Publicação aborda temas como compras sustentáveis e a importância de o gestor público conhecer o conceito das construções verdes
O Programa Senado Verde, que objetiva introduzir a gestão ambiental nas rotinas administrativas, criou uma cartilha sobre Edifícios Públicos Sustentáveis, que aborda temas específicos como a questão das compras sustentáveis e a importância de o gestor público conhecer o conceito das construções verdes.
A publicação também mostra que a preocupação com a sustentabilidade deve estar presente em todas as fases do projeto, começando pelo arquitetônico, que deve coordenar uma perfeita integração com os projetos de todos os sistemas do edifício.
Aspectos como a paisagem, a organização do canteiro de obras, a utilização econômica da água, a possibilidade da cobertura verde, o uso correto de energia, a irrigação, o clima, materiais utilizados na obra e lixo estão divididos e explicados na cartilha. Cada uma das seções mostra como o prédio público deve trabalhar com essas questões para se tornar sustentável. Nas seções, aparecem também tecnologias que facilitam o aproveitamento de energia, água e lixo.
A cartilha ainda conta com tabelas demonstrando de forma econômica a vantagem de um edifício sustentável, além de exemplos de como dimensionar reservatórios de água e sistemas de energia fotovoltaica.
Fonte: Pini
www.projetococoverde.com.br
ResponderExcluirTelhado Verde
www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm
Painéis Verticais
www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm