sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eleições 2010: Falta pouco mais de 01 mês para festa!

A pouco mais de um mês para grande festa da democracia brasileira, muitos candidatos intensificam sua agenda de caminhadas e visitas na busca do voto perdido ou indeciso.

Na Região dos Lagos, vários "candidatos copa do mundo" vêm de fora e aparecem nessa época em busca do voto da região. Porém, os candidatos locais estão com nomes consolidados e vejo que apenas três nomes podem chegar à Alerj: Paulo Melo (PMDB), Jânio Mendes (PDT) e Cláudio Chumbinho (PT).

Paulo Melo (PMDB), candidato a reeleição e com campanha em todo Estado, luta para ser um dos mais votados. Jânio Mendes, único candidato do PDT para Deputado Estadual na região tem um grande puxador de legenda no seu partido, o Dep. Wagner Montes. Já Chumbinho que é o único candidato do PT de Saquarema ao Norte-Noroeste do Estado, tem sua candidatura forte em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio e o grande puxador de legenda do PT é o ex-ministro do meio ambiente Carlos Minc.

O governador Sérgio Cabral corre para reeleição de braços abertos, pois não tem adversário a altura para ameaçá-lo na disputa do primeiro turno. Gabeira é até um bom candidato, mas é pouco conhecido no inteiror.

A disputa para o Senado é mais acirrada, o candidato Marcelo Crivela (PRB) parece que tá garantida a sua reeleição. Já o César Maia (DEM) consolida a segunda colocação, porém quem pode ameaçá-lo é o ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT) que tem o apoio do Presidente Lula, do Governador Sérgio Cabral e de grandes prefeitos do interior.

Na disputa presidencial, a liderança de Dilma Rousseff (PT) com mais de 20% de frente no tucano José Serra (PSDB), coloca a petista próximo da vitória no primeiro turno. O Serra parece cavalo-paraguaio saiu na frente e perdeu fôlego.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OIT estuda criação de norma sobre trabalho doméstico

A proteção aos trabalhadores domésticos de todo o mundo poderá ser adotada como norma na próxima Convenção Internacional do Trabalho, em 2011. A afirmação foi feita em 12 de agosto pela diretora do Departamento de Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Cleopatra Doumbia-Henry.

Cleopatra disse que o trabalho doméstico, apesar de permitir o trabalho feminino com maior produtividade e lucro, tendo em vista que as mulheres podem trabalhar mais despreocupadamente, é um dos menos valorizados. "Espero que a recomendação seja aprovada no próximo ano. Ela deve prever a idade mínima, a liberdade de associação, a proibição de trabalho forçado, a não discriminação, o acesso à saúde e jornada de trabalho prefixada", defendeu.

Dos 6,6 milhões de trabalhadores domésticos no Brasil, 97% são mulheres. Segundo a representante do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, isso significa 17% de toda população feminina do Brasil. "Apesar de haver uma legislação nacional, que protege a trabalhadora doméstica, apenas cerca de 30% têm carteira assinada. E a contratação irregular se dá, mais frequentemente, em regiões com a renda média elevada", afirmou.

Para o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Otávio Brito Lopes, o grande problema no Brasil é a falta de efetividade na aplicação dos direitos assegurados por lei ao trabalhador doméstico. "A inviolabilidade de domicílio dificulta a atuação do Ministério Público. Estamos estudando uma forma de fiscalizar, sem que isto represente uma violação. Vamos realizar inicialmente um trabalho educativo junto aos sindicatos e às associações de trabalhadores e empregadores", afirmou.

Para o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes, é lamentável que a Constituição de 1988 tenha esquecido ou expressamente excluído do Artigo 7º os empregados domésticos. "A Constituição estabelece apenas que alguns direitos sejam estendidos aos trabalhadores domésticos, mas assinar a carteira de trabalho é obrigatório e constitui delito contratar um empregado doméstico de forma irregular", esclareceu Bentes.

Fonte: Agência Brasil / www.protecao.com.br

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Programa eleitoral: Altos e Baixos !!!

Terça-feira, 17 de agosto de 2010, começou o programa eleitoral para as eleições de outubro de 2010. E foram altos e baixos, mas também muitas cenas cômicas.

A candidata presidencial do PT, Dilma Roussef, estava bem no primeiro programa eleitoral. Mostraram sua origem, sua luta contra a ditadura com depoimentos de ex-amigas que dividiram a prisão ditatorial militar e, também, mostrou a sua capacidade e experiência administrativa no governo estadual do RS e no governo federal quando foi Ministra de Minas e Energia e Ministra Chefe da Casa Civil.

O primeiro programa eleitoral do tucano José Serra parecia uma repetição do progama eleitoral do programa eleitoral de 2002 quando ele disputou a presidência e perdeu para Lula. Mostrando a origem humilde e como se tornou líder tucano. No entanto, ele preferiu falar mais do Lula do que do Fernando Henrique Cardoso. Ele tem que decidir o que predente. Em 2002, ele pregavam a "continuidade com mudança" dizendo que era candidato que iria continuaria o governo de Fernando Henrique com mudança, agora ele diz que é "mudança da continuidade". E além do mais, o candidato tucano é hipocondríaco, só fala de saúde.

A Marina Silva, candidata do PV, ressaltou sua luta pelo meio ambiente. Já o candidato do PSol, Plínio Arruda Sampaio, mostrou sua origem e a luta pela reforma agrária. O programa do PSol foi melhor do que o da candidata do PV.

A grande estrela dos primeiro programas eleitorais foi o Presidente Lula, até o José Serra (PSDB) foi na garupa do presidente mais popular da história de país.

O lado cômico dos programas foram os candidatos a deputados federais. Eduardo Cunha (PMDB) não olha diretamente na câmera, para onde ele olha?

Palestra: Arrecifes Artificiais Móveis , em Cabo Frio

O Prof. Paulo Cesar Colonna Rosman retornará a Cabo Frio na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto, para proferir palestra sobre Arrecifes Artificiais Móveis. Desta vez, o renomado professor virá acompanhado do engenheiro Luiz Guilherme - COPPE, engenheiro Paulo César - IBAMA e do empresário Maurício Andrade, fundador da ArAM.

O evento recebe apoio da ASAERLA, ACIA e CDL Cabo Frio.

Palestrantes:

  • Eng. Paulo Cesar Colonna Rosman, Ph.D.
  • Eng. Luiz Guilherme Morales de Aguiar, M.Sc.
  • Eng. Paulo César Sousa
  • Maurício Carvalho de Andrade

Local: Hotel Paradiso Del Sol

Rua Prof. Domingos Bonifácio Ribeiro, 103 - Passagem - Cabo Frio - RJ

Data: 20/08/2010

Horário: 11h

"Arrecifes artificiais móveis são estruturas modulares construídas para dissipar a energia das ondas de uma maneira pré-programada para vários fins. Entre eles: a melhoria para a qualidade das ondas para a prática de esportes aquáticos, defesa da orla contra erosão, produção de energia elétrica limpa e renovável, criar zonas abrigadas para maricultura de várias espécies, proporcionar balneabilidade a praias violentas afastando a arrebentação das ondas propiciando valorização imobiliária e social ao entorno deste tipo de projeto uma vez aplicado em praias de tombo."

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Serra: 12 mentiras em 12 minutos no Jornal Nacional

1. Fiz os genéricos...MENTIRA

Parece uma constante na biografia de José Serra a sua pretensão de autoria sobre programas que ele não criou, apenas regulamentou. A história da legislação dos genéricos no Brasil inicia-se pelo então deputado federal Eduardo Jorge, em 1991, quando apresentou o Projeto de Lei 2.022, que planejava remover marcas comerciais dos medicamentos. Em 1993, foi publicado pelo então presidente Itamar Franco, que tinha como ministro da Saúde Jamil Haddad, o Decreto nº 793, que instituiu a política de medicamentos genéricos. Portanto, quando Serra assumiu o Ministério da Saúde, no governo FHC, o programa de medicamentos genéricos já era uma realidade. Serra e FHC apenas revogaram o decreto anterior na íntegra e fizeram uma lei (9.787/99) e um novo decreto (3.181/1999) com muitas concessões ao lobby da indústria farmacêutica.

2. Fiz a campanha da Aids...MENTIRA

O mesmo embuste dos genéricos, Serra aplica em relação ao programa de combate à Aids. Na verdade, o tucano, por uma estratégia de marketing, assume como se fosse dele um programa que é anterior à sua gestão no Ministério.

3. A saúde, nos últimos anos, não andou bem. MENTIRA

Serra tenta generalizar para não reconhecer que a situação hoje é melhor que no governo passado. A saúde continua com problemas, é óbvio, sobretudo no atendimento de urgência e emergência de hospitais do país. Mas nos últimos anos, houve melhoras significativas em quase todas as demais áreas da saúde. No governo Lula diminuiu sensivelmente a mortalidade materna e a mortalidade infantil. O Brasil está entre os 16 países em condições de atingir a quarta meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nestas questões. O governo Lula instalou e ampliou programas importantíssimos que não existiam ou estavam subutilizados na gestão de Serra ministro, como o Farmácia Popular, Brasil Sorridente, Saúde da Família - o financiamento do programa foi triplicado entre 2002 e 2008, passando de R$1,3 bilhão para R$ 4,4 bilhões -, Samu 192 – ao qual SP se nega a aderir até hoje -, PAC da Saúde, UPA 24h, Olhar Brasil, Doação de Órgãos, Bancos de Leite Humano, QualiSUS (fortalecimento do SUS, que os tucanos boicotam), mais investimentos na Política de Saúde Mental, etc. Todo este avanço ocorreu mesmo com o fato da oposição, incluindo o DEM e o PSDB, ter votado pelo fim da CPMF, que destinava recursos para a saúde. Também é preciso frisar que nem todas as ações dependem da União. Governos estaduais e municípios têm ampla participação na gestão da saúde. Serra também não conseguiu resolver os problemas na saúde pública de São Paulo quando foi prefeito, nem quando foi governador.

4. Muita prevenção que se fazia acabou ficando para trás. MENTIRA

Mentira pura de Serra. O governo federal manteve e ampliou todas as campanhas de vacinação existentes e ainda incluiu novas vacinas no calendário oficial. Desde 2004, o Ministério da Saúde adota três calendários obrigatórios de vacinação: o da criança, o do adolescente e o do adulto e idoso. O programa de prevenção às endemias funciona bem, ao contrário do que acontecia no governo Fernando Henrique. Quando Serra ainda era ministro da Saúde, o Brasil sofreu com uma terrível epidemia de dengue, ao ponto do tucano ter sido apelidado de “ministro da dengue”.

5. O Roberto Jefferson conhece muito bem o meu programa de governo. MENTIRA

Nem Roberto Jefferson nem nenhum outro aliado do tucano conhece o “programa de governo” de Serra porque ele simplesmente não existe. Quando foi entregar o seu “programa” no TRE, a campanha tucana protocolou a transcrição de dois discursos de Serra, e disse que aquilo era o programa de governo da candidatura. Além disso, Roberto Jefferson aliou-se a Serra não por que comunga com o tucano ideias programáticas. Pelo contrário: Jefferson criticou duramente Serra quando o tucano deu declarações contra o “mercado”. O apoio do PTB a Serra tem um único objetivo: facilitar a eleição de deputados da legenda nas coligações regionais.

6. Eu não faço loteamentos de cargos. MENTIRA

Serra vem repetindo esta lorota em várias ocasiões. Mas o fato é que quase todas as instituições, estatais e órgãos públicos do governo de São Paulo são chefiados por correligionários ou pessoas indicadas pelos líderes de partidos que governam o estado. As subprefeituras da cidade de S. Paulo, tanto na gestão Serra quanto na gestão Kassab, foram e são comandadas por apadrinhados políticos. Aliados de Serra, como o presidente do PPS, Roberto Freire, mesmo não tendo nenhum vínculo com SP, foram nomeados para conselhos de estatais paulistas. O neo-aliado Orestes Quércia (PMDB) já fez diversas indicações para cargos de confiança em SP na atual gestão demo-tucana. Prefeitos de partidos que lhe fazem oposição dizem que Serra governa com mapa político nas mãos e com ele no governo os adversários passam a pão e água. Verbas, convênios e obras só para seus aliados. Ao insistir nesta afirmação de que “não faz loteamento”, o tucano menospreza a inteligência do eleitor e provoca riso –e talvez alguma preocupação-- entre seus aliados, que sabem que alianças são feitas apenas se as forças políticas participantes puderem compartilhar a administração pública do mandatário que ajudaram a eleger.

7. Eu não sou centralizador. MENTIRA

Quem desmente o candidato são seus próprios correligionários. As seções de bastidores de política dos principais jornais do país trazem toda semana a reclamação de algum aliado de Serra que protesta contra o modo centralizador como o candidato conduz a campanha. Chegaram a dizer que enquanto a campanha de Dilma é conduzida por um G7, a de Serra é conduzida por um G1, grupo formado por ele mesmo.

8. O Índio da Costa estava entre os nomes que a gente cogitava. MENTIRA

Não há nenhum analista político no país que tenha coragem de confirmar esta afirmação de Serra. Simplesmente porque ela é uma mentira deslavada. O nome de Índio da Costa só surgiu aos 45 minutos do segundo tempo, depois que uma dezena de outros nomes já tinham sido descartados e uma crise grave estava instalada na campanha. O próprio Serra disse que não conhecia direito o vice escolhido pelo DEM.

9. Meu vice é jovem, ficha limpa, preparado. MENTIRA

Em primeiro lugar, aos 40 anos a pessoa já não é tão jovem assim. Tanto que o deputado do DEM nunca se interessou por projetos ligados à juventude. Mas quanto a isso, sem problemas. O problema é dizer que Índio da Costa é “ficha limpa”. A verdade é que a “ficha” do apadrinhado de Cesar Maia tem algumas manchas bem encardidas. Ele foi um dos alvos da CPI na Câmara dos Vereadores do Rio que investigou superfaturamento e má-qualidade nos alimentos comprados para a merenda escolar, quando ainda era vereador. Além disso, o deputado demista foi sim um dos que relataram o Projeto Ficha Limpa no início, mas o relatório fundamental foi do deputado do PT-SP José Eduardo Cardozo. Quando os tucanos tentam colocar na conta de Índio da Costa a aprovação do projeto Ficha Limpa apelam para o mesmo engodo que Serra aplica quando se diz o criador da Lei dos Genéricos. E, por fim, sobre o adjetivo “preparado”, basta lembrar as trapalhadas e constrangimentos que Índio da Costa causou à campanha tucana logo no início para saber que é um elogio descabido.

10. Nunca o Brasil teve estradas tão ruins. MENTIRA

Mais uma vez Serra generaliza para tentar esconder as melhorias ocorridas nos últimos anos. Esta frase de Serra poderia caber durante o governo Fernando Henrique que investiu quase nada em estradas. O governo Lula não só aumentou os investimentos, como promoveu a concessão de algumas rodovias federais que agora recebem melhorias sem que para isso os usuários tenham que pagar elevadas tarifas de pedágio. O canal de notícias T1 (http://www.agenciat1.com.br ) especializado em transportes, desmente o discurso tucano e fornece enorme quantidade de dados e informações que mostram que as rodovias federais melhoraram e não pioraram nos últimos anos.

11. A Fernão Dias está fechada. MENTIRA

Serra deveria avisar isso aos milhares de motoristas que trafegavam pela Fernão Dias no exato instante em que o tucano dizia tal mentira. Serra fez a firmação como se a rodovia estivesse totalmente indisponível para o tráfego. O fato é que apenas um pequeno trecho, na região de Mairiporã, da rodovia que liga São Paulo a Minas Gerais está em obras.

12. A Regis Bittencourt continua sendo a rodovia da morte. MENTIRA

A Rodovia Régis Bittencourt, que liga São Paulo a Curitiba, foi incluída, em 2008, no plano federal de concessões. Desde então, foram feitas diversas melhorias na via. Os 402 quilômetros da rodovia receberam melhorias no asfalto, nova sinalização, muretas de proteção e serviço de atendimento ao motorista. É fato que os R$ 302 milhões investidos até agora não foram suficientes para acabar com a má fama da Régis, mas foi o governo Lula o primeiro a tomar a iniciativa de melhorar a estrada. No governo FHC, nada foi feito e, apesar da maior parte da rodovia estar em território paulista, os sucessivos governos tucanos em SP nunca propuseram parcerias com o governo federal e/ou municípios para ajudar na conservação da BR.

Fonte:http://josefranciscoartigos.blogspot.com/

Xadrez no Malibu

A Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro promove neste próximo sábado, dia 14 de agosto, um torneio um torneio de xadrez.

Todos os amantes do xadrez estão convidados para participar do evento. O início será as 14 horas no Hotel Malibu, Praia do Forte, Cabo Frio, RJ.

Os interessados deverão realizar as inscrições no local.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Plínio Arruda Sampaio vence o debate dos persidensiáveis

O candidato a presidente da República pelo PSoL, Plínio Arruda Sampaio com quase 80 anos, foi o melhor no 1º debate dos presidenciáveis realizado ontem na TV Bandeirantes. Ele teve grande desenvoltura ao longo do debate com perguntas sobre temas espinhosos como reforma agrária e redução da jornada de trabalho.

A líder das pesquisas (Ibope e CNT/Sensus) a candidata Dilma Roussef (PT) apesar de ser o primeiro debate eleitoral da vida dela, ficou um pouco nervosa. No entanto, a petista mostrou-se ser capaz e que tem experiência para governar o país e se tornar a primeira mulher ocupar a Presidência da República.

O candidato da oposição, José Serra (PSDB) mostrou-se preparado para o debate, mas fraco no conteúdo. Quando o Plínio Arruda Sampaio (PSoL) o perguntou sobre os temas espinhosos o tucano se esquivou e logo em seguida Plínio chamou-o de hipocondríado, ou seja, só fala de saúde.

Outra que parece que só tem um tema, meio ambiente, é a candidata do Partido Verde, a Marina Silva. Ela parece o Senador Cristóvão Buarque (PDT) quando disputou a presidência que só falava de educação.

A audiência do debate foi fraca, pois estava concorrendo com a exibição da partida entre São Paulo F. C. e Internacional (RS) que valia vaga para final da Libertadores da América e no Mundial de Clubes da Fifa em dezembro.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Chumbinho faz caminhada com ex-prefeito em São Pedro da Aldeia

A 2ª Caminhada da Renovação do candidato a deputado estadual, Cláudio Chumbinho (PT), partiu da Estação em direção ao Morro do Milagre, na manhã de domingo, 01/08, com centenas de participantes e o casal formado pelo ex-prefeito Paulo Lobo e sua esposa Elisangela. A população reagiu positivamente, demonstrando aprovação ao apoio do ex-prefeito ao candidato do PT.

O candidato a deputado federal Carlos Victor (PSB) também se juntou ao grupo que, ao longo de quase três horas foi, de casa em casa, nos bairros Estação, São José, Bela Vista, Fluminense e Morro do Milagres explicando aos moradores de São Pedro da Aldeia sobre a importância da eleição de Chumbinho para a Região dos Lagos e o interior do Estado.

Chumbinho perdeu a conta dos abraços e apertos de mão da população que queria falar com o candidato escolhido pelo Partido dos Trabalhadores como único representante, da Região dos Lagos ao Noroeste do Estado, para ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa.

Motivados pelo som da alegre música de campanha, os "caminhantes", a pé, de bicicleta, moto, automóvel ou "trenzinho", aproveitaram o dia ensolarado para levar a proposta do mandato participativo de Chumbinho, na Alerj.

No final do evento, no bairro Fluminense, uma rápida falação em agradecimento aos participantes: Paulo Lobo fez questão de declarar mais uma vez, seu voto em Chumbinho que também agradeceu o apoio e a parceria com o candidato Carlos Victor.

A 3ª Caminhada da Renovação, será no domingo, 08/08, e sairá da Praça do Canhão, no centro, em direção à Baleia, passando pelo Porto da Aldeia, Poço Fundo, Boqueirão e Praia do Sudoeste. Na concentração, às 9h, na Praça do Canhão, será ainda inaugurado o comitê de Chumbinho e do candidato a deputado federal Chico d'Angelo, do PT.

Vejam todas as fotos no site: http://www.chumbinho13444.com.br/inho13444.com.br

Fotos Ascom Chumbinho 13444 deputado estadual PT

site: http://www.chumbinho13444.com.br/mbinho13444.com.br

E-mail: cmailto:chumbinho13444@gmail.com

Twitter: @chumbinho13444