Cláudio Bastos;
Mobilidade Urbana: Engº Mauro Branco
Turismo: Fabíola Bleiker
Cultura: Profº Ricardo "Chopinho"
Agricultura: Gustavo Gonçalves 
Assistência Social: Dr José Roberto Rocha
Obras: Engº Carlos Sant'Anna
Ibascaf: Luis Cláudio

Coordenadorias e Superintendências:

Coordenadoria de Controle Interno: Silas Nunes
Coordenadoria de Planejamento: Arqª Rosane Vargas
Coordenadoria de Ordem Pública: Ricardo Melo
Coordenadoria de Eventos: Saulo Mira
Coordenadoria de Posturas: Cel Gilson da Costa
Coordenadoria de Idoso: Eduardo Kita
Coordenadoria de Habitação: Eduardo Leal
Coordenadoria da Mulher: Teresa Tenan
Coordenadoria de Meio Ambiente: Profº Eduardo Pimenta
Coordenadoria de Serviços Públicos: Carlos Augusto - "Cagú"

Superintendência de Defesa dos Animais: Carol Midori
Superintendência de Pesca: Alexandre da Colônia

PROCON: Thiago Vasconcelos

CPI na Alerj das Obras do Maracanã e Metro Rio

A Deputada Estadual Rosângela Zeidan (PT) pede que o Presidente da Alerj Deputado Jore Picciani (PMDB) instale a CPI das Obras do Maracanã e Metro Rio.

Dos Deputados da Região dos Lagos, somente a Deputada Márcia Jeovani (DEM) assinou o pedido. Já os Deputados Jânio Mendes (PDT) e Paulo Melo (PMDB) não assinaram. Por que Será ???

Vejam que assinou para o pedido dessa CPI:



quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Curtinhas ...

Dia Nacional de Lutas



Dia Nacional de Lutas contra a PEC 55 do Senado (antiga PEC 241 da Câmara dos Deputados) proposta pelo Governo Golpista Temer que limita o teto de gasto e congela os investimentos na saúde e educação por 20 anos.


CPIs na Alerj I

Encontra-se nas mãos do Presidente da Alerj Dep Jorge Picciani (PMDB) dois pedidos de CPI. Uma proposta pela bancada do PSoL sobre as isenções fiscais do Estado e outra proposta pela Dep. Rosângela Zeidan (PT) para investigar as obras de Reforma do Maracanã e Construção do Metro.


CPIs na Alerj II

O nosso Deputado de Cabo Frio Jânio Mendes (PDT) assinou na CPI das Isenções  e não assinou na CPI do Maracanã e Metros . Por que assinou em uma e não assinou na outra? 

Pacote de Maldades do Pezão

Continua a discussão na Alerj do Pacote de Maldades do Governador Pezão, um conjunto de projeto de Leis que vai prejudicar a vida dos servidores estaduais. Uma das propostas é o aumento do desconto de 11% para 14% do salário do servidor. Essa proposta foi aceita sua admissibilidade com nas comissões internas da Alerj, inclusive como o voto favorável do Dep. Jânio Mendes (PDT). 

Cascas de Bananas

O Prefeito Alair Corrêa está a 51 dias de deixar o cargo da Prefeitura e está querendo deixar várias cascas de bananas para o seu sucessor. Entre uma delas é a convocação dos concursados de 2009. Só uma pergunta: Por que não convocou antes ???

Buracos em Cabo Frio

As crateras nas ruas de Cabo Frio continua causando transtornos para motoristas. Esse buraco é na esquina da Rua Lopes da Guia com a Rua Raul Veiga no coração da cidade. Alô, Prefeito ! Vamos consertar esse buraco ! Mas realiza o serviço direito, tá?


 




Voltamos a Década de 1990

Palmeiras Campeão Brasileiro e Congresso rejeitando a Convocação de Ministro como na época do FHC. 

O Congresso Nacional atual revive o período FHC, época em que qualquer tipo de investigação era tratorada no parlamento. Nesta quarta, por 17 votos a 3, Comissão de Fiscalização Financeira rejeitou a convocação de Geddel para prestar esclarecimentos. Blindagem foi encabeçada por PMDB, PSDB, DEM, PP e PTB.

Objetivos do Golpe

Pode ser aprovada nesta quinta-feira, em plenário, a anistia ao caixa dois, que protege os 200 políticos que serão afetados pelas delações das empreiteiras; se isso acontecer, como diria Michel Temer, cumprir-se-á a profecia de seu líder Romero Jucá, que disse ser necessário derrubar Dilma Rousseff, a presidente honesta, para estancar a sangria da Lava Jato; pacote anticorrupção passou na comissão e deve ser votado em plenário nesta quinta-feira; brasileiros que saíram às ruas contra a corrupção, com camisas da seleção, estão sendo feitos de idiotas.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Cutrinhas ...

Secretariado I

O Prefeito Eleito de Cabo Frio Marquinho Mendes marcou para próxima sexta-feira o anúncio de todo os nomes que irão compor o novo secretariado. Será no Hotel Mandai na parte da manhã.

Secretariado II

Muitas especulações em torno dos nomes dos secretários e alguns já decididos logo após a eleição:

-> Fazenda: Clésio Guimarães;
-> Administração: Deodoro;
-> Educação: Laura Barreto;

Outros nomes especulados:

-> Esportes: José Antônio Odilon;
-> Saúde: Dr Roberto Pilar;
-> Mobilidade Urbana: Mauro Branco;
-> Obras e Serviços Públicos: Carlos Sant'Anna Ramalho;
-> Governo: Helcio Azevedo;
-> Desenvolvimento Econômico: Cláudio Bastos
-> Procuradoria Geral: Carlos Magno;

Secretariado III

Algumas pastas como Transportes, Ordem Pública, Serviço Público, Limpeza Urbana; Planejamento Urbano, Meio Ambiente se tornarão Coordenadorias e estarão vinculadas as Secretarias.

Concurso Público I

O concurso público de Cabo Frio de 2009 ainda está sub-judice e até o momento a Prefeitura não se pronunciou se vai chamar os concursados ou não.

Concurso Público II

Enquanto isso, o prefeito Alair Corrêa manda para Câmara de Vereadores uma mensagem para criação de 1.199 cargos efetivos a ser preenchidos por novo concurso. Só uma pergunta: Por que não fez isso antes ??? Só agora no apagar das luzes do governo?

Concurso Público III

A Prefeitura de Arraial do Cabo ainda não convocou os aprovados da educação do último concurso realizado. Já foram chamados os aprovados da Guarda Municipal e outros cargos, mas os da educação até agora nada. O Prefeito Interino Luciano Tequinho será que vai chamar???

Prefeito Interino

Por falar em Arraial do Cabo, desde o afastamento do Prefeito Andinho e do Vice Reginaldo, a cidade está com o Prefeito Interino Luciano Tequinho. No entanto, a Câmara de Vereadores não deveria realizar uma eleição indireta para eleger o Prefeito para completar o mandato até dezembro de 2016?

Lei de Autovistoria Predial I

Ontem falamos sobre essa lei que Cabo Frio precisa, mas a que se refere?

Lei de Autovistoria Predial II

Os responsáveis pelos imóveis (públicos ou particulares) na Cidade deverão realizar Vistorias Técnicas Periódicas, com intervalo máximo de cinco anos, verificando as condições de conservação, estabilidade e segurança e garantindo, quando necessário, a execução das medidas reparadoras. 

As vistorias técnicas deverão ser efetuadas por engenheiro, arquiteto ou empresa, legalmente habilitados nos respectivos Conselhos Profissionais, CREA/RJ ou CAU/RJ, que deverão elaborar Laudo Técnico atestando as condições da edificação.

Cabe ao Responsável pelo imóvel comunicar o resultado da vistoria à Prefeitura.

Imagina se Fosse a Dilma?

O Presidente Golpista Michel Temer resolveu manter o Ministro Geddel Vieira no cargo mesmo após as denúncias pressão no Iphan para liberar um prédio "espigão" que fere o patrimônio público de Salvador/BA. O Ministro da Cultura Marcelo Calero pediu demissão depois dessa pressão. Imagina se isso acontecesse no Governo da Presidente Dilma? O Mundo tinha desabado, a Globo estava com matérias diárias, a coxinhada estava nas ruas batendo panelas.... 

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Curtinhas ...

Crateras de Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio começou uma operação "tapa-buracos" na cidade. Pela quantidade de buracos, vai precisar de uma Força Tarefa. Será que vai dar conta de tapar todos os buracos da cidade ???

Super Salários dos Servidores Públicos I

A Constituição Federal promulgada em 1988, no artigo 37º, determina que nenhum funcionário público deva ganhar mais que o salário dos Ministros do STF, o teto do funcionalismo público. 

Super Salários dos Servidores Públicos II

MAIS DE 98% DE MAGISTRADOS E PROMOTORES ESTADUAIS DO RIO GANHAM ACIMA DO TETO

"Ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon defende que todos esses auxílios e vantagens, hoje de fora da conta, sejam computados no teto:


Super Salários dos Servidores Públicos III

O Juiz Federal Sérgio Moro da 13ª Vara Federal do Paraná recebe mais de R$ 77 mil/mês. Recebeu valores acima do teto permito por lei. Isso também não é uma forma de corrupção???



Reforma Eleitoral I

O Senado aprovou em primeiro turno a PEC 36/2016 de autoria dos tucanos Aécio Neves (MG) e Ricardo Ferraço (ES) que estabelece que as legendas partidárias precisam receber pelo menos 2% dos votos válidos registrados para eleições de deputados federais em pelo menos 13 estados da federação.

Reforma Eleitoral II

Os partidos que não atingissem essa cota de 2% não poderiam ter acesso ao fundo partidário, ao tempo de gratuito de rádio e TV e à estrutura parlamentar nas Casas Legislativas.  

Reforma Eleitoral III

As coligações partidárias para o legislativo (vereadores, deputados estaduais e federais) seriam substituídas por Federações Partidárias que não poderão ser desfeitas durante os quatro anos seguintes.

Efeito Trump I

O empresário Roberto Justus admitiu, nesta segunda-feira, que pensa em se candidatar à presidência da República. “Eu nunca pensei nessa coisa da política na minha vida... "

Nada está tão ruim que não possa piorar, dizem por aí. O avanço conservador, que aposta na negação da política ou na sua ridicularização, parece não ter chegado ao fim. 

O conservadorismo encontrou em figuras como João Doria, Marchezan e Trump um caminho para aplicar políticas profundamente regressivas, nas áreas econômica e dos costumes.

Efeito Trump I

Já começou a misturar pensamentos da sua religião e com o pensamento público..

Crivella sobre insegurança: Rio deveria ser todo murado, como Jerusalém

Prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella defendeu que o Rio fosse totalmente cercado por muros para que não entrassem armas e drogas na cidade.


A declaração foi feita durante um encontro com líderes judaicos e evangélicos realizado na tarde desta segunda (21). O evento foi organizado pela vereadora Teresa Bergher (PSDB), e aconteceu na Catedral Mundial da Fé, em Del Castilho, um dos maiores templos da Igreja Universal do país.


Lei de Autovistoria em Cabo Frio

Já passou da hora da cidade de Cabo Frio regulamentar a Lei Estadual nº 6400, 05/03/2013  que:

"Determina a realização periódica por autovistoria, a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo poder pùblico, nos prédios públicos, incluindo estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas bem como todas as suas instalações e cria laudo técnico de vistoria predial (ltvp) no estado do rio de janeiro"

A proposta de lei já se encontra com a Prefeitura de Cabo Frio e até agora, como no caso da Lei que regulamenta as Casas de Aluguel, está engavetada pelo executivo municipal.

É urgente e necessária essa Lei em Cabo Frio para o bem do coletivo cabofriense.

Vaquinha on line em Cabo Frio

'Vaquinha' online é feita para ajudar servidores de Cabo Frio sem salários


Um grupo de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, está se mobilizando na internet para promover uma "vaquinha" online para ajudar servidores do município que estão sem receber salários da Prefeitura.


É lamentável essa situação que o Prefeito Alair Corrêa deixou chegar a  Prefeitura de Cabo Frio !!!

Alô Cidadão em São Pedro da Aldeia

O canal de comunicação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que funciona via WhatsApp, está com novo número. A partir de agora, reclamações, solicitações, sugestões e denúncias devem ser enviadas para o número (22) 99610-5040. O “Alô Cidadão” pode ser compreendido como uma central de atendimento online do Poder Público e funciona em horário de expediente das repartições públicas municipais, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.



segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Curtinhas ...

Cabo Frio - Casas de Aluguel I


A minuta do projeto de Lei sobre Casa de Aluguel tem origem na denúncia da Asaerla ( Associação dos Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos) no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 2011 .... que após discussões com órgãos públicos e sociedade civil elaborou uma minuta de Lei que fora encaminhada a prefeitura em 2014. Ou seja, está 2 anos engavetada na PMCF ... 

Cabo Frio - Casas de Aluguel II


Histórico...

MP quer controlar turismo que lota casas em caravanas em Cabo Frio, RJ 



MP propõe regulamentação das casas de veraneio em Cabo Frio, RJ



Prefeitura de Cabo Frio, RJ, vai regulamentar casas de veraneio



Decreto poderá exigir CNPJ para casas de aluguel de Cabo Frio

Desta forma, locais estarão sujeitos à fiscalização e só poderão acomodar o número de pessoas previsto no alvará




Buracos em Cabo Frio I


As ruas da cidade de Cabo Frio tem mais buracos que as crateras da Lua. A Prefeitura de Cabo Frio tem uma responsabilidade imensa na medida que não realiza a manutenção necessária.


Buracos em Cabo Frio II


Esse buraco cativo da Prefeitura de Cabo Frio vai completar 1 ano. Ele é tão poderoso que linha de ônibus do Palmeiras mudou de itinerário.
Local: Rua Irma Josefina da Veiga, em frente ao Mercado Princesa, bairro Palmeiras...

Buracos em Cabo Frio III

Muitos problemas com esses buracos têm origem na falta de manutenção das redes drenagem de águas pluviais. Sem limpeza das caixas ralos e poços de visitas esses problemas são agravados, pois a rede de drenagem também recebe esgotos.

Violência no Estado do RJ I

Lamento profundamente a morte de policiais no helicóptero no último sábado na Cidade de Deus na cidade do Rio de Janeiro. Já são 124 policiais mortos em 2016 em serviço. A responsabilidade dessas mortes é do programa de segurança pública que está falido.

Violência no Estado do RJ II

O programa de segurança pública do Estado não trabalha com a inteligência, pois as atenções voltam-se para o criminoso e não para o crime. Essa lógica é endossada pelo senso comum.

Volta as Atividades

Amigos,

Estamos voltando as atividades do Blog com informações sobre engenharia, cidades da Região dos Lagos, em especial Cabo Frio e assuntos diversos.

Grande Abraço,

Engº Luciano Silveira

sábado, 23 de abril de 2016

Encontro Microrregional do 9° CEP é sucesso em Cabo Frio


Profissionais, acadêmicos e estudantes da Região dos Lagos lotaram o primeiro Encontro Microrregional do 9° Congresso Estadual de Profissionais, realizado em Cabo Frio. Os trabalhos, conduzidos pelo presidente Reynaldo Barros e a Comissão Organizadora Estadual, resultaram na aprovação de propostas e eleição de três delegados que representarão as categorias no 9° CEP a ser realizado em 4 de junho.
Realizado, no dia 14/04/20126, no espaço cedido pela Universidade Veiga de Almeida, o evento, que contou a presença de diretores da ASAERLA e Inspetores Regionais, foi aberto com a presença da diretoria do Campus e do comandante da Base Aérea Naval de São Pedro D’aldeia, unidade integrada por dez engenheiros, recentemente certificada pelo Crea-RJ.
A proposta sobre a proibição dos cursos a distancia de graduação das áreas de engenharia foi aprovado nesse Encontro e encaminhado para o Congresso Estadual.
O Presidente da ASAERLA, Eng Luciano Silveira, falou a importância da discussão dos temas das cidades nas áreas de engenharias.














quarta-feira, 6 de abril de 2016


"O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras” é o tema central do 9º CNP (Congresso Nacional de Profissionais) que neste ano acontece em paralelo à 73ª Soea (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia), em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a 03 de setembro próximos.

O CEP

O 9º Congresso Estadual de Profissionais vai acontecer em junho, antecedendo o 9º Congresso  Nacional de Profissionais — Foz do Iguaçu, em setembro. 

Convidamos você a participar!

Como preparação, serão realizados seis Encontros Microrregionais em todo o Estado do Rio de Janeiro, para que você possa escolher, se inscrever e participar.

Mais do que nosso apoio, o 9º CEP necessita, mesmo, é da nossa participação efetiva.

Para isso é fundamental atuar e somar experiências, inscrevendo propostas e moções que serão debatidas nos Encontros sobre os seguintes eixos:

  • Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade
  • Tecnologia e Inovação
  • Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia



EMR – Encontros Microrregionais em Cabo Frio 

Área de abrangência
Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Silva Jardim, Rio Bonito e Cachoeira de Macacu.

Data: 14/04/2016
Horário: 19 as 22hs

Local: Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio

terça-feira, 8 de março de 2016

domingo, 28 de fevereiro de 2016

PROJETO "É POSSÍVEL"

Projeto "É Possível !"

Objetivo: Desenvolvimento humano, comunitário e urbano do Conjunto Habitacional Miguel Gustavo, Senador Camará, Rio de Janeiro.

Parceiros:
  • Laboratório de Gerenciamento de Projetos de Engenharia Urbana (LaGPEU/Poli - UFRJ);
  • CMS Silvio Barbosa CAP 5.1;
  • Flizo


Neste sábado 27/2 , houve um grande encontro com os Engenheiros, Arquitetos, Geógrafos e Sociólogos, profissionais da UFRJ do grupo LAGPEU ( Laboratório de Gerenciamento de Projetos de Engenharia Urbana ), Flizo e usuários e profissionais do Cms Silvio Barbosa Cap 5.1, com objetivo de juntos desenvolvermos um projeto de melhoria ao nosso Território 

Um sábado rico em aprendizagem com nossa equipe do LaGPeu, sob o comando da professora Claudia Pfeiffer, o a equipe do CMS Silvio Barbosa CAP 5.1, sob o comando do amigo Mariano, e a Flizo, sob o comando do Binho Cultura, e a comunidade. 

Vamos avançar para melhoria da comunidade.























quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ENCONTRO CRIA GRUPOS PARA AÇÕES IMEDIATAS COM FOCO NO TURISMO

Estivemos participando do ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DE TURISMO DE CABO FRIO....

ENCONTRO CRIA GRUPOS PARA AÇÕES IMEDIATAS COM FOCO NO TURISMO

Cabo Frio (RJ), 24 de fevereiro de 2016 – Mais de 80 empresários e autoridades lotaram, ontem à noite, um dos salões do Malibu Palace Hotel, para a realização do I Encontro de Avaliação do Verão de Cabo Frio, uma realização do Conventions & Visitors Bureau de Cabo Frio com a Associação de Hotéis de Turismo da cidade, e apoio de entidades como Sebrae, Acirb e Acia. O objetivo era enumerar e discutir ações que deram errado no último verão, corrigindo-as não apenas para a próxima temporada mas, principalmente, para os próximos feriados prolongados, como o da Semana Santa. Para isso, dois grupos de trabalho foram criados e devem se reunir ainda esta semana para buscar soluções para dois dos principais problemas que mais afetam o turismo de forma negativa: a falta de regulamentação do acesso dos ônibus de excursão e das casas de aluguel para temporada, e a desorganização com relação aos ambulantes que atuam nas praias da cidade.

O evento, mediado pelo jornalista Sidnei Marinho, foi aberto pelos anfitriões, Maria Inês Oliveros (presidente do Conventions & Visitors Bureau) e Carlos Cunha (presidente da Associação de Hotéis e Turismo), que após explicarem o objetivo do encontro e apresentarem a pauta, passaram a palavra aos outros componentes da mesa - representantes de entidades de classe do trade turístico -, e abriram os microfones para participação do público no debate sobre “casas de temporada e ônibus de excursão”.
- Como presidente da Associação de Hotéis é importante deixar claro que as casas de aluguel para temporada não geram nenhum tipo de concorrência para a rede hoteleira porque trata-se de público diferente. O que motiva essa discussão é a regulamentação deste serviço. Não dá pra concordar, por exemplo, com o aluguel de uma quitinete para 20 pessoas onde essas pessoas trazem tudo de casa, desde botijas de gás a compras de mercado, e não consomem nem geram nenhum tipo de renda para a cidade. Esse é o tipo de coisa que precisa de ordem até, mesmo, por questão de segurança dessas pessoas – comentou Carlos.

Presidente da Asaerla, o engenheiro Luciano Silveira reforçou o discurso de Carlos Cunha lembrando que, para trabalhar com grande número de hóspedes, “essas casas precisam se adequar a uma série de questões como ter saídas de emergência, além de ter rede de água, luz e esgoto adequadas”.

- Essa é uma discussão antiga e cada vez mais atual. Desde 2013 lutamos por esta regulamentação. Chegamos a elaborar um documento, na época, junto com o Ministério Público, que foi entregue à Prefeitura, mas que até hoje não foi para a Câmara para ser regulamentado – alertou.

Em resposta, o Superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio, Márcio Soren, informou que o documento ainda não foi regulamentado porque precisa de algumas alterações que devem ser feitas ainda este ano.

- Não é possível regulamentar o aluguel de casas particulares, por isso temos que criar uma lei complementar de turismo que transforme essas casas em casas comerciais, permitindo a fiscalização tanto por parte da Defesa Civil quanto do Corpo de Bombeiros. Já iniciamos esse processo, e me comprometi com o Ministério Público de estar com esse assunto resolvido já para o próximo verão. 

Um dos itens dessa regulamentação tem haver com a ocupação, sendo permitida somente uma pessoa por m² de área construída. E após a publicação desta lei, caberá à Defesa Civil fazer essa fiscalização – explicou.

Com relação à regulamentação da entrada dos ônibus de excursão, Radamés Muniz, da Federação dos Conventions Bureaus, sugeriu que para cada veículo que venha para a cidade seja emitido um DAM (Documento de Arrecadação Municipal) com valores diferentes para quem traz turista para hotel, para casa de temporada, e outro maior para quem não for cadastrado no sistema. Sugeriu, ainda, que seja criado um programa de descontos para as empresas de transporte de turistas que incentivem seus clientes a gastarem no comércio de Cabo Frio. Superintendente de Turismo, Luane Ferreira também participou da discussão, anunciando que acaba de ser sancionada lei municipal que obriga às empresas de transporte de turistas a terem um guia turístico local.

- A partir dessas discussões, criamos um grupo de trabalho que será responsável por efetivar as ações que organizem, desde já, a entrada desses ônibus de excursão em Cabo Frio, com o cadastro no DAM, com a obrigatoriedade da contratação de guias de turismo da cidade, e com a criação do programa de descontos para quem consumir na cidade – anunciou Carlos Cunha, lembrando que a primeira reunião de trabalho será agendada ainda para esta semana.

O segundo assunto discutido foi com relação a falta de organização dos ambulantes que atual nas praias de Cabo Frio. A reclamação mais comum levantada pelos empresários foi com relação à falta de fiscalização do serviço. Secretário de Meio Ambiente, Serviço Público e Ordem Pública, Jailton Dias Nogueira lembrou que a previsão era trabalhar com 270 na fiscalização, “mas uma determinação do Ministério Público cancelou todos os contratos e ficamos somente com 50 pessoas atuando no primeiro e segundo distritos da cidade”. Mesmo assim, informou que nesta quinta-feira estará avaliando todas as licenças concedidas, e que pretende demarcar a área de atuação de todos os ambulantes.

- Minha proposta é marcarmos uma reunião com vocês, na próxima semana, somente sobre este assunto, para que juntos possamos resolver esta questão já para a Semana Santa – sugeriu o secretário, que junto com outros empresários integra um grupo de trabalho criado para regulamentar este assunto, criando obrigatoriedades para os novos ambulantes licenciados como a necessidade de uniforme e de lixeiras.

Para a anfitriã e presidente do Conventions & Visitors Bureau de Cabo Frio, Maria Inês Oliveros, o saldo do I Encontro de Avaliação do Verão foi bastante positivo.

- Foi muito bom ver o auditório lotado, e os empresários e autoridades se dispondo não só a discutir, mas a participar das ações propostas para que elas tenham impacto imediato. Acho que o caminho é esse mesmo, mas a discussão não acabou. O Convention e a Associação de Hotéis farão outros encontros porque existem, ainda, muitas outras questões que precisam ser resolvidas, e como nosso objetivo é sair do debate e partir para ações práticas, achamos melhor dividir os encontros por temas. Em nossa pauta ainda temos a questão dos trios elétricos, dos flanelinhas, das lixeiras nas praias entre outros assuntos – anunciou Maria Inês.

Também participaram do encontro o deputado estadual Janio Mendes, Ricardo Guadagnin (Firjan), Carlos Victor Mendes (representando o deputado federal Marcos da Rocha Mendes), Mariel Dantas (Comissão de Gastronomia), os vereadores Fred e Adriano, Dirlei Pereira (presidente do CDL) e capitão Buarque (representando o comandante do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio) entre outras entidades e autoridades. 
Fonte:


Fenix Comunicação e Eventos