Partido dos Trabalhadores comemora hoje, 10 de fevereiro, o seu 30º aniversário de fundação, motivo de festa para milhões de brasileiros, entre filiados, militantes, simpatizantes e eleitores, que acreditam, apoiam e constroem um partido que se destaca no cenário político brasileiros na defesa das lutas sociais e populares mais importantes da nossa história recente.
O PT na origem era um pequeno partido, com uma imensa vontade de crescer. O PT de hoje governa o Brasil, cinco Estados e mais de 500 prefeituras. Homenageamos todos os que tiveram a coragem de tomar essa decisão. Especialmente os que pagaram com a vida a determinação de lutar.
Fundado com um viés socialista democrático, o PT priorizou nos oito anos de governo políticas voltadas para o social. As principais lideranças petistas sustentam, porém, que o partido também conseguiu promover avanços na área econômica --depois de enfrentar em 2009 a crise nos mercados internacionais.
"Criamos o modo petista de governar com participação popular, inversão de prioridades, governando para todos, mas sempre mais atentos às necessidades reais dos que mais precisam", afirmou o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
O foco no "social" se encontra na origem do partido, como afirmam suas principais lideranças. "São 30 anos na história desse partido de luta, que teve a contribuição do que há de melhor na luta dos trabalhadores: da esquerda, da resistência, dos movimentos de liberdade, de expressão sexual, do direito das minorias do país", avalia a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto.
No Rio de Janeiro, o PT com a Benedita da Silva já governou o estado por 9 meses e não teve muito tempo para mostrar o que pode-se fazer para mudar o nosso Estado. Hoje governamos 10 cidades no RJ com destaque para o Prefeito Lindberg Farias que governa Nova Iguaçu há 6 anos.
Em Cabo Frio, vários companheiros lutaram e até deram a vida para construção de um partido que realmente represente a classe trabalhadora. Em 1982, concorremos a prefeitura cabofriente com a saudosa Amena Mayal e em 1988 lançamos o Prof Aluisio para prefeitura e também não tivemos êxito.
Já em 1992, numa coligação com PDT que elegeu o José Bonifácio para prefeito, o PT chega pela primeira vez a Câmara Municipal de Vereadores com o então ex-presidente do SEPE, o Prof Alfredo Barreto. O mandato de vereador do atual Secretário de Governo do Prefeito Marquinho Mendes foi marcado por lutas sociais no campo e na cidade, chegando a implantar o "Gabinete de Rua" onde o ex-vereador Alfredo Barreto montava uma tenda nos bairros para ouvir as reclamações do povo.
Hoje, o PT em Cabo Frio está no Governo Municipal com filiados ocupando várias secretarias que além do Alfedo Barreto que ocupa a Secretaria de Governo, temos a Profª Laura Barreto na Secretaria de Educação, a companheira Olívia Sá ocupando a Secretaria de Ação Social e o Presidente eleito do PT cabofriense o ex-bancário Alcebíades Terra ocupando a Coordenadoria de Meio Ambiente.
Nesses 30 anos de PT em Cabo Frio faço uma homenagem especial ao saudoso Carlos Alberto Gomes de Carvalho, o Prof Carlinhos do PT que simbolizava bem o espírito petista da cidade. Carlinhos, vamos continuar sempre lutando através do PT para melhoria da vida do povo da nossa cidade.
Parabéns a todos os filiados, simpatizantes e eleitores pelos 30 anos de PT !!!
Pena que grandes companheiros, como Deusimar Pacheco, D.Maria José foram rapidamente esquecidos!!!
ResponderExcluirPena que grandes companheiros, como Deusimar Pacheco, D.Maria José foram rapidamente esquecidos!!!
ResponderExcluir