quinta-feira, 30 de setembro de 2010

STF derruba exigência de dois documentos para votar

Por 8 a 2, STF derruba exigência de dois documentos para votar.

Eleitor poderá votar apenas com documento de identificação oficial com foto.

Ministro Gilmar Mendes negou motivação política em pedido de vista.

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira (29), três dias antes da eleição, a exigência de que o eleitor apresente, no momento do voto, o título de eleitor e um documento com foto. Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que o cidadão será obrigado a levar apenas um documento oficial que comprove sua identidade.

Julgamento

Votaram contra a exigência os ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso. Na quarta-feira, antes do pedido de vista de Gilmar Mendes, já haviam votado pela derruba da exigência os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio e Ayres Britto, além da relatora do processo, Ellen Gracie.

Em seu voto, a relatora defendeu a exigência da apresentação de documento de identificação. “Estou convicta de que a norma jurídica contestada estabeleceu, na verdade, a obrigatoriedade de apresentação de um documento oficial de identificação com foto. A presença do título eleitoral, que é praxe, não é tão indispensável quanto a identificação por fotografia”, afirmou a ministra.

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, acompanhou o voto da relatora e sugeriu ampliar a proposta para permitir que o eleitor pudesse votar apenas com o título, caso fosse corretamente identificado pelo mesário no momento da votação.

Fonte: G1

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Grande Carreata de Chumbinho com Lindberg na Região dos Lagos


Nessa quarta-Feira dia 29/9 teremos uma grande carreata com o futuro Senador Lindberg Farias e o futuro Deputado Estadual Cláudio Chumbinho. Segue abaixo a programação :

16:00 - Carreata - Arraial do Cabo - Concentração: em frente ao Portão principal da Álcalis

17:30 - Carreata - Cabo Frio - Concentração: em frente a Faculdade Estácio de Sá

19:00 - Carreata - São Pedro da Aldeia - Concentração: na Praça do Bairro São João

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Morre ex-deputado e ex-prefeito de Cabo Frio


Aos 82 anos, faleceu na noite de ontem no Hospital Santa Izabel, em Cabo Frio, OTIME CARDOSO DOS SANTOS. Timinho, como era conhecido na cidade, morreu vítima de enfarte em decorrência de uma pneumonia.

Timinho foi prefeito de Cabo Frio entre 1971 e 1973, foi deputado estadual por duas vezes em 1974 e 1982. Otime também foi vice-prefeito entre 1993 e 1996. O último cargo de destaque ocupado por Timinho foi secretário de agricultura no primeiro mandato do governo de Marquinho Mendes (2005-2008).

Timinho mostrava muita vitalidade e tinha uma visão de futuro para cidade. Quando foi prefeito, ele fez a Rua das Pedras em Búzios, preservou o Morro do Atalaia em Arraial do Cabo Frio e realizaou muitas outras obras de destaque em Cabo Frio.

Em 2009 Timinho foi agraciado, pela Câmara Municipal de Cabo Frio, com uma Moção de Aplausos pelo trabalho que desenvolveu em Cabo Frio como presidente da Associação Comercial, vereador, vice-prefeito e prefeito, além de dois mandatos como deputado estadual. Após receber a Moção de Aplausos, Timinho discursou na Câmara rememorando a rotina de Cabo Frio, fazendo um panorama de sua infância e da vida política da cidade. O homenageado também lembrou as etapas do desenvolvimento de Cabo Frio, revelando os meandros do poder desde a ditadura.

Em conversa recente que tive com ele, falou em se candidatar a prefeito nas eleições de 2012. Cabo Frio perde um grande homem e um grande administrador.

O velório acontece neste momento no Ginário Poliesportivo Aracy Machado, perto do cemitério Santa Isabel, onde o enterro acontece às 15h30min de hoje.

Agradecimentos ao Blog Freelancer Digital, de Cristiane Zotich, do qual respeitosamente obtivemos algumas informações e também a imagem dessa postagem.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Alfredo Barreto, Adeus Companheiro !!!


O mundou parou no final da tarde de sexta-feira, dia 17 de setembro, o nosso companheiro Alfredo Barreto, líder do PT de Cabo Frio, secretário de governo da Prefeitura de Cabo Frio e coordenador geral da campanha de deputado estadual do Cláudio Chumbinho (PT) faleceu vítima de um enfarte.

Alfredo Barreto não era simplesmente um companheiro, era um amigo, um pai para todo nós petista. Eu particularmente, o conhecia desde 1992 e aprendi muito com esse grande homem. Fredo você deixa um enorme vazio e vai deixar muita saudade.



Alfredo Barreto começou sua militância política no Sepe ( sindicato dos professores) lá nos meados da década de 1980, com sua liderança o levou a Câmara de Vereadores de Cabo Frio em 1992. A sua passagem pela Câmara ficou marcada com o Mandato Participativo e pela luta ao lado dos trabalhadores rurais de Cabo Frio.




Depois, Alfredo foi coordenador de educação das baixadas litorâneas e foi candidato a vice-prefeito em 200 numa chapa ao lado do ex-prefeito José Bonifácio (PDT). Em 2002, Alfredo foi candidato a deputado estadual e ficamos muito felizes com a primeira eleição do Lula para Presidência da República.

Alfredo Barreto se preparava para anunciar no dia 05 de outubro, data em que comemoraria 57 anos, a sua pré-candidatura a Prefeitura de Cabo Frio nas eleições de 2012.

Alfredo Barreto vá em Paz e tenha certeza que iremos lutar para que seu legado continue dentro do Partido dos Trabalhadores e na política cabofriense.

Laura Barreto, Júlia e Achiles forças nesse momento para superar essa perda.

Alfredo Barreto, obrigado por tudo que me ensinaste. Você foi um grande companheiro e um execelente pai para todos nós.

Fotos: Ricardo Cox

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grande Carreata de Lindberg Senador 131 na Região dos Lagos


Grande Carreata na Região dos Lagos com Lindberg Farias candidato a senado do PT. Amanhã dia 17 de setembro.

  • 9h Araruama
  • 10h Iguaba Grande
  • 13h Búzios
  • 15h - Arraial do Cabo
  • 16h - Cabo Frio (São Cristóvão, Jardim Esperança)
  • 18h - São Pedro da Aldeia - Noite
  • 19h - GRANDE COMÍCIO de Lindberg Farias Senador 131 e Claúdio Chumbinho 13444 Dep. Estadual no CENTRO de SÃO PEDRO DA ALDEIA e deputados federais.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Desafio Solar Brasil

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Brasileiro trabalha uma média de 40,8 horas

Em 2008, a população brasileira empregada trabalhou uma jornada média semanal de 40,8 horas. A informação consta no livro "Duração do trabalho em todo o mundo: Tendências de jornadas de trabalho, legislação e políticas numa perspectiva global comparada", lançada pela Organização Internacional do Trabalho. Apesar de ser menor do que o limite fixado em lei (44 horas semanais), uma porcentagem ultrapassa esta jornada. Mais de 33% trabalharam mais de 44 horas semanais e 19,1% trabalharam uma jornada superior a 48 horas semanais. Pouco mais de 23,1% trabalharam menos de 35 horas por semana.

De acordo com o livro, de autoria dos especialistas da OIT Sangheon Lee, Deirdre McCann e Jon Messenger, os homens trabalham mais (44 horas) do que as mulheres (36,4 horas). Porém, entre as mulheres ocupadas, 87,8% também realizava afazeres domésticos. Entre os homens, 46,5% também trabalha em casa. A média de horas semanais dedicadas aos afazeres domésticos foi de 18,3 pelas mulheres e de 4,3 pelos homens ocupados.

Em todo o mundo, segundo a OIT, em torno de 22% das pessoas, ou 614,2 milhões de trabalhadores, trabalham mais de 48 horas semanais. A OIT recomenda que os acordos de trabalho devem levar em consideração cinco fatores: favorecer a saúde e a segurança no trabalho, ser compatíveis com a vida famíliar, promover a igualdade de gênero, reforçar a produtividade, e facilitar a escolha e influência do trabalhador no seu total de horas de trabalho.

Fonte: Revista Proteção

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Curtinhas ... "Campanha de Chumbinho (PT) sabotada na Região dos Lagos"

Campanha de Chumbinho Deputado Estadual PT 13444 sofre sabotagem veja a reportagem no blog da campanha do petista.

"Campanha do PT sabotada na Região dos Lagos

O candidato a deputado estadual do PT, Cláudio Chumbinho, teve o caminhão de sua campanha incendiado na madrugada de quarta-feira, 8/09, em São Pedro da Aldeia. O estrago só não foi maior porque um vizinho chamou os bombeiros que chegaram rapidamente ao local e apagaram o fogo.

Pela manhã, o proprietário Pedro A. G. dos Santos registrou a ocorrência na 125ª DP (nº125-01980/2010) e informou que o caminhão é utilizado como palco para os comícios do candidato. “Não tenho dúvida que o incêndio foi criminoso, mas a eficiência dos bombeiros evitou uma tragédia maior”, revelou Pedro.

Em duas semanas, o resultado da perícia técnica realizada no local pode confirmar a intenção do crime. Chumbinho lamentou a sabotagem e disse que o fato não vai desestimular a campanha: “Nosso crescimento tem incomodado alguns adversários que tentam de todas as formas nos prejudicar. Mas isso nos dá ainda mais ânimo para avançar”, confirma Chumbinho.

Único candidato que tem feito comícios na região, Chumbinho subirá em um caminhão emprestado para falar à população do Porto do Carro, em São Pedro da Aldeia, nesta quinta-feira, 09/09, às 19h. "Nessa reta final faremos diversos comícios e grandes reuniões em São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Araruama e Cabo Frio" acrescentou o candidato do PT a deputado estadual."

Fotos no blog www.chumbinhopt.blogspot.com e www.chumbinho13444.com.br

O fato novo

Marcos Coimbra (*)

Artigo publicado hoje no jornal "Correio Brasiliense".

Quem, nas duas últimas semanas, leu os colunistas dos “grandes jornais” (os três maiores de São Paulo e Rio) deve ter notado a insistência com que falaram (ou deixaram implícito) que as eleições presidenciais não estavam definidas. Contrariando o que as pesquisas mostravam (a avassaladora dianteira de Dilma), fizeram quase um coro de que “nada era definitivo”, pois fatos novos poderiam alterar o cenário.

Talvez imaginassem (desconfiassem, soubessem) que uma “bomba” iria explodir. Tão poderosa que mudaria tudo. De favorita inconteste, Dilma (quem sabe?) desmoronaria, viraria poeira.

Veio o fato novo: o “escândalo da Receita”. Durante dias, foi a única manchete dos três jornais. É muito? Certamente que sim, mas é pouco, em comparação ao auxílio luxuoso da principal emissora de televisão do país. Fazia tempo que um evento do mundo político não ganhava tanto destaque em seus telejornais. Houve noites em que recebeu mais de 10 minutos de cobertura (com direito a ser tratado com o tom circunspecto que seus apresentadores dedicam aos “assuntos graves”).

Hoje, passados 15 dias de quando “estourou” o “escândalo”, as pesquisas mostram que seu impacto foi nulo. A “bomba” esperada pelos que torciam pelo fato novo virou um traque.

Por mais que os “grandes” jornais tenham se esforçado para fazer do “escândalo da Receita” um divisor de águas, ele acabou sendo nada. Tudo continuou igual: Dilma lá na frente, Serra lá atrás.

Tivemos, nesses dias, uma espécie de dueto: um dia, essa imprensa publicava alguma coisa; no outro, a comunicação da campanha de Serra a amplificava, dando-lhe “tom emocional”. No terceiro, mais um “fato” era divulgado, alimentando a campanha com um novo conteúdo. E assim por diante.

Um bom exemplo: o “lado humano” da filha de Serra ser alvo dos malfeitores por trás do “escândalo”. Noticiado ontem, virou discurso de campanha no dia seguinte, com direito a tom lacrimejante: “Estão fazendo com a filha do Serra o mesmo que fizeram com a filha do Lula”.

Há várias razões para que a opinião pública tenha tratado com indiferença o “escândalo”. A primeira é que ele, simplesmente, não atingiu a imensa maioria do eleitorado, por lhe faltarem os ingredientes necessários a se tornar interessante. O mais óbvio: o que, exatamente, estava sendo imputado a Dilma na história toda? Se, há mais de ano, alguém violou o sigilo tributário de Verônica Serra e de outras pessoas ligadas ao PSDB, o que a candidata do PT tem a ver com isso? É culpa dela? Foi a seu mando? Em que sua candidatura se beneficiou?

A segunda razão tem a ver, provavelmente, com a dificuldade de convencer as pessoas que o episódio comprove o “aparelhamento do estado pelo PT” ou, nas palavras do candidato tucano, a “instrumentalização” do governo pelo partido. Será que é isso mesmo que ele revela?

Se a Receita Federal fosse “aparelhada” ou “instrumentalizada”, por que alguém, a mando do PT (ou da campanha), precisaria recorrer a um estratagema tão tosco? Por que se utilizaria dos serviços de um despachante, mancomunado com funcionários desonestos? Não seria muito mais rápido e barato acessar diretamente os dados de quem quer que seja?

Não se discute aqui se alguém quis montar um dossiê anti-Serra ou se ele chegou a existir. Sobre isso, sabemos duas coisas: 1) é prática corrente na política brasileira (e mundial) a busca de informações sobre adversários, que muitas vezes ultrapassa os limites legais; 2) o tal dossiê nunca foi usado. As vicissitudes da candidatura Serra ao longo da eleição não têm nada a ver com qualquer dossiê.

O próprio “escândalo” mostra que a Receita Federal possui sistemas que permitem constatar falhas de segurança, rastrear onde ocorrem e identificar responsáveis. É possível que, às vezes, alguém consiga driblá-los. No caso em apreço, não.

No mundo perfeito, a Receita é inexpugnável, não existem erros médicos na saúde pública, todos os professores são competentes, não há guardas de trânsito que aceitam uma “cervejinha”. Na vida real, nada disso é uma certeza.

Todos esperam que o governo faça o que deve fazer no episódio (e em todas as situações do gênero): investigue as falhas e puna os responsáveis. Ir além, fazendo dele um “escândalo eleitoral”, é outra coisa, que não convence, pelo que parece, a ninguém.

(*) Sociólogo e Presidente do Instituto Vox Populi

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Senado lança cartilha sobre edifícios públicos sustentáveis

Publicação aborda temas como compras sustentáveis e a importância de o gestor público conhecer o conceito das construções verdes

O Programa Senado Verde, que objetiva introduzir a gestão ambiental nas rotinas administrativas, criou uma cartilha sobre Edifícios Públicos Sustentáveis, que aborda temas específicos como a questão das compras sustentáveis e a importância de o gestor público conhecer o conceito das construções verdes.

A publicação também mostra que a preocupação com a sustentabilidade deve estar presente em todas as fases do projeto, começando pelo arquitetônico, que deve coordenar uma perfeita integração com os projetos de todos os sistemas do edifício.

Aspectos como a paisagem, a organização do canteiro de obras, a utilização econômica da água, a possibilidade da cobertura verde, o uso correto de energia, a irrigação, o clima, materiais utilizados na obra e lixo estão divididos e explicados na cartilha. Cada uma das seções mostra como o prédio público deve trabalhar com essas questões para se tornar sustentável. Nas seções, aparecem também tecnologias que facilitam o aproveitamento de energia, água e lixo.

A cartilha ainda conta com tabelas demonstrando de forma econômica a vantagem de um edifício sustentável, além de exemplos de como dimensionar reservatórios de água e sistemas de energia fotovoltaica.

Fonte: Pini

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dilma amplia a vantagem sobre Serra.

Tracking VoxPopuli/Band/IG: Dilma 55%, Serra 22%.

No sexto dia de medição, petista oscila positivamente acima da margem de erro.

No sexto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 55% e o tucano José Serra 22% das intenções de voto. Pela primeira vez desde o início da medição, no dia 1 º de setembro, a petista oscila positivamente acima da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais. O mesmo ocorre com o candidato tucano, que oscila negativamente além da margem de erro. No dia 1º, Dilma tinha 51% e Serra 25%.

A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, apresentou novamente 8% das intenções de voto –mesmo percentual da última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, mesmo índice do levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma ocilou positivamente um ponto e tem 44%, Serra por sua vez oscilou negativamente e marca 17%, dois pontos a menos que a sondagem anterior, e Marina Silva 6%.

A petista apresentou melhora em todas as regiões do País e segue na liderança. Já Serra, oscilou negativamente em todas as regiões. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 71% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina.

Indústria da construção movimenta R$ 159 bilhões em 2008

Montante é 22,3% maior que o registrado no anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

A indústria da construção movimentou em 2008 R$ 159 bilhões em incorporações, obras e serviços. Os dados fazem parte da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa um crescimento de 22,3% em termos nominais e de 12,3% em termos reais frente a 2007.

"Vários fatores atuaram a favor do avanço da Indústria de Construção no período entre 2007 e 2008, principalmente os programas de financiamento e apoio a projetos de infraestrutura nas áreas de energia elétrica, energia renovável, petróleo e gás natural, logística e telecomunicações", disse o IBGE.

O crescimento da renda familiar e do emprego, o aumento nas operações de crédito habitacional e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para insumos do segmento também foram apontados pelo IBGE como fatores impulsionadores do setor em 2008.

“Em relação a 2007, obras de infraestrutura cresceram 27,1%, edificações industriais, comerciais e outras edificações não residenciais, 28,8% e o grupo serviços especializados para construção, 21,1%”, completou o IBGE.

Em 2008, a receita líquida das empresas do setor chegou a R$ 149,6 bilhões, um crescimento nominal de 19,8% frente ao ano anterior. As entidades públicas responderam pelo maior montante destinado a obras e serviços, com R$ 67,6 bilhões, ou 43,9% do total.

O setor empregou 1,8 milhão de pessoas em 2997, contra 1,6 milhão do ano anterior. O número de empresas também cresceu: de 52 mil para 56,6 mil.

“O gasto total com o pessoal foi R$ 38,2 bilhões, dos quais R$ 25,5 bilhões foram em salários, retiradas e outras remunerações, o que significou uma média mensal de 2,6 salários mínimos”, completou o IBGE. Em 2007, o gasto total com o pessoal foi 29,3 bilhões, com 19,6 bilhões foram em salários, retiradas e outras remunerações.
Residências

As edificações residenciais tiveram alta de 20,7% no valor entre 2007 e 2008. Os edifícios residenciais, produto de maior peso individual na construção, cresceu 21,2% no período.

“A expansão do crédito imobiliário contribuiu para isto. Segundo o Banco Central do Brasil, o valor emprestado para o financiamento imobiliário foi R$ 29,1 bilhões, 65,0% superior ao emprestado em 2007 e o número de unidades financiadas, 294,2 mil, foi 52,0% maior que na pesquisa anterior”, avaliou o IBGE.

Também tiveram alta a incorporação de empreendimentos imobiliários (11%) e administração de obras (33,7%).

domingo, 5 de setembro de 2010

Dilma amplia vantagem sobre Serra para 29%.

A pesquisa Tracking Vox Populi/Band/iG mostra Dilma com 53% e Serra 24%.

No quinto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 53% e o tucano José Serra 24% das intenções de voto.

Dilma permaneceu com o mesmo índice em relação ao dia anterior. Seu oponente, José Serra, também teve o mesmo índice da última sondagem, quando apareceu com 24%. As mudanças ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, apresentou novamente 8% das intenções de voto –mesmo percentual da última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, mesmo índice do levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma ocilou positivamente um ponto e tem 43%, Serra permaneceu com 19% e Marina Silva 6%. Dilma foi a única a ter os percentuais mudados na comparação com o levantamento do dia anterior, no qual a petista apareceu 42%.

A petista lidera em todas as regiões do país. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 70% dos votos contra 17% de Serra e 3% de Marina.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Programação cultural de Cabo Frio deste fim de semana conta com Festival de Dança

Começou desde ontem, quinta-feira, dia 2 de setembro, com uma apresentação especial para os alunos das escolas da rede municipal, a 6ª Edição do Festival de Dança de Cabo Frio, que acontecerá no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, no Portinho. A partir da sexta-feira, dia 3, até a segunda-feira, dia 6, o evento é gratuito e aberto ao público em geral que poderá assistir às mostras competitivas, apresentações especiais de convidados nacionais e internacionais e uma homenagem especial, na abertura oficial, no dia 3, para Eliana Caminada e Eric Valdo, mestres da dança e companheiros em diversas apresentações.

O Festival Internacional de Dança de Cabo Frio conta com a organização do Ballet Márcia Sampaio e apoio da Prefeitura.

Veja a programação do evento:

02/09 (Quinta-feira)

  • 15h- PROJETO ESCOLA >> Espetáculo com o Ballet Márcia Sampaio e Cia. Brasileira de Ballet

03/09 (Sexta-feira)

  • 18h- ABERTURA DO FESTIVAL >> Cia. Brasileira de Ballet (Rio de Janeiro/RJ) - Espetáculo: “A Flauta Mágica”Convidado Especial: Rolando Sarabia (Miami/EUA) - Remontador: Jorge Texeira
  • 19h30- MOSTRA COMPETITIVA - Dança Contemporânea - (Solos, duos, trios e conjuntos) HOMENAGEM - Eliana Caminada e Eric Valdo
  • ENCERRAMENTO >> Cia. Mário Nascimento (Belo Horizonte/MG) - Espetáculo: “Faladores” - Coreógrafo: Mario NascimentoPREMIAÇÃO - Medalhas e troféus para 1º, 2º e 3º lugares

04/09 (Sábado)

  • 17h- ABERTURA - Ballet Márcia Sampaio (Cabo Frio/RJ) - Espetáculo: Suíte do Ballet “Silvia” - Convidados Especiais: Karen Mesquita e Moacir Emanoel - (Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) - Remontador: Heron Nobre
  • 17h30- MOSTRA COMPETITIVAClássicos de Repertório - (Variações, pas-de-deux, grand-pas-de-deux e conjuntos)
  • 19h30- ENCERRAMENTO DO 1º BLOCOCia. Brasileira de Ballet (Rio de Janeiro/RJ) - Espetáculo: Suíte do Ballet “Don Quixote” - Convidado Especial: Rolando Sarabia (Miami/EUA) - Remontador: Jorge Texeira - Ensaiador: Tadheu de Carvalho
  • 20h- MOSTRA COMPETITIVA Dança de Rua - (Conjuntos)ENCERRAMENTO - Cia. Heart Company (Curitiba/Pr) - Espetáculo: “Soma 3” - Coreógrafo: Octávio Nassur PREMIAÇÃO - Medalhas e troféus para 1º, 2º e 3º lugares

05/09 (Domingo)

  • 17h- MOSTRA COMPETITIVA Clássico livre - (Solos, duos, trios e conjuntos)
  • 19h- ABERTURA DO 2º BLOCO Convidados Especiais: Bianca Gonzalez e Rogério Mendonza (Rio de Janeiro/RJ) - Coreografia: California Dreaming (west coast swing) - Coreógrafos: Rogerio Mendonza e Bianca Gonzalez - Coreografia: Bailador (salsa) - Coreógrafo: Rogerio Mendonza
  • 20h- MOSTRA COMPETITIVADança à caráter e Danças populares - (Conjuntos)
  • 20h30- MOSTRA COMPETITIVADança de salão - (Conjuntos)ENCERRAMENTO - Convidados Especiais: Marta Desperés e Matias Santos (Buenos Aires/Argentina)PREMIAÇÃO - Medalhas e troféus para 1º,2º e 3º lugares

06/09 (Segunda-feira)

  • 16h- MOSTRA COMPETITIVAEstilo livre - (Solos, duos, trios e conjuntos)
  • 18h- MOSTRA COMPETITIVAJazz - (Conjuntos)PREMIAÇÃO - Medalhas e troféus para 1º, 2º e 3º lugaresPREMIAÇÃO ESPECIAL - Medalhas e troféus para 1º, 2º e 3º lugares.

Quem gosta de artes plásticas, poderá conhecer, no Museu José de Dome – Charitas, até o dia 14 de setembro, a exposição “Fragmentos” do artista plástico Sérgio Souza. A exposição está dividida em três partes:

  • “Arte na demolição”, em que cria quadros com técnicas finas em acrílico sobre madeira de demolição;
  • “Mulheres étnicas”, composição de objetos feitos a partir de fotos postais de várias raças e etnias de mulheres; e
  • “Eternas rosas”, flores feitas em acetato flexível e aplicáveis em várias superfícies.
  • Todas as obras estão à venda.O Charitas funciona de terça a domingo, das 14h às 20h. Lá, o visitante pode também conhecer mais do trabalho do fotógrafo e arquivista Wolney Teixeira, além do pintor francês que escolheu Cabo Frio para viver, Jean Guilhaume.

O Charitas fica na Av. Assunção, 855, no Centro.

O Mart – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio – está com suas portas abertas aos sábados, das 14h às 18h, para quem quiser conhecer a exposição permanente do acervo de arte sacra com obras dos séculos XVII e XVIII. O Museu fica no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, no Centro.

O Espaço Cultural, na Praia do Forte – destinado às artes plásticas e ao artesanato – também funciona aos sábados e domingos, das 18h às 22h, e reúne obras de aproximadamente 100 artistas plásticos e artesãos da cidade. O Espaço está localizado à Rua 13 de Novembro, 520, ao lado do colégio Miguel Couto.

Aos sábados, a partir das 21h, na Praça da Bandeira, na Passagem, o grupo Começar de Novo anima a tradicional seresta.

Fonte: PMCF