Publicado no Jornal Folha dos Lagos em 17 de janeiro de 2013.
Nos
últimos meses, temos visto nos noticiários número alarmante de acidentes com
vítimas fatais na Rodovia RJ-124, a Via Lagos. Desde dezembro de 1996 ela é
administrada pela Concessionária da Rodovia dos Lagos S.A. – CCR ViaLagos, empresa
do Grupo CCR e a concessão de 25 anos foi uma solução encontrada pelo então
governador Marcello Alencar (PSDB) para suprir a falta de investimento em
infraestrutura rodoviária.
A
rodovia hoje liga as cidades de Rio Bonito a São Pedro da Aldeia com 57 km de
extensão, sendo que inicialmente ligava apenas Rio Bonito a Araruama em um
trecho de 30km e era considerada a Rodovia da Morte. Mudou alguma coisa desse
apelido ??? Hoje a Via Lagos é considerada a Rodovia da Morte com pedágio, ou
seja, pagamos para morrer. Acabou aquela desculpa de que privatizando iria
melhor a segurança e teríamos mais conforto. Hoje, mata-se igual ou mais do que
antes da privatização.
Em
13/12/2001, a empresa ganhou mais 15 anos de concessão por causa da
reformulação do contrato e umas das obrigações desse novo contrato é a
construção da mureta central que dividiria suas pistas, visto que esta é uma
solução que pode diminuir e muito o número de mortes na rodovia. O início desta
obra está dependendo de autorização da Agencia Reguladora. No entanto, por que
no contrato inicial de concessão, em 1996, não obrigaram a empresa colocar a
mureta? Quem eram os deputados da época e por que não viram isso??
Até
quando vamos ouvir notícias de acidentes fatais na rodovia que mais mata no Estado
do Rio de Janeiro? Ah, mas o pedágio é certo ! Até quando vamos pagar para
morrer ??
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