terça-feira, 27 de novembro de 2012

Arraial do Cabo, RJ, inicia obras da nova usina de reciclagem

 

Nova usina deve começar a funcionar em 2013. Projeto tem investimento de R$ 1,7 milhões.

 
Trabalhadores da Cooperativa de Catadores Costa do Sol têm motivos para comemorar : o município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, iniciou as obras da nova usina de reciclagem. A primeira parte da obra é de terraplanagem e confecção das ferragens para as estruturas de fundação.
A Cooperativa Costa do Sol existe há três anos e conta com 48 cooperativados. Atualmente o resíduo doméstico de Arraial do Cabo é levado para um lixão, onde passa por uma triagem e é separado em 60 classificações diferentes. O que não pode ser reaproveitado vai para o aterro sanitário de São Pedro da Aldeia.
No projeto da nova usina, o atual galpão vai ser reformado e serão construídos mais três na área, espaço para compostagem e também para reciclar o resíduo da construção civil. Além disso, serão comprados equipamentos e dois caminhões.
Os catadores chegam a separar 15 toneladas de material por dia, mas apenas 4,5 toneladas são aproveitadas. Quando o complexo entrar em funcionamento, a previsão é de que este número passe de 10 toneladas, um aproveitamento de 70%.
O projeto prevê também qualificação para os cooperados, que fazem cursos para entender melhor todo o processo de reciclagem. A obra tem custo de R$ 1,7 milhões, dinheiro do Programa Federal de Aceleração do Crescimento, do governo federal.
A previsão é de que o complexo fique pronto em meados de 2013 e a administração da usina será feita através de parceria entre a prefeitura da cidade e a cooperativa.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário